Navigation:  Cadastro > Processo >

Habilitar e liberar alterações do processo

Previous  Top  Next

Quando o tipo do processo estiver configurado com o controle de revisão simplificada, os processos deste tipo somente poderão ser editados após habilitar a alteração. Esta operação pode ser realizada tanto nos dados do processo como no fluxograma.

 

Esta funcionalidade tem como objetivo garantir o versionamento das alterações, quando não é necessário o controle de revisão ISO9000 ou por Workflow. Ao habilitar a edição, uma nova versão será criada, permitindo realizar alterações sem afetar a versão vigente. Ao finalizar as alterações, a nova versão pode ser liberada ou, se por algum motivo, for decidido manter a versão vigente do processo, as alterações poderão ser descartadas. Veja a seguir como realizar a revisão simplificada do processo.

 

Habilitar alteração do processo

Para editar o fluxograma e/ou os dados do processo, acesse os dados do processo ou o fluxograma do processo e acione o botão Habilitar edição, localizado na barra de ferramentas. Neste momento, o sistema irá informar que uma nova versão será criada, permitindo realizar as alterações sem afetar a versão vigente. Ao confirmar a mensagem, os dados do processo e o fluxograma serão apresentados em modo de edição, possibilitando a alteração dos mesmos.

 

Liberar/descartar alterações do processo

Depois de realizar todas as alterações no fluxograma ou nos dados do processo, a versão poderá ser liberada. Para isso, acione o botão Liberar versão, localizado na barra de ferramentas. Caso deseje descartar as alterações realizadas nos dados do processo ou na modelagem do fluxograma, acione o botão Descartar alterações.

Ambos os botões estarão disponíveis na barra de ferramentas da tela de dados do processo e na tela de modelagem do fluxograma do processo.