Editar dados da atividade de calibração |
Veja nesta seção como alterar os dados de uma atividade de calibração. Algumas informações somente poderão ser alteradas se a atividade estiver em planejamento ou execução, porém, cada situação será identificada na descrição.
Dados geraisNesta subseção, deverão ser informados os dados gerais sobre a atividade de calibração. É importante lembrar que alguns campos são habilitados para preenchimento apenas quando a atividade estiver em alguma determinada etapa. Veja a seguir, como e quando os campos poderão ser preenchidos:
Certificado: Neste campo será apresentado o identificador da atividade de calibração. Este campo será automaticamente preenchido pelo sistema com um número sequencial ou com uma máscara de identificação, caso o recurso tenha sido configurado na atividade modelo do plano de calibração. Este campo poderá estar desabilitado se o recurso de máscara de identificação estiver configurado para não permitir a alteração do identificador. Plano: Este campo exibe o plano de calibração, cuja atividade está sendo programada. Frequência: Este campo exibe a frequência definida no plano de calibração. Atividade: Este campo exibe a atividade que foi associada ao plano de calibração do ativo. Ativo(s): Abaixo deste campo são exibidos os ativos que serão calibrados através da execução da atividade de calibração.
PlanejamentoNesta seção são apresentadas as informações referentes ao planejamento da atividade de calibração. Os campos apresentados variam conforme a etapa que a atividade de se encontra (planejamento ou execução): Etapa de planejamento: ▪Início: Informe a data e hora de início da programação da calibração. ▪Término: Informe a data e hora de término da programação da calibração. O campo Duração será calculado automaticamente pelo sistema. ▪Equipe responsável: Este campo estará preenchido com a equipe definida para a programação da atividade. Este campo estará preenchido com a equipe definida como responsável pelo planejamento no plano de calibração (quando o plano tiver sido criado com a opção de copiar os dados da atividade modelo) ou nos dados da atividade modelo associada no plano (quando o plano tiver sido criado com a opção de herdar os dados da atividade modelo). Etapa de execução: Se a atividade estiver na etapa de execução (a iniciar ou em execução) as informações sobre o planejamento estarão disponíveis apenas para consulta, pois os campos estarão desabilitados.
ExecuçãoNesta seção são apresentadas as informações referentes à execução da atividade de calibração. Os campos apresentados variam conforme a etapa que a atividade de se encontra (planejamento ou execução): ▪Etapa de planejamento: As informações referentes a execução da atividade de calibração estarão desabilitadas. Entretanto, será possível alterar a Equipe responsável pela execução da calibração. Para definir um executor específico, habilite esta opção, clicando no botão ao lado do campo Executor e, em seguida, selecione o usuário que executará a calibração. ▪Etapa de execução: Se a atividade estiver na etapa de execução (a iniciar ou em execução), os campos referentes desta seção estarão disponíveis para preenchimento. Sendo assim, informe os dados de início da calibração, além do o percentual já realizado da calibração. O sistema só considera as atividades como iniciadas quando este campo for preenchido com um valor maior que 1. Para manter a atividade em execução é necessário informar um valor entre 1 e 99. Se este campo for preenchido com 100%, a execução da atividade será finalizada. Técnico responsável: O preenchimento dos campos desta seção será obrigatório na etapa de execução da atividade de calibração. ▪Centro de serviço: Selecione o centro de serviço responsável pela calibração dos ativos dessa atividade. ▪Técnico responsável: Selecione o técnico responsável pela calibração dos ativos desta atividade. Estarão disponíveis para seleção apenas os técnicos do centro de serviço selecionado anteriormente. Descrição: Na etapa de planejamento, será possível informar uma descrição sobre a atividade de calibração, enquanto na etapa de execução da atividade, a descrição será apresentada apenas para visualização. Este campo possui o editor de rich text, o qual permite destacar os pontos importantes que poderão auxiliar durante a execução da atividade. A funcionalidade permite formatar o texto (definir ou alterar o tipo, tamanho e cor de fonte, aplicar negrito, itálico e sublinhado), formatar parágrafos, inserir tabelas, links e imagens. Prioridade: Preencha este campo para definir a prioridade da atividade de calibração. Neste caso, selecione o método de avaliação desejado no respectivo campo. Feito isso, serão apresentados os critérios de avaliação. Selecione o valor desejado para cada critério apresentado. A forma de informar os valores e os critérios disponíveis, irá variar de acordo com as configurações realizadas no método de avaliação selecionado, no componente SE Ativo. O campo Resultado, será preenchido de acordo com os valores selecionados nos critérios do método de avaliação.
AtributoEsta seção somente será exibida se a atividade modelo associada ao plano de calibração possuir atributos associados. Nela serão apresentados os atributos do plano de calibração.
AtividadeNesta subseção, estão disponíveis informações gerais sobre a atividade de calibração. Preencha os seguintes campos: Classificação da atividade: Selecione a classificação da atividade em questão. Procedimento: Selecione o procedimento a ser seguido na execução da atividade. Se houver integração com o SE Documento, serão apresentados os registros provenientes deste sistema. Caso contrário, serão apresentados os registros efetuados no SE Ativo. Local: Informe o local onde será executada a atividade de calibração. Roteiro responsável: Roteiros responsáveis pela aprovação da programação e execução da atividade de calibração. Estes roteiros foram previamente configurados na atividade modelo associada ao plano de calibração do ativo. Descrição: Utilize este campo do tipo texto para efetuar uma descrição necessária sobre a atividade de calibração. Ação tomada: Este campo ficará habilitado para preenchimento somente na etapa de execução, para que sejam descritas as ações tomadas na calibração.
CalibraçãoEsta seção ficará habilitada durante a execução da atividade de calibração que está sendo programada. Durante a execução da calibração, então, deverão ser informados os dados relacionados à execução da calibração, tal como os padrões a serem utilizados durante as medições, bem como as próprias medições Consulte a seção Calibrar ativo para obter mais detalhes sobre como realizar a calibração do ativo.
AprovaçãoEsta seção somente será apresentada se a atividade modelo do plano de calibração possuir a etapa de aprovação configurada. Nesta seção são apresentadas as informações sobre a etapa de aprovação do Planejamento e da Execução da atividade de calibração. Selecione a subseção desejada e preencha os campos conforme a necessidade. Roteiro responsável: Roteiro responsável que aprovará o planejamento/execução da atividade. O preenchimento deste campo depende do tipo de roteiro associado na atividade modelo: —Variável: Para este tipo, será permitido selecionar qualquer outro roteiro responsável no respectivo campo, alterar seus membros ou, até mesmo, associar novos responsáveis. —Fixo: Para este tipo, será permitido selecionar qualquer outro roteiro responsável no respectivo campo, porém seus membros NÃO PODERÃO SER ALTERADOS. —Fixo único: Para este tipo, não será permitido realizar nenhuma alteração. Neste caso, as informações sobre o roteiro responsável estarão disponíveis APENAS PARA VISUALIZAÇÃO. Tipo da aprovação: Selecione se a aprovação será circular ou incremental. Ciclo: Este campo indica o ciclo da aprovação. Esperar a liberação de todos os membros da sequência: Se este campo estiver marcado indica que o registro somente seguirá para a próxima etapa quando todos os membros do roteiro liberarem suas tarefas.
ChecklistEste checklist tem o objetivo de auxiliar o responsável pela execução da calibração em questão. Para responder as perguntas do checklist, selecione na coluna Resposta da própria lista de registros, a opção desejada (Sim, Não ou N/A). As respostas podem já estar preenchidas com uma opção padrão, definida no cadastro do checklist (SE Ativo). Além disso, o preenchimento dos campos da coluna Observações será obrigatório ou não, conforme as configurações estabelecidas, também, no cadastro do checklist.
DocumentaçãoNa Está dividida nas seguintes subseções: Anexo Por meio desta seção é possível incluir, excluir, realizar o download e visualizar os anexos relacionados com a atividade em questão. Para obter mais detalhes sobre como incluir anexos no registro, consulte a seção Incluindo anexos.
Documento Esta seção somente estará disponível se o componente SE Documento fizer parte das soluções adquiridas por sua organização. Nela, devem ser associados os documentos relacionados com a atividade em questão. Consulte a seção Incluindo documentos para obter mais detalhes sobre como incluir e/ou associar documentos do SE Documento.
Ficha de dados de segurança Esta seção somente estará disponível se o componente SE Documento fizer parte das soluções adquiridas por sua organização. Nela, devem ser associados os documentos de segurança relacionados com a atividade. As fichas de dados de segurança constituem o principal instrumento para assegurar que os fabricantes e os importadores comuniquem informações suficientes em toda a cadeia de abastecimento para permitir uma utilização segura das suas substâncias e misturas. Nelas estão incluídas incluem informações sobre as propriedades da substância e os seus perigos, instruções de manuseamento, eliminação e transporte e medidas relativas aos primeiros socorros, ao combate a incêndios e ao controle da exposição. Consulte a seção Incluindo documentos para obter mais detalhes sobre como incluir e/ou associar documentos do SE Documento.
HistóricoNesta seção será apresentado, em ordem cronológica, o histórico de execução da atividade de calibração em questão. No histórico da atividade é possível incluir comentários, permitindo um maior controle sobre os acontecimentos na calibração. Para isso, acione o botão Comentário e, na tela que se abrir, informe o comentário desejado.
VínculoNesta seção é possível vincular atividades de manutenção corretiva e manutenção programada com a atividade em questão. Para isso, utilize os seguintes botões desta seção:
Leitura de variáveis Esta seção somente é apresentada quando a atividade estiver na etapa de planejamento da calibração. Nela, é possível associar as variáveis que deverão ser lidas no momento da execução da atividade. Na barra de ferramentas lateral estão disponíveis os seguintes botões:
Tarefa Nesta seção são apresentadas as tarefas que devem ser executadas durante a calibração do ativo. Esta seção poderá estar preenchida com as tarefas da atividade modelo, porém será possível editar, remover, bem como incluir novas tarefas.
Se for necessário, utilize o botão , presente nas subseções, para incluir novas tarefas. Na tela que se abrir, informe a Ordem (sequência), Identificador, Nome e o Responsável pela tarefa. Se for necessário alterar qualquer informação em uma tarefa, selecione-a e, em seguida, acione o botão . Na tela que se abrir, altere as informações necessárias.
Se a calibração estiver em planejamento, estarão disponíveis para preenchimento, os campos referentes à programação das tarefas. E, se a calibração estiver em execução, estarão disponíveis os campos referentes ao que foi realizado. Sendo assim, informe a data/hora do início e término do planejamento/execução da tarefa. Salve os dados e repita este procedimento para todas as tarefas das seguintes subseções: ▪Preparação: São as tarefas que precisam ser executadas para a preparação da calibração. Exemplo: Desligamento do equipamento; ▪Execução: São as tarefas da própria calibração. Exemplo: Troca de uma peça; ▪Encerramento: São as tarefas que devem ser realizadas para que o funcionamento do ativo seja restabelecido. A tarefa de encerramento normalmente é inversa à tarefa de preparação. Exemplo: Ligamento do equipamento.
Custo extraNesta seção, deverão ser informados os custos da calibração do ativo. Poderá estar preenchida com os custos da atividade modelo, porém será possível editar, remover, bem como incluir novos custos. Esta seção poderá estar preenchida com os custos da atividade modelo, porém será possível editar, remover, bem como incluir novos custos. Se a calibração estiver em planejamento, informe o Custo planejado de cada custo. Se a calibração estiver em execução, informe o Custo real de cada custo.
RecursosSão apresentados os recursos necessários para a execução da atividade de calibração. Poderá estar preenchida com os recursos da atividade modelo e/ou do plano de calibração, porém será possível editar, remover, bem como incluir novos recursos. As informações a serem preenchidas em cada uma das seguintes subseções irá depender da etapa em que a calibração se encontra (planejamento ou execução):
Técnico: ▪Planejamento: Se a calibração estiver em planejamento, será possível definir o centro de serviço e o técnico, responsável pela execução da calibração. ▪Execução: Se a atividade estiver em execução, além de poder incluir um novo técnico, será possível informar a alocação do técnico, ou seja, quantas horas o técnico utilizou, por dia, para executar a calibração. Através dos botões desta seção, além de incluir, editar ou excluir um técnico, também será possível realizar o apontamento de horas. Veja mais detalhes sobre o apontamento de horas na seção Executando a calibração.
Insumo: ▪Planejamento: Será possível associar insumos, informando a Quantidade programada de insumos que poderão ser utilizados na calibração. ▪Execução: Além de ser possível associar novos insumos, será possível informar a Quantidade real de insumos que foram utilizados na execução da calibração.
Ferramenta: ▪Planejamento: Será possível associar ferramentas, informando a Quantidade programada de ferramentas que poderão ser utilizadas na calibração. ▪Execução: Além de ser possível associar novas ferramentas, será possível informar a Quantidade real de ferramentas utilizadas na execução da calibração. Total: Nesta subseção é apresentado um resumo dos recursos programados e utilizados na atividade de calibração.
Problemas DefeitoNesta subseção devem associados os defeitos dos ativos desta atividade de calibração. Para isso, acione o botão e na tela que se abrir, selecione os defeitos registrados. Os defeitos disponíveis para seleção são aqueles cadastrados no componente SE Ativo. Marque a opção Aplicar a todos os ativos caso o defeito selecionado seja comum para todos os ativos associados na atividade de calibração, ou então, marque a opção Ativo e selecione o ativo caso o defeito selecionado esteja ocorrendo apenas em um ativo. Salve a seleção, se necessário, associe outros defeitos do ativo da atividade de calibração.
CausaNesta subseção devem ser associadas as causas dos defeitos nos ativos desta atividade de calibração. Para isso, acione o botão e na tela que se abrir preencha os seguintes campos: Ativo: Selecione um dos ativos da atividade de calibração. Defeito: Selecione o defeito que está ocorrendo com o ativo selecionado. Serão exibidos apenas os defeitos associados no passo anterior. Causa: Selecione a possível causa do defeito que está ocorrendo no ativo. As causas disponíveis para seleção são aqueles cadastrados no componente SE Ativo.
Interrupção Esta seção somente é apresentada quando a atividade estiver na etapa de execução da calibração. Nela, informe o registro de parada do ativo. Somente será possível registrar as paradas de um ativo quando a atividade modelo associada no plano de calibração não estiver configurada com o controle de interromper o ativo. Utilize os botões desta seção para incluir, editar ou remover os registros de parada dos ativos desta calibração:
AnáliseEsta seção somente é apresentada quando a atividade estiver na etapa de execução da calibração. Nela, poderá ser informado o registro da análise da calibração do ativo através das ferramentas de análise disponíveis no SE Suite: 5 Porquês, FTA e Espinha de peixe. Poderá ser registrada uma nova análise ou ser associada uma análise já existente. Para isso, acione o botão e selecione a opção desejada.
AssociaçõesNesta seção é possível relacionar a atividade de calibração em questão com registros de ações isoladas (SE Plano de ação), incidentes (SE Incidente), planos de ação (SE Plano de ação), problemas (SE Problema), workflows (SE Workflow) e solicitações (SE Solicitação). Veja mais detalhes nas seguintes subseções:
OcorrênciasNesta subseção, devem ser registradas as ocorrências que tornaram necessária a calibração do ativo. Por meio desta seção, será possível associar as ocorrências existentes ou incluir uma nova ocorrência. Para associar uma ocorrência existente, acione o botão e, na tela que se abrir, selecione o tipo da ocorrência (Ação isolada, Incidente, Plano de ação, Problema ou Workflow). Informe, nos campos de pesquisa, os dados para localizar a ocorrência desejada. Após efetuar a pesquisa, selecione o registro desejado e salve a seleção. Neste momento a ocorrência será associada à atividade de calibração. Para incluir uma nova ocorrência, acione o botão , neste momento o sistema irá exibir as opções de ocorrências que podem ser registradas para o ativo que será calibrado através desta atividade: ▪Ação isolada: Selecione esta opção para criar uma ação isolada. As ações isoladas são ações que não fazem parte de um plano de ação. Para registrar ações isoladas é necessário que a organização possua uma licença ativa do componente SE Plano de ação. ▪Incidente: Selecione esta opção para registrar um incidente que ocorreu e levou à programação da calibração do ativo. Para registrar incidentes é necessário que a organização possua uma licença ativa dos componentes SE Incidente e SE Processo. ▪Plano de ação: Selecione esta opção para criar um plano de ação. Para registrar planos de ação é necessário que a organização possua uma licença ativa do componente SE Plano de ação. ▪Problema: Selecione esta opção para registrar um problema que ocorreu e levou à programação da calibração do ativo. Para registrar problemas é necessário que a organização possua uma licença ativa dos componentes SE Problema e SE Processo. ▪Workflow: Selecione esta opção para instanciar um processo relacionado à calibração do ativo. Para instanciar processos é necessário que a organização possua uma licença ativa dos componentes SE Workflow e SE Processo.
SolicitaçãoNesta subseção, poderão ser associadas as solicitações relacionadas à calibração em questão. Nesta seção poderão ser associadas as solicitações de "Registro de calibração" que estiverem na etapa de atendimento e tiverem sido emitidas com: ▪Mesma atividade modelo e mesmo ativo da calibração em questão; ou ▪Mesma atividade modelo e qualquer ativo, se a calibração em questão não possuir um ativo. Utilize os seguintes botões para associar ou desassociar as solicitações:
Salve o registro.
|