Calibrar ativo |
Nesta seção devem ser informados os dados relacionados à execução da calibração, tal como os padrões a serem utilizados durante as medições, bem como as próprias medições:
Config. dos pontosPermite que o usuário responsável pela atividade faça edições nos pontos que serão calibrados na atividade (inclusão, edição ou exclusão). Importante ressaltar que esta opção somente será disponibilizada caso a configuração "Permitir editar os pontos de calibração durante execução da atividade" estiver habilitada nos Parâmetros gerais do SE Calibração.
ResultadoNesta seção devem ser informados os dados gerais relacionados com o resultado da calibração. Veja como realizar esta operação: Resultado: Neste campo será apresentado o resultado da calibração. O resultado será apresentado depois que as demais informações sobre a calibração estiverem preenchidas. Desativar ativo: Selecione esta opção para desativar o ativo do sistema. Ativos desativados não poderão ser calibrados. Temperatura: Informe a temperatura do ambiente em que o ativo se encontra. Umidade relativa: Informe a umidade relativa do ambiente em que o ativo se encontra. Pressão: Informe a pressão do ambiente em que o ativo se encontra. Justificativa: Informe a justificativa para o resultado da calibração.
PadrãoConsidere esta seção somente se a opção Coleta de medições tiver sido selecionada na atividade modelo da calibração em questão. Nesta seção devem ser informados os padrões que foram utilizados durante a calibração. Um padrão de medição é uma medida materializada (um objeto físico) ou instrumento de medição, que permite conservar e reproduzir uma grandeza física, tendo o objetivo de transmiti-la a outros instrumentos de medição. Um exemplo clássico é o bloco padrão, que transmite uma medida de comprimento para outros instrumentos de medição. Para incluir um padrão, acione o botão da barra de ferramentas lateral. A inclusão de padrão, na execução, irá ocorrer de acordo com as configurações efetuadas nos parâmetros gerais, a tela de inclusão poderá ser apresentada de duas formas: ▪Associar padrão direto na calibração ▪Associar padrão por tabela/ponto
MediçãoEsta seção somente será apresentada se a opção Coleta de medições tiver sido selecionada na atividade modelo da calibração em questão. Nesta seção são apresentadas as tabelas de calibração que foram registradas na atividade modelo da calibração em questão. Além disso, na parte inferior da tela, são listados os critérios de aceitação de cada tabela. Por meio das tabelas, devem ser efetuadas as medições do ativo. Para isso, selecione a tabela desejada e acione o botão para registrar os valores obtidos nas medições da calibração. Lembre-se que cada medição varia conforme o tipo da tabela. Veja como configurar as possíveis opções:
IncertezaEsta seção somente será apresentada se a opção Entrar com resultados tiver sido selecionada na atividade modelo da calibração em questão.
1.No campo Tabela selecione a tabela relacionada à calibração. Serão apresentadas para seleção as tabelas que foram configuradas na atividade modelo da calibração em questão. ▪Se no campo Tabela for selecionada uma tabela subjetiva, então, no campo Resultado acione o botão e informe o resultado da leitura subjetiva. Consulte a seção Medição subjetiva para verificar como informar o resultado de leituras subjetivas. ▪Se no campo Tabela for selecionada uma tabela objetiva, serão apresentados, na própria seção Incerteza, os dados relacionados com a tabela selecionada. Após a seleção, serão apresentados os dados relacionados à tabela. Para informar as medições da tabela em questão, acione os botões ao lado deste campo:
2.Se necessário, nas abas Td.F. e Td.I., informe os valores da tendência final e inicial, respectivamente, e acione o botão para salvar o registro. |