Relevância |
Nesta seção é possível aumentar ou diminuir a relevância dada a cada um dos critérios que são levados em consideração na busca geral.
Tabela de relevância padrão
Para ajustar o valor dos critérios de relevância, utilize o controle deslizante para definir o valor desejado, ou preencha o campo disponível ao lado do controle. É possível definir um valor de 0 a 50.
Como funciona a relevância? A ordenação dos resultados pelo Elasticsearch é obtida através de um score de similaridade via algoritmo Okapi BM25. Nesse algoritmo os seguintes fatores são levados em consideração para calcular o score: 1.Frequência do termo pesquisado em cada um dos campos indexados. 2.Tamanho de cada campo indexado que contém o termo. 3.Quantidade de documentos que possuem o termo.
É realizado então um cálculo matemático que une esses três fatores. Por exemplo, um documento que contém duas vezes o termo "caçamba" e possui um tamanho apenas de 1.000 palavras é mais relevante que outro documento que possui três vezes o termo "caçamba" porém que tem 10.000 palavras.
Isso porque em um texto com menor volume de caracteres, o tamanho do documento pode acabar sendo mais relevante que frequência (obviamente, se a frequência de termos aumentar a análise será reconsiderada, pois é uma somatória dos três fatores).
Porém, se um texto possuir muita frequência de uma palavra (principalmente se o texto for menor), a relevância desse termo será menor para esse documento, pois o algoritmo considera esse como um "termo comum" naquele documento.
Além disso, após obter o score do algoritmo, este é multiplicado pelo valor do campo previamente definido nas relevâncias.
Por isso, é importante verificar se há atributos que contém o termo no documento pesquisado, uma vez que estes também incrementarão o score da busca.
|