Para cadastrar ou editar um conjunto de dados, primeiramente, acesse o menu "Cadastro Conjunto de dados". Em seguida, acione o botão para cadastrar um conjunto de dados ou acione o botão para editar o conjunto de dados selecionado na tela principal.
A tela do conjunto de dados é um wizard (assistente) que divide a operação de cadastro ou de edição em quatro etapas. Caso o conjunto de dados esteja sendo editado, acione o botão "Próximo" até chegar na etapa que contém as informações que serão alteradas.
Etapa 1 - Dados gerais
Nesta etapa, preencha os seguintes campos:
Tipo de conjunto de dados: Selecione o tipo que classifica o conjunto de dados que está sendo cadastrado.
Identificador: Informe um número ou sigla para o identificador do conjunto de dados em questão.
Nome: Informe um nome para o conjunto de dados em questão.
Descrição: Faça, neste campo, descrições referentes ao conjunto de dados em questão.
Após terminar de preencher os campos, clique no botão Próximo.
Etapa 2 - Construção da query
Nesta etapa, informe o comando SQL que irá definir os critérios de busca e os dados que serão utilizados no conjunto de dados que está sendo configurado. Para isso preencha os seguintes campos:
Fonte de dados: Selecione a fonte de dados para o conjunto de dados. A fonte de dados estabelece a conexão com o banco de dados e deve estar previamente configurada no SE Administração. Entretanto, se o usuário conectado possuir permissão, o botão será apresentado ao lado deste campo, possibilitando a inclusão de uma nova fonte de dados. Os detalhes de como incluir uma nova fonte de dados podem ser consultados na documentação do SE Administração.
Construção da Query: Informe neste campo o comando SQL que será utilizado na análise.
Botão
|
Executar (Ctrl + Enter)
|
Acione este botão para testar a query inserida no campo "Construção da Query". Caso ocorra algum erro de comando, será apresentado na tela.
|
Editar parâmetros
|
Este botão ficará habilitado somente quando houver alguma condição na query cujo valor seja variável. Para isso é necessário utilizar o ":" após a atribuição para identificar que o valor deve ser um parâmetro.
Por exemplo:
SELECT IDLOGIN, NMUSER FROM ADUSER
WHERE IDLOGIN =:ParamLogin
Onde 'ParamLogin' é um parâmetro do formulário. Quando houver parâmetros na query, ao acionar o botão "Executar" o sistema irá exibir automaticamente a tela de parâmetros, onde deverão ser informados os valores para a simulação da execução da query.
|
Ordenar dados
|
Ao acionar este botão, será apresentada a tela para definir os parâmetros de ordenação. No campo "Campo" selecione a coluna (da query) pela qual os dados serão ordenados e no campo "Orientação" defina se a ordenação será ascendente ou descendente. Caso seja necessário ordenar os dados por meio de uma segunda coluna, clique em "Incluir novo" e insira a coluna e a orientação da ordenação. Em seguida, clique em "Aplicar" para que a ordenação seja aplicada no resultado da query.
Obs.: Somente será possível ordenar os dados por meio das colunas retornadas na query (definidas no SELECT). Caso o comando SQL esteja mostrando todas as colunas (SELECT * FROM TABLE), serão apresentadas todas as colunas no campo "Campo".
|
Formatar
|
Acione este botão para que o sistema aplique uma formatação (indentação) no comando SQL, tornando-o mais legível para futuras alterações.
|
Após configurar a query, clique no botão Próximo.
Etapa 3 - Campos
Nesta etapa serão apresentados todos os campos da query executada no passo anterior para que seus rótulos possam ser editados. Para isso, na coluna Rótulo para o usuário, altere o nome que será apresentado para cada rótulo, que por padrão virá com o mesmo nome apresentado na query.
Após configurar os rótulos dos campos, clique no botão Próximo.
Etapa 4 - Segurança
Nesta etapa, selecione quem terá acesso ao conjunto de dados em questão. Habilite a opção desejada:
Privado
|
Público
|
Se esta opção for habilitada, apenas os usuários definidos nesta seção poderão editar ou visualizar o conjunto de dados. Para isso, utilize as seguintes colunas:
▪Editar: Defina os usuários, equipes, áreas e/ou funções que terão permissão para editar o conjunto de dados. ▪Visualizar: Defina os usuários, equipes, áreas e/ou funções que terão permissão para visualizar o conjunto de dados. |
Se esta opção estiver habilitada, então todos os usuários do sistema poderão visualizar o conjunto de dados, porém, apenas os usuários definidos na respectiva coluna poderão editá-lo.
Por isso, a coluna Visualizar estará desabilitada (visto que o conjunto de dados poderá ser visualizado por qualquer usuário).
Na coluna Editar, defina os usuários, equipes, áreas e/ou funções que terão permissão para alterar os dados do conjunto de dados.
|
▪Para adicionar um usuário, equipe, área ou função à lista de segurança, basta digitar o nome desejado no campo disponível e selecionar a opção correspondente na lista que será apresentada ou pressionar a tecla "Enter" do teclado. Para excluir, acione o botão localizado ao lado do registro desejado. |
|