Para cadastrar ou editar um tipo de problema, acesse o menu PB010 (Configuração Tipo de problema).
▪Para cadastrar um novo tipo, acione o botão . Na tela que será aberta, informe um Identificador e um Nome para o tipo. ▪Para editar um tipo existente, localize e selecione o tipo desejado e, em seguida, acione o botão para que a tela de dados seja apresentada em modo de edição. Para poder editar um tipo existente, é necessário que a segurança seja pública ou que você tenha a respectiva permissão, caso a segurança seja restrita.
Tipo superior: Selecione o tipo de problema que, na hierarquia da tela principal, está um nível acima do tipo. Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema se, na hierarquia da tela principal, tiver sido selecionado um tipo de problema; no entanto, será possível alterá-lo por outro tipo.
Ícone: Selecione a imagem que identificará o tipo de problema.
Processo: Se o tipo em questão for utilizado para registrar novos problemas, selecione o processo (SE Processo) que automatizará o ciclo de vida dos problemas registrados no tipo. Caso contrário, o tipo de problema será apenas um registro na hierarquia de tipos. É importante ressaltar que a configuração da automação do processo com o SE Problema é realizada por meio do componente SE Processo. Veja a seção Configuração da automação do processo com o SE Problema para saber como realizar esta operação.
|
Esta aba ficará habilitada após salvar o registro pela primeira vez. Nesta aba é possível configurar a utilização de ferramentas de análise e os dados da causa que serão preenchidos/requeridos durante a execução de atividades de problema do tipo que estejam configuradas com Análise de causa.
Ferramenta de análise
Habilite a opção "Utilização das ferramentas de análise" para que seja possível utilizar as ferramentas para analisar a causa dos problemas do tipo em questão. Após habilitar a opção, será possível definir quais ferramentas estarão disponíveis para a utilização nos problemas: 5 porquês, Espinha de peixe e/ou FTA.
Para que as ferramentas de análise estejam disponíveis para utilização nos problemas deste tipo, é necessário que, nas atividades onde o problema será analisado, a opção "Análise de causa" esteja marcada, conforme descrição da Configuração do fluxograma do processo para a automação do SE Problema.
Para tornar obrigatória a utilização da ferramenta de análise, marque a opção "Requerido".
Dados da causa
Defina os campos que poderão e/ou que deverão ser preenchidos nas causas associadas aos problemas do tipo em questão.
|
Habilitado
|
Desabilitado
|
Percentual
|
Permitirá definir o percentual da causa do problema. Para tornar o preenchimento deste campo obrigatório na associação da causa, marque a opção Requerido.
|
Não será possível definir o percentual da causa do problema.
|
Área responsável
|
Permitirá definir a área responsável pela causa do problema. Para tornar o preenchimento deste campo obrigatório na associação da causa, marque a opção Requerido.
|
Não será possível definir a área responsável pela causa do problema.
|
Descrição
|
Permitirá preencher uma descrição para a causa do problema. Para tornar o preenchimento deste campo obrigatório na associação da causa, marque a opção Requerido.
|
Não será possível preencher uma descrição para a causa do problema.
|
Templates
Quando a utilização de ferramentas de análise estiver habilitada, será possível definir os modelos de análise que poderão ser utilizados em cada tipo de ferramenta habilitada. Sendo assim, selecione o template que será utilizado em cada tipo de ferramenta. Os templates devem ser cadastrados no menu PB019 (Configuração Templates de ferramentas de análise) para que sejam apresentados como opções nos campos de template.
|
Esta aba ficará habilitada após salvar o registro pela primeira vez. Nesta aba é possível estabelecer quem poderá acessar ou não o tipo e as operações que determinados usuários poderão, ou não, realizar nos problemas registrados no tipo. Consulte a seção Segurança do tipo para obter mais detalhes sobre como realizar esta operação.
É importante ressaltar que as permissões de acesso configuradas nesta aba complementam as permissões de acesso configuradas na segurança do processo associado no campo Processo. Para que a automação ocorra da forma desejada, é necessário que as devidas permissões sejam configuradas tanto no processo quanto no tipo de problema.
|
|
Após preencher todos os campos necessários, salve o registro.
O registro dos problemas nos respectivos tipos é realizado por meio do menu "Execução Registro de problema". Consulte o menu em questão para obter mais detalhes sobre como realizar esta operação.
|
|