|
O diagrama de causa e efeito, ou diagrama de Ishikawa, é uma das mais importantes ferramentas da qualidade na implantação de sistemas de gerenciamento de melhorias com foco nos produtos, processos ou serviços. Apresenta a relação existente entre o resultado de um processo (efeitos) e dos fatores (causas) do processo que possam, de alguma forma, afetar o resultado considerado.
Nos anos 50, Ishikawa sintetizou as ideias dos engenheiros de sua equipe neste diagrama, durante uma discussão sobre problemas da qualidade. Desta forma, ele passou a ser considerado o criador do método. Atualmente, este diagrama é também conhecido como Diagrama 6M, pois parte do pressuposto de que as chamadas causas principais ou primárias são oriundas de possíveis fatores diversos como: método, máquina, material, medição, mão-de-obra e meio-ambiente que, por sua vez, podem ter sido originados de causas secundárias, terciárias, etc.
A construção de um diagrama de causa e efeito demanda planejamento cuidadoso, pois a solução do problema que se pretende resolver, terá sucesso se a construção do diagrama for feita corretamente. O diagrama de causa e efeito agrega, durante sua construção, outras técnicas, em as quais encontra-se a principal delas, chamada Brainstorming, definido como tempestade de ideias. Na sua execução, todos os componentes de equipe contribuem com ideias que, a priori, não podem ser descartadas.
|