Navigation:  Gestão > Definição do inventário >

Cadastrar inventário

Previous  Top  Next

Para incluir um novo inventário, acione o botão da barra de ferramentas principal.

 

Na tela que será aberta, estão disponíveis as seguintes seções:

 

 

Dados gerais

Identificador: Informe um número ou sigla para identificar o inventário.

Título: Informe um nome para o inventário.

Prazo: Selecione a data até a qual o inventário deverá ser executado.

Equipe responsável pela execução: Selecione a equipe responsável por executar o inventário. Os membros desta equipe receberão a tarefa "Execução de inventário".

Aprovação de execução:

Habilitado: A execução do inventário em questão, passará pela etapa de aprovação. Para isso, selecione uma das seguintes opções para definir o tipo de roteiro responsável pela aprovação:

Variável: O roteiro poderá ser selecionado/alterado durante a execução do inventário, além de permitir a edição de seus membros.

Fixo: O roteiro poderá ser selecionado/alterado durante a execução do inventário, não será permitida a alteração de seus membros.

Fixo único: Não será possível editar o roteiro e nem seus membros durante a execução do inventário.

Preencha o campo Roteiro responsável para predefinir o roteiro que será utilizado para a aprovação da execução do inventário em questão.

O preenchimento deste campo é obrigatório, se o tipo de roteiro for "Fixo único". Se for selecionada outra opção de tipo de roteiro e este campo for preenchido, o sistema utilizará o roteiro responsável informado, sendo possível editá-lo durante a execução do inventário. Somente estarão disponíveis para seleção, os roteiros responsáveis de aprovação.

Utilize os demais botões ao lado do campo, para incluir um novo roteiro responsável, editar os dados do roteiro selecionado e limpar o campo.

Desabilitado: A execução do inventário em questão, não passará pela etapa de aprovação.

Tipo de ativo: Permite restringir os ativos que serão inventariados, a determinados tipos. Para isso, localize e selecione os tipos de ativo desejados. Marque a opção "Considerar subníveis" para que os subtipos do tipo selecionado na lista de registros também sejam considerados no inventário. Se esta opção não for marcada mesmo que o tipo de ativo tenha subtipos, estes não serão considerados. Feito isso, salve a seleção.

Conforme os tipos de ativos vão sendo adicionadas, estes serão apresentadas logo abaixo do campo. Para desassociar um tipo de ativo da listagem, posicione o mouse sobre ele e clique na opção "Remover". Para remover todas os tipos listados, clique no botão "Limpar" ao lado do campo.

Localização: Possibilita definir as localizações físicas que contém os ativos que serão inventariados. Para isso, acione o botão e selecione a localização desejada. Marque a opção "Considerar subníveis" para que as sublocalizações da localização selecionada sejam consideradas também, no inventário. Se esta opção não for marcada mesmo que a localização tenha sublocalizações, estas não serão considerados. Feito isso, acione o botão "Salvar". Note que para realizar esta operação com sucesso é necessário que a localização selecionada tenha ao menos um ativo associado.

 

Estrutura

Nesta seção são apresentados os ativos que serão inventariados, de acordo com a localização e tipo de ativo preenchidos na seção Dados gerais. Estará disponível apenas enquanto o inventário se encontrar em planejamento.

Os ativos apresentados serão estruturados conforme as localizações físicas associadas neste inventário. Se houverem tipos de ativos associados ao inventário, somente serão apresentados os ativos dos tipos selecionados e que estejam associados nas localizações físicas definidas neste inventário.

 

Após realizar as configurações desejadas, salve o registro.

 

Para enviar o inventário para a próxima etapa configurada, acione o botão Executar. Neste momento, a tela de dados do inventário será atualizada e este passará a ter a situação "A iniciar". Neste momento, o inventário seguirá para a etapa de Execução de inventário.

 

Vale destacar que somente será possível executar o inventário se houver algum ativo para ser inventariado, ou seja, se a interseção de localização física com tipo de ativos não possuir nenhum ativo, então, não será possível enviar o inventário para a execução.