Show/Hide Toolbars

Release Notes

Melhorias de desempenho

Nesta versão foram feitas muitas melhorias no desempenho. O card do SoftExpert Analytics foi reescrito com o objetivo de retornar os dados de forma mais rápida. Quando comparada com a versão anterior, o tempo para exibir um gráfico ficou em média 60% mais rápido.

 

Novo componente Tabela simples

O componente de tabela simples foi substituído. Agora o scroll ficou muito mais preciso e a largura das colunas não é alterada quando você movimenta o scroll, o que causava grande distração na versão anterior.

 

Aumento do limite da Tabela Dinâmica

Aumentamos o limite de células suportadas pela Tabela Dinâmica de 15 mil para 30 mil, permitindo assim que você consiga visualizar mais dados.

 

Esta melhoria não é aplicável ao Internet Explorer.

 

Melhorias visuais nos gráficos

Nesta versão foram trocados todos os componentes gráficos e foi aplicado um novo tema visual. As cores ficaram mais vibrantes e agradáveis.

 

 

analytics_210-01a

 

analytics_210-01b

 

Os gráficos agora também são responsivos, ou seja, os elementos do gráfico se ajustam automaticamente de acordo com o tamanho de tela que você está utilizando.

 

analytics_210-02

 

Importante:

Nesta versão foi removida a opção 3D nos gráficos. Tipicamente gráficos 3D são difíceis de ler, pois a perspectiva faz certas partes dos gráficos parecerem maiores do que realmente são, principalmente em gráficos de pizzas e barras. Além disso, quando o gráfico de barras possui linhas de referências, pode ser extremamente trabalhoso identificar com precisão se determinada barra encontra-se dentro ou fora da linha de referência.

Nesta versão as cores (Contraste, Suave, Quentes, Frias) deixaram de ser aplicadas sobre os gráficos e somente as cores disponíveis do tema padrão estão sendo aplicadas. Em versões futuras será possível definir cores específicas para seus gráficos.

 

Barra de filtros no portal

Para que você possa acompanhar e controlar facilmente quais filtros estão aplicados sobre as visões do SoftExpert Analytics, agora o portal exibe uma barra de filtros sempre que você aplicar um drilldown ou clicar sobre a lupa do card do SoftExpert Analytics. Assim, a barra de filtros sempre estará exibindo os filtros que estão aplicados no momento, permitindo que você possa facilmente acompanhar, modificar ou excluí-los sempre que necessário.

 

analytics_210-03

 

Filtros salvos no portal

Com o objetivo de trazer agilidade ao seu dia a dia e evitar que você precise filtrar manualmente o portal toda vez que carregá-lo, agora você pode deixar filtros salvos na aba do seu portal, e desse modo, fazer com que o sistema sempre carregue as visões do SoftExpert Analytics já filtradas.

Para salvar um filtro basta clicar em Editar portal e Adicionar filtros. Após definir o filtro desejado, basta clicar em Salvar alterações. Ao fechar a edição, o seu portal será recarregado com os filtros aplicados.

 

analytics_210-04a

 

analytics_210-04b

 

Criação de visão pelo portal

Agora você pode criar visões diretamente no portal, sem precisar ir até o menu Analytics arrowrgray Cadastro arrowrgray Painel de análises (AN003). Para criar uma nova visão, basta clicar no botão Criar visão e selecionar a análise na qual a visão será criada. Com a visão criada, você poderá arrastá-la até a posição desejada no portal.

 

analytics_210-05

 

Cópia de visão pelo portal

Com o objetivo de agilizar a montagem do portal, agora é possível que você faça a cópia de uma visão e, em seguida, já a edite.

 

analytics_210-06

 

Visualização gráfica de grandes volumes de dados

Com o objetivo de permitir a visualização de grandes volumes de dados, agora os gráficos deixaram de ter a limitação de 150 pontos que existia até a versão 2.0 e passaram a ser exibidos normalmente.

 

analytics_210-07a

 

Por padrão, agora os gráficos mostram uma visão macro dos seus dados, mas sempre que necessário o sistema permite que você aplique um zoom, ou seja, que você selecione a parte do gráfico que deseja ver detalhadamente. Ao selecionar a parte desejada, o sistema irá ampliá-la; para remover o zoom, basta clicar no botão Restaurar zoom.

 

analytics_210-07b

 

Atalho para a edição da análise

Com o objetivo de agilizar a montagem do portal, agora o sistema passou a exibir junto das informações do card um botão que abre a tela de edição da análise, assim, você pode editar a análise sem precisar ir até o menu Analytics arrowrgray Cadastro arrowrgray Painel de análises (AN003).

 

analytics_210-08

 

Esta funcionalidade só está disponível aos usuários com permissão na análise e que tenham acesso ao menu Analytics arrowrgrayp Cadastro arrowrgrayp Painel de análises (AN003).

 

Aperfeiçoamento no cadastro de análises

Agora quando você modificar a instrução SQL SELECT da análise o sistema é capaz de recuperar e manter as propriedades dos campos (Rótulo para o usuário, Formatação e Função de agregação) que já estavam definidas, assim, você não precisará mais redefini-las toda vez que modificar a instrução SQL.

 

analytics_210-09

 

Alerta sobre análises lentas

Agora o sistema alerta os usuários sempre que identifica a existência de análises lentas, ou seja, análises que extrapolaram a configuração Tempo limite para execução de comando SQL e fazem o processamento do servidor de banco de dados durar mais que o desejado.

Esse alerta é importante, pois os usuários responsáveis pelo sistema e pela análise poderão tomar alguma ação, como solicitar a revisão de SQL e/ou ativar a materialização da análise. Importante notar que somente serão alertados os usuários que tiverem permissão de edição na análise e com acesso ao menu Analytics arrowrgray Cadastro arrowrgray Painel de análises (AN003).

 

analytics_210-10

 

Uma forma de saber exatamente qual análise disparou o timeout é:

1.ir no menu Analytics arrowrgray Cadastro arrowrgray Painel de análises (AN003)

2.marcar o filtro Tempo limite excedido recentemente

3.e clicar em Pesquisar para o sistema listar as análises lentas.

 

Obs.: São consideradas análises lentas as que tiveram timeout durante as últimas 3 horas.

 

Versões anteriores

Consulte também as melhorias realizadas neste componente em versões anteriores: