Navigation:  »No topics above this level«

Configurando os parâmetros gerais

Top 

Ao acessar o menu "Configuração arrowrgray Parâmetros gerais" a seguinte tela será apresentada:

parametros_gerais

 

Tempo limite

Tempo limite para execução de comandos SQL (minutos)

O valor determinado neste campo corresponde ao tempo limite em que o comando SQL deve ser executado antes de ser abortado. O SQL da análise é executado sempre que atualizar ou arrastar uma visão no portal ou no OLAP. O tempo padrão para a execução de comandos SQL é de 5 minutos, se alterado, o recomendável é que fique entre 1 e 5 minutos. Se a execução do SQL durar mais que o tempo definido neste campo, irá ocorrer o erro de timeout.

Obs.: Para utilizar tempo superior a 5 minutos será preciso realizar configurações complementares no servidor de aplicação. Se necessário consulte o suporte técnico.

Tempo limite para a materialização (minutos)

O valor determinado neste campo corresponde ao tempo limite de materialização da análise antes da mesma ser abortada. O tempo padrão para a materialização dos dados é de 5 minutos, mas para grandes volumes de dados pode ser necessário configurar um tempo superior a 5 minutos. A materialização dos dados é configurada na análise e a atualização da materialização é feita por meio de um agendamento, que também é configurado na análise. Quando o agendamento for iniciado, o sistema irá executar o SQL e salvar os dados em uma tabela temporária. Se a execução do SQL durar mais que o tempo definido neste campo, irá ocorrer o erro de timeout.

Bloquear de forma temporária análises lentas

Marque esta opção para que seja possível bloquear temporariamente as análises lentas. Ao marcar esta opção, os campos "Número de timeouts consecutivos que bloqueiam a análise" e "Tempo de bloqueio da análise" ficarão habilitados.

Número de timeouts consecutivos que bloqueiam a análise

O valor determinado neste campo corresponde ao número de timeouts permitidos antes que a análise seja bloqueada. Este campo permite configurar a quantidade de timeouts consecutivos que poderão ocorrer na análise toda vez que o SQL da análise for executado, ou seja, se a execução do comando SQL demorar para ser finalizada. Se a quantidade de timeouts consecutivos que ocorrem no OLAP ou em uma visão no portal for igual ao valor informado neste campo, a análise ficará bloqueada por uma determinada quantidade de minutos, a qual é configurada no campo "Tempo de bloqueio da análise".

Tempo de bloqueio da análise (minutos)

O valor determinado neste campo corresponde ao tempo pelo qual a análise vai permanecer bloqueada. Este campo permite configurar a quantidade de minutos que a análise ficará bloqueada. Após esse tempo, a análise será desbloqueada.

 

Histórico

Tempo que os históricos serão mantidos (dias)

O valor determinado neste campo corresponde à quantidade de dias que os históricos permanecerão no banco de dados até a sua exclusão.

 

Desempenho

Marcado

Desmarcado

Permitir a execução de materializações simultâneas

Marque esta opção para permitir que as materializações, agendadas para um mesmo horário, sejam executadas simultaneamente.

Obs.: Esta opção, quando marcada, aumenta o risco de sobrecarregar os servidores, o que pode comprometer o desempenho do sistema.

Mantenha esta opção desmarcada para que as materializações, agendadas para um mesmo horário, sejam executadas sequencialmente.

Obs.: Esta opção, quando desmarcada, reduz o risco de sobrecarregar os servidores.

Permitir a execução de exportações simultâneas

Marque esta opção para permitir que as exportações de XLSX, agendadas para um mesmo horário, sejam executadas simultaneamente.

Obs.: Esta opção, quando marcada, aumenta o risco de sobrecarregar os servidores, o que pode comprometer o desempenho do sistema.

Mantenha esta opção desmarcada para que as exportações de XLSX, agendadas para um mesmo horário, sejam executadas sequencialmente.

Obs.: Esta opção, quando desmarcada, reduz o risco de sobrecarregar os servidores.

 

Aplicativo

Porta do serviço de exportação

Informe neste campo a porta que será utilizada pelo serviço que é responsável pela exportação das visões para imagem e PDF. Para que o sistema selecione automaticamente a porta, preencha este campo com 0.

 

Salve o registro após efetuar as configurações necessárias.