Nesta versão a tecnologia do formulário responsivo foi migrada para um novo framework que possui componentes mais eficientes e atrativos para dispositivos móveis. Dessa forma, foram realizadas algumas alterações na modelagem, configuração de regras e a execução do formulário.
Com o objetivo de tornar a modelagem mais leve e rápida foi implementado o recurso de salvamento automático. Esta melhoria, além de eliminar problemas com a memória do navegador ao modelar formulários grandes ou com muitos componentes, faz com que não seja mais necessário salvar o formulário sempre que alguma alteração for realizada na modelagem, pois agora é feito automaticamente pelo sistema.
Também foram implementadas melhorias na performance da execução das regras para atender a necessidade do uso do formulário em dispositivos móveis usando conexões mais baixas como 3G.
Agora é possível preencher dados da instância e usuário logado nos campos do formulário responsivo. Até então era possível somente utilizar essas informações nas condições das regras. Com essa melhoria agora permite-se, por exemplo, salvar o identificador da instância e nome do usuário logado em campos do formulário responsivo, possibilitando um uso mais amplo da ferramenta. Para fazer isso basta criar uma variável contendo a informação desejada e utilizar nas regras para atualizar o campo.
A partir dessa versão foram disponibilizadas novas funções para executar comando na base de dados via fórmula do formulário. O objetivo é substituir as funções depreciadas melhorando a segurança do sistema. As novas funções disponíveis são: QUERYEXECUTE, QUERYZOOM, QUERYZOOMTOGRID. A primeira pode ser utilizada para buscar um registro e atualizar campos do formulário. A segunda exibe uma lista de seleção para escolher o registro antes de preencher os campos. E a terceira exibe uma listagem para selecionar um ou mais valores e inserir em uma grid do formulário. Essas novas funções necessitam que o comando SQL seja previamente cadastrado. Os comandos podem ser criados diretamente no formulário e até mesmo na fórmula por meio de um atalho que foi disponibilizado na barra de tarefas.
A função ABRIRZOOMSQL tornou-se obsoleta e será removida no futuro. A alteração é necessária para evitar que os usuários utilizem comandos SQL diretamente no texto da fórmula, melhorando a segurança do sistema. Recomenda-se utilizar um conjunto de dados ou alterar para função QUERYZOOM disponível a partir dessa versão. As fórmulas já cadastradas continuam funcionando.
A função EXECUTESQL tornou-se obsoleta e será removida no futuro. A alteração é necessária para evitar que os usuários utilizem comandos SQL diretamente no texto da fórmula, melhorando a segurança do sistema. Recomenda-se utilizar um conjunto de dados ou alterar para função QUERYEXECUTE disponível a partir dessa versão. As fórmulas já cadastradas continuam funcionando.
A função UPDATEGRIDZOOMSQL tornou-se obsoleta e será removida no futuro. A alteração é necessária para evitar que os usuários utilizem comandos SQL diretamente no texto da fórmula, melhorando a segurança do sistema. Recomenda-se alterar para função QUERYZOOMTOGRID disponível a partir dessa versão. As fórmulas já cadastradas continuam funcionando.
Consulte também as melhorias realizadas neste componente em versões anteriores: