Navigation:  Gestão > Planejamento da coleta >

Configuração da coleta

Previous  Top  Next

Veja no guia rápido do SE CEP como:

Criar uma coleta do zero de forma fácil e rápida no tópico "Cadastrar coleta do zero"

Criar uma coleta a partir do SE PDM de forma fácil e rápida no tópico "Cadastrar uma coleta a partir do SE PDM"

 

Acesse o menu Gestão Planejamento de coleta.

 

Na barra de ferramentas da tela principal, acione a seta ao lado do botão e selecione a opção Novo.

 

A seguinte tela será apresentada:

 

 

Preencha os seguintes campos da tela de configuração da coleta:

 

Nr. da coleta: Informe o número da coleta. Cada coleta deverá ter um número único no sistema. Para isso, acione o botão ao lado deste campo para gerar uma numeração automática.

Data de início: Informe a data de início da coleta de dados.

Tipo de objeto a ser coletado:

Item: Selecione o item que terá suas características analisadas.

Revisão: Selecione o número da revisão do item que terá suas características analisadas. O sistema irá preencher automaticamente com a última revisão do item.

Processo: Informe o processo que será controlado. Se for marcado o campo Integração com SE Processo por meio da tela de Parâmetros gerais, será permitido associar um processo do componente SE Processo. Lembre-se que somente estarão disponíveis para associação os processos que foram associados ao item em questão, por meio do componente SE PDM.

Atividade: Informe uma atividade do processo que será controlado. Lembre-se que serão apresentadas as atividades associadas ao processo selecionado anteriormente. Além disso, a atividade deverá ter características associadas, as quais deverão ter uma aplicação habilitada para o SE CEP. Após salvar o registro, essas características serão apresentadas na seção Característica da aba Detalhes.

 

Detalhes

Amostragem

 

Qt. amostras

Informe a quantidade de amostras a serem efetuadas na coleta. Lembre-se que uma amostra é o conjunto de itens que serão recolhidos do lote, para serem analisados. Sendo assim, após exceder a quantidade informada, não será mais permitido coletar os dados.

Perfil de visualização

O sistema permite que sejam definidos quais gráficos serão utilizados no painel de controle de coleta e no acompanhamento da coleta. Para isso, preencha os seguintes campos:

Coleta de dados

Selecione o perfil de visualização que será utilizado no painel de controle da coleta.

Acompanhamento da coleta

Selecione o perfil de visualização que será utilizado no acompanhamento da coleta.

Publicação de relatório

 

Marque o campo Publicar relatório no SE Documento para permitir que os relatórios das coletas emitidos no SE CEP sejam publicados no SE Documento assim que as coletas sejam encerradas. Para isso selecione a categoria do documento sob o qual o relatório será publicado.

Obs.: Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o componente SE Documento possua chave de licença ativa no SE Suite.

 

Config. painel de controle

Parametrização

Permitir que o usuário omita uma característica na amostra: Selecione esta opção para tornar possível ao usuário omitir uma característica na amostra do painel de controle.

Período de antecipação de tarefa: Selecione a quantidade de dias de antecedência no qual as tarefas de execução de coleta serão apresentadas na lista de registros pendentes, antes do prazo de execução.

Dados gerais: Selecione uma das opções a seguir:

Manter os dados gerais de acordo com a configuração da característica: Selecione esta opção para que os dados gerais sejam mantidos de acordo com as opções selecionadas para cada característica.

Manter os dados gerais de acordo com a amostra anterior: Selecione esta opção para que os dados gerais sejam mantidos de acordo com as opções selecionadas para a amostra anterior.

Manter os dados gerais de acordo com a última característica lida: Selecione esta opção para que os dados gerais sejam mantidos de acordo com as opções selecionadas na última característica.

Atributo: Selecione uma das opções a seguir:

Manter os atributos de acordo com a configuração da característica: Selecione esta opção para que os atributos sejam mantidos de acordo com as opções selecionadas para cada característica.

Manter os atributos de acordo com a amostra anterior: Selecione esta opção para que os atributos sejam mantidos de acordo com as opções selecionadas para a amostra anterior.

Manter os atributos de acordo com a última característica lida: Selecione esta opção para que os atributos sejam mantidos de acordo com as opções selecionadas na última característica.

 

Visualização dos gráficos

Determine as configurações a serem aplicadas nos gráficos:

Número de linhas: Informe a quantidade de linhas que serão apresentadas na tela de execução da coleta. Poderão ser informadas até 3 linhas.

Número de colunas: Informe a quantidade de colunas que serão apresentadas na tela execução da coleta. Poderão ser informadas até 3 colunas.

A tabela apresentada abaixo dos campos será ajustada de acordo com as configurações definidas para a quantidade de linhas e colunas. Em cada célula da tabela é possível selecionar um gráfico/carta de controle que será apresentado na tela de coleta de dados.

 

Para obter mais detalhes de como realizar a configuração de visualização de gráficos consulte a seção Parâmetros gerais Painel de controle.

 

Característica

Nesta seção serão apresentadas as características associadas ao objeto, item, processo ou atividade selecionada anteriormente (passo 3). Utilize os botões desta seção para editar as características. Veja mais detalhes de como realizar a edição dos dados das características na seção Alterar dados da característica.

 

Atributo para diário de bordo

Nesta seção serão apresentados os atributos definidos nos parâmetros gerais. Utilize esta seção para configurar os atributos que serão apresentados durante a execução da coleta em questão.

 

MMC

Na seção Aplicação MMC, é possível associar os dados importados do arquivo MMC poderão ser associados às características da coleta. Para esta operação seja possível, é necessário que a coleta em questão possua características do tipo variável associados.

Configuração do arquivo MMC:

Arquivo modelo: Selecione o arquivo MMC que será modelo da coleta.

Importar arquivos por: Configure se deseja importar as informações do arquivo por amostra (primeira leitura de cada amostra) ou por leitura (todas as leituras de cada amostra).

Na seção Associações é realizada a associação entre os dados coletados na leitura MMC e  tipo de atividade modelo.

Para isso, clique no botão e na tela que será apresentada, selecione a característica desejada, no respectivo campo, e em seguida, no campo Associação, selecione o dado a ser atribuído à característica selecionada anteriormente. Salve o registro para registrar a associação. Utilize o botão para desfazer a associação selecionada na lista de registros.

 

É importante ressaltar que a associação dos dados importados às características só será possível caso estas não possuam equações associadas.

 

Salve o registro