Criar/Editar análise |
A criação e edição de análises no SE Analytics se dá por meio do menu Cadastro Painel de análise.
Para editar uma análise, selecione-a na lista de registros do segundo quadrante, e acione o botão da barra de ferramentas. Neste momento o assistente de criação de análise será aberto, com seus campos já preenchidos. Veja a descrição destes campos a seguir.
Para cadastrar uma análise acesse o menu "Cadastro Painel de análise" e acione o botão da tela principal. Caso queira editar uma análise existente, localize e selecione a análise desejada e acione o botão da tela principal. Veja a seguir os passos de como configurar a análise:
Dados geraisNa etapa Dados gerais informe o Identificador e o Nome da análise. Case deseje classificar a análise em alguma hierarquia, selecione o tipo, no campo Tipo de análise, que classifica a análise em questão. No campo Descrição, descreva mais detalhes sobre a análise.
Após terminar de preencher os campos, clique no botão Próximo para ir para a próxima etapa.
Construção da QueryA etapa Construção da Query consiste em informar o comando SQL que irá definir os dados a serem utilizados pela análise, entre outras configurações. Para isso preencha os seguintes campos:
Fonte de dados: Selecione a fonte de dados que contém os dados que serão utilizados pela análise. A fonte de dados estabelece a conexão com o banco de dados e deve estar previamente configurada no SE Administração. Lembrando que a fonte de dados "SE Suite" é o padrão do sistema e é apresentada sem a necessidade de configuração prévia. Esta fonte de dados efetua a conexão com o banco de dados do SE Suite. Materializar dados: Marque esta opção caso deseje que os dados sejam materializados, ou seja, o comando SQL da análise será executado de tempos em tempos e o resultado será armazenado em uma tabela temporária. Quando esta opção for marcada, será apresentada a opção "Editar agendamento", a qual permite definir o intervalo de sincronização da materialização desta análise. Construção da Query: Informe o comando SQL que será utilizado na análise. Em seguida, acione o botão Executar, ou tecle CTRL + ENTER para executar o comando SQL definido no campo. Caso ocorra algum erro, será apresentado na tela. Também é possível configurar um ou mais campos calculados para serem exibidos no resultado da execução da query. O recurso de Campo calculado permite exibir uma informação adicionar no resultado da query, como a subtração entre os valores de duas colunas, por exemplo. Consulte a seção Configurar campo calculado para obter mais informações sobre como utilizar este recurso na análise.
Após terminar de preencher os campos, clique no botão Próximo para ir para a próxima etapa.
CamposNa etapa Campos configure os campos que serão apresentados na análise:
Campo: Nesta coluna são exibidos os nomes de cada campo. Rótulo para o usuário: Informe neste campo os rótulos de cada coluna. Tipo de dado: Esta coluna informa o tipo de dado de cada campo. Formatação: Utilize este campo para alterar o tipo de dado, quando for necessária a alteração da formatação de algum campo. Por meio deste campo é possível alterar a formatação regional de algum tipo de informação, por exemplo, data (dd/mm/aaaa, mm/dd/aaaa, etc.), moeda ($, €, £, etc.), entre outros. Função de agregação: Esta coluna estará disponível apenas para os dados do tipo numérico. Uma função de agregação processa um conjunto de valores contidos em uma única coluna de uma tabela e retorna um único valor como resultado. Estão disponíveis as seguintes funções: ▪Soma: Esta função calcula a soma dos valores de uma única coluna e retorna esse resultado. ▪Máximo: Esta função irá analisar um conjunto de valores e retorna o maior entre eles. ▪Mínimo: Esta função irá analisar um conjunto de valores e retorna o menor entre eles. ▪Média: Esta função calcula a média aritmética dos valores de uma coluna e retorna esse resultado. ▪Contagem: Esta função retorna a quantidade de linhas de uma coluna, ou seja, a quantidade de valores do campo.
Após terminar de preencher os campos, clique no botão Próximo para ir para a próxima etapa.
SegurançaPara definir a segurança da análise, na tela que será apresentada, habilite a opção desejada: ▪Privado: Apenas os responsáveis(1) definidos nesta tela poderão editar ou visualizar a análise. Para isso, nas colunas Editar e Visualizar, defina quem poderá realizar estas operações(2). ▪Público: Todos os usuários do sistema poderão visualizar a análise, porém, apenas os responsáveis definidos na coluna Editar poderão realizar esta operação(2) (3). Feito isso, clique em Aplicar.
Após terminar de preencher os campos, clique no botão Finalizar para concluir a configuração da análise.
|