Para registrar um novo plano de riscos e controle, acione o botão na barra de ferramentas. Na tela que será aberta, selecione uma das opções:
▪Novo plano: Permite criar um plano em branco. Para isso, no campo Tipo de plano selecione o tipo que classificará o modelo de plano. Este campo poderá estar preenchido com o tipo de plano padrão, caso algum tipo esteja configurado nos parâmetros gerais, porém, é possível editá-lo. ▪Modelo existente: Permite criar um plano a partir de um modelo de plano existente. Para isso, no campo Modelo de plano, selecione o modelo desejado. ▪Plano existente: Permite criar um plano a partir de um plano existente. Para isso, no campo Plano, selecione o plano desejado. Em seguida, acione o botão . Neste momento, será apresentado a tela de dados do plano.
Caso foi selecionada a opção "Modelo de plano" ou "Plano existente" alguns campos da tela de dados serão preenchidos com as informações do modelo ou plano existente a partir do qual se criou o plano em questão.
|
Na seção Dados gerais devem ser registradas as informações gerais sobre o risco:
Campo
|
Identificador
|
Informe um número ou sigla para identificar o plano. Caso preferir, utilize a seta localizada ao lado deste campo para gerar um identificador automático. Se no tipo foi configurada a utilização de máscara de identificação, no momento de gerar o identificador automático, será mostrada a respectiva máscara. O identificador gerado por meio da máscara somente poderá ser editado, se a opção "Permitir alterar identificador" estiver marcada na tela de dados do tipo que classifica o plano.
|
Nome
|
Informe um nome para o plano.
|
Tipo de plano
|
Este campo é preenchido pelo sistema com o tipo de plano selecionado anteriormente, porém, é possível alterá-lo. Neste caso, selecione o tipo que classificará o plano. Utilize os demais botões, para incluir um novo tipo para classificar o plano e limpar o campo
|
Escopo
|
Informe qual será o escopo contemplado pelo plano. Para isso, selecione uma das seguintes opções:
▪SE Risco: Permite montar a estrutura do plano com elementos, riscos e controles. Estarão disponíveis os seguintes campos: oUnidade de negócio: Selecione a unidade de negócio (SE Administração) à qual pertence o plano que está sendo criado. oÁrea: Selecione a área (SE Administração) à qual pertence o plano que está sendo criado. Note que se no campo anterior foi selecionada uma unidade de negócio, somente estarão disponíveis para seleção as áreas que pertencem à unidade de negócio em questão. Associe quantas áreas forem necessárias. Conforme as áreas são associadas, elas serão apresentadas na área logo abaixo do campo. Para descartar uma área, posicione o mouse sobre ela e clique sobre a opção Fechar. Para descartar todas as áreas, acione o botão , localizado ao lado do campo. ▪SE Desempenho: Permite montar a estrutura do plano com um scorecard. No respectivo campo que será habilitado, selecione o Scorecard desejado. Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o componente SE Desempenho faça parte das soluções adquiridas por sua organização. Consulte a documentação específica desse componente para obter mais informações sobre scorecards. ▪SE Processo: Permite montar a estrutura do plano com um processo. No respectivo campo que será habilitado, selecione o Processo desejado. Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o componente SE Processo faça parte das soluções adquiridas por sua organização. Consulte a documentação específica desse componente para obter mais informações sobre processos e sua modelagem. ▪SE Projeto: Permite montar a estrutura do plano com um projeto ou um programa. Para isso, primeiramente, selecione no campo Objeto se o escopo será um projeto ou programa e em seguida, no campo que será habilitado, selecione o Projeto/Programa desejado. Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o componente SE Projeto faça parte das soluções adquiridas por sua organização. Consulte a documentação específica desse componente para obter mais informações sobre projetos e programas. ▪SE Ativo: Permite montar a estrutura do plano com um ativo além de elementos, riscos e controles. Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o componente SE Ativo faça parte das soluções adquiridas por sua organização. Consulte a documentação específica desse componente para obter mais informações sobre ativos. |
Responsável
|
Selecione o usuário responsável pelo plano. Utilize os demais botões ao lado do campo para incluir um novo usuário e defini-lo como responsável, preencher o campo com os dados do usuário conectado e limpá-lo.
|
Equipe responsável
|
Selecione a equipe responsável pelo plano. Utilize os demais botões ao lado do campo para incluir uma nova equipe e defini-la como responsável e limpar o campo.
|
Perfil de visualização
|
Este campo é preenchido pelo sistema com o perfil de visualização padrão, porém, é possível editá-lo. Neste caso, selecione o perfil de visualização que será aplicado ao plano. Utilize os demais botões ao lado do campo para incluir um novo perfil e associá-lo ao plano, editar os dados do perfil selecionado e limpar o campo.
|
Descrição
|
Registre informações importantes sobre o plano que está sendo criado.
|
|
Nesta seção, são listados todos os atributos que foram associados ao tipo do plano, por meio do menu Configuração Tipo de plano. Sendo assim, aqueles que forem requeridos devem ter, obrigatoriamente, seus valores preenchidos. Para isso, basta informá-los na própria lista de atributos. Lembre-se que a forma de associação do valor varia conforme as configurações estabelecidas no momento do cadastro do atributo.
|
Salve o registro após preencher os campos necessários.
Feito isso, deve-se montar a estrutura do plano criado. Para isso, selecione o plano na lista de registros da tela principal e em seguida, acione o botão . Consulte a seção Montar estrutura do plano para obter detalhes de como associar riscos, controles e elementos na estrutura do plano.
|