Navigation:  Configuração > Templates de ferramentas de análise >

Configurar template de ferramentas de análise

Previous  Top  Next

Para cadastrar ou editar um template de ferramenta de análise, acesse o menu PB019 (Configuração Templates de ferramentas de análise).

Para cadastrar um novo template, acione a seta ao lado do botão e selecione o tipo de ferramenta de análise do template que será criado. Neste momento, além da tela de modelagem, uma tela de dados será apresentada onde deverão ser informados o Identificador e Nome para o template.

Para editar um template existente, localize e selecione o registro desejado e, em seguida, acione o botão . Neste momento, a tela de modelagem do template da ferramenta de análise será apresentada.

 

1 / 2

Dados do template de ferramenta de análise

2 / 2

5 Porquês

2 / 2

Árvore de análise de falhas - FTA (Fault Tree Analysis)

2 / 2

Ishikawa - Espinha de peixe (6M)

 

5 porquês

Defina quantas perguntas o template terá e quantas causas cada pergunta terá. Na lane "Efeito" estará o problema que será analisado.

Incluir pergunta: Para incluir uma nova lane de pergunta, arraste o elemento "Por quê?" até a área de modelagem. As novas perguntas são inseridas no final da lista.

Remover pergunta: Para remover uma lane de pergunta, basta selecioná-la na área de modelagem e clicar no botão "Excluir". Ao excluir uma pergunta, se houver elementos de causa dentro da lane, estes também serão removidos juntamente com a pergunta. Se houver causas ligadas em sequência, os conectores da causa dentro da lane removida também serão excluídos juntamente com a causa; neste caso, será necessário reconectar as causas restantes.

Incluir causa: Para incluir uma nova causa, arraste o elemento "Causa" até a área de modelagem, dentro da lane de uma pergunta. É possível associar uma ou mais causas em uma mesma pergunta.

Remover causa: Para remover uma causa, selecione a causa desejada e clique no botão "Excluir". Se houver causas ligadas em sequência, os conectores da causa removida também serão excluídos juntamente com a causa; neste caso, será necessário reconectar as causas restantes.

Conector: Este elemento permite ligar duas causas em sequência. Para isso, clique no elemento "Conector", depois clique na primeira causa e, em seguida, clique na segunda causa. Nesse momento, as duas causas serão conectadas.

Ligar em sequência: Este recurso permite ligar várias causas em sequência. Para utilizá-lo, selecione as causas na mesma ordem em que serão aplicados os conectores e, em seguida, clique no botão "Ligar em sequência".

 

FTA (Árvore de análise de falhas)

O diagrama FTA (Fault Tree Analysis) é utilizado para identificar as causas de problemas através de uma relação lógica entre falhas primárias (básicas), externas, intermediárias ou não conhecidas. No topo da estrutura estará o problema que será analisado. Defina a estrutura de causas que o template terá.

Inserir elementos (causas e conectores lógicos): Arraste os elementos de causa (ou tipo de falha) de acordo com o seu tipo: Básico, Não conhecido, Externo ou Intermediário. Arraste os conectores E, OU, OU EXCLUSIVO, CONDICIONAL ou K em N para definir o relacionamento lógico entre as causas.

Remover elementos (causas e conectores lógicos): Para remover um elemento, selecione-o e clique no botão "Excluir". Se o elemento for uma causa, também será removido o conector lógico que está conectado na sequência. Se o elemento for um conector lógico, serão removidos apenas os conectores (setas) que fazem a ligação do conector lógico com as causas.

Conector: Este elemento permite ligar dois elementos em sequência. Para isso, clique no elemento "Conector", depois clique no primeiro elemento e, em seguida, clique no segundo elemento. Nesse momento, os dois elementos serão conectados.

Ligar em sequência: Este recurso permite ligar vários elementos da estrutura em sequência. Para utilizá-lo, selecione os elementos na mesma ordem em que serão aplicados os conectores (setas) e, em seguida, clique no botão "Ligar em sequência".

 

Espinha de peixe

O diagrama Espinha de peixe, também conhecido como Diagrama de causa e efeito ou Diagrama de Ishikawa, é um gráfico que tem a finalidade de organizar as causas de um problema em categorias diversas. No padrão 6M, as categorias das causas são: Método, Máquina, Medida, Meio ambiente, Material e Mão de obra. A modelagem do template se inicia por uma seta na horizontal que aponta para um quadrado (à direita), no qual estará o problema a ser analisado. Defina as categorias e causas que o template terá.

Inserir categorias: Arraste as categorias das possíveis causas do problema. Utilize o painel "Detalhes" para informar o nome de cada categoria.

Inserir causas: Para incluir uma nova causa, arraste o elemento "Causa" até a área de modelagem, próximo de uma categoria. É possível associar uma ou mais causas em uma mesma categoria.

Conectar categoria à espinha de peixe: Para realizar essa conexão, primeiramente clique no elemento "Conector"; depois clique na categoria e, em seguida, clique no problema. A seta da conexão será aplicada no centro da espinha. Arraste a ponta da seta até o local desejado.

Conectar causa à categoria: Para realizar essa conexão, primeiramente clique no elemento "Conector", depois clique na causa e, em seguida, clique na categoria. A seta da conexão será aplicada no centro da seta que se liga à espinha. Arraste a ponta da seta inserida até o local desejado.

Remover causas: Para remover uma causa, selecione a causa desejada e clique no botão "Excluir". As causas conectadas à causa excluída também serão removidas.

Remover categorias: Para remover uma categoria, selecione a categoria desejada e clique no botão "Excluir". As causas conectadas à categoria excluída não serão removidas.

 

Após modelar a ferramenta de análise, clique no botão Salvar.