Navigation:  Configuração > Ativo > Tipo de ativo >

Configurar tipo de ativo

Previous  Top  Next

Para incluir um novo tipo de ativo, acione o botão da barra de ferramentas principal. Já para editar os dados de um tipo, selecione-o na lista de registros e acione o botão .

 

Na tela que será aberta, informe um identificador e nome para o tipo de ativo. Estão disponíveis as seguintes abas:

 

 

Obs.: Para incluir um tipo de ativo com sucesso, é necessário preencher os campos desejados da aba Geral. Após salvar os dados pela primeira vez, as demais abas serão habilitadas para preenchimento.

 

Geral

Tipo de ativo superior: Preencha este campo para que o tipo em questão seja registrado hierarquicamente abaixo de outro tipo de ativo. Neste caso, selecione o tipo de ativo desejado. Se na hierarquia da tela principal for selecionado um tipo, este campo será preenchido pelo sistema, sendo possível editá-lo.

Equipe responsável padrão: Preencha este campo para predefinir uma equipe responsável para todos os ativos classificados por este tipo. Com isso, ao incluir um ativo no tipo em questão, a equipe será preenchida com a equipe selecionada neste campo, sendo possível editá-la.

Calendário padrão: Preencha este campo para predefinir o calendário que será utilizado por todos os ativos classificados por este tipo. Utilize os demais botões ao lado do campo para incluir um novo calendário e limpá-lo.

Consulte a documentação do componente SE Administração para obter mais informações sobre a inclusão e configuração de calendários.

Se o tipo já tiver ativos cadastrados nele e este campo for preenchido/editado, utilize o botão Replicar valor, para que o novo calendário padrão seja imediatamente aplicado aos ativos em questão.

Opção

Marcada

Desmarcada

Utilizar máscara para o identificador

No momento de incluir ativos neste tipo, será utilizado o recurso de identificação automática. Serão habilitados os seguintes campos:

Máscara de identificação: Selecione a máscara de identificação desejada. Utilize os demais botões ao lado do campo para incluir uma nova máscara e utilizá-la para gerar o identificador e limpar o campo.

Permitir alterar identificador: Marque esta opção para permitir que no momento da inclusão de ativos neste tipo, o identificador gerado possa ser editado manualmente. Se não for marcada, o identificador gerado não poderá ser editado.

Os identificadores deverão ser informados manualmente pelo usuário que está incluindo ativos no tipo em questão.

Utilizar ativo como recurso1

Indica que os ativos deste tipo serão considerados também, como recursos, no componente SE Controle de Atividades.

Os ativos deste tipo não serão considerados como recursos. Neste caso, será necessário incluir um recurso do tipo "Ativo" e associar o ativo desejado a ele.

1 - Será apresentada marcada/desmarcada pelo sistema de acordo com a configuração realizada nos parâmetros gerais, sendo possível editá-la. Se o tipo já tiver ativos cadastrados nele e a opção "Utilizar ativo como recurso" for editada, utilize o botão Replicar valor, para que a nova configuração seja imediatamente aplicada aos ativos em questão.

 

Atributo

Nesta aba é possível definir atributos para complementar as informações dos ativos deste tipo. Na barra de ferramentas lateral, estão disponíveis os seguintes botões:

Acione este botão para associar um atributo, já cadastrado no sistema, ao tipo. Consulte a seção Incluindo atributos para obter mais detalhes sobre como realizar esta operação.

Acione este botão para desassociar o atributo selecionado na lista de registros, do tipo.

 

Revisão

Nesta aba é possível configurar meios que permitirão controlar as alterações realizadas nos ativos deste tipo, mantendo assim, várias versões de um mesmo ativo. Veja como configurar a revisão dos ativos que serão incluídos neste tipo, na seção Revisão.

 

Segurança

Público: Selecione esta opção para que qualquer usuário do SE Ativo tenha acesso também, ao tipo.

Restrito: Selecione esta opção para que somente determinados usuários do SE Ativo tenham acesso também, ao tipo. Neste momento, os botões da barra de ferramentas lateral ficarão habilitados. Utilize-os para incluir, editar e excluir acessos da lista de segurança.

1.Para incluir um novo acesso na segurança do tipo, acione o botão e realize os seguintes passos na tela que será aberta:

Equipe: Será composto pelos membros de uma equipe já registrada no SE Ativo.

Unidade organizacional: Será composto por usuários de determinada unidade de negócio/área da organização.

Área/Função: Será composto por usuários de determinada área da organização que exercem uma função específica.

Função: Será composto por usuários que exercem determinada função na organização.

Usuário: Será composto por um usuário específico.

Todos: Será composto por todos os usuários que têm acesso ao SE Ativo.

 

2.De acordo com o tipo de acesso selecionado, os Filtros ficarão habilitados para preenchimento. Utilize-os para facilitar na busca dos registros desejados.

3.Se o tipo de acesso selecionado for Unidade organizacional, será apresentada a hierarquia de unidades de negócios e as áreas pertencentes a elas (se houver).

4.Marque as unidades de negócio e/ou áreas desejadas. Ao marcar a opção "Considerar subníveis" presente na parte inferior da tela, as unidades organizacionais que estiverem abaixo, na hierarquia, da unidade organizacional marcada, também serão consideradas. Note que ao marcar esta opção, se posteriormente forem incluídas novas subunidades organizacionais (sejam elas unidades de negócio ou áreas), estas serão automaticamente incorporadas à lista de segurança.

5.Ao lado da hierarquia estão disponíveis também, botões que permitem marcar todos os subníveis de uma determinada unidade organizacional ou desmarcar todos os subníveis. É importante ressaltar que, ao utilizar o botão "Marcar todos os subníveis" se, posteriormente, forem incluídas novas subunidades organizacionais, estas não serão incorporadas à lista de segurança.

6.Após informar os campos acima, acione o botão da barra de ferramentas da tela de seleção. De acordo com o tipo de acesso selecionado e dos valores informados nos filtros, o resultado será apresentado na lista de registros, localizada na parte inferior da tela. Selecione aqueles que comporão a lista de segurança. Utilize as teclas SHIFT ou CTRL do teclado ou o check ao lado de cada item para selecionar mais de um registro por vez.

7.No campo Controles, expanda a lista e marque as ações desejadas. Em seguida, defina se elas serão permitidas ou negadas para o tipo de acesso:

Controle

Permitido

Negado

Incluir

O usuário poderá incluir novos tipos nos níveis abaixo do tipo de ativo em questão.

O usuário não poderá incluir subtipos do tipo de ativo em questão.

Editar

O usuário poderá editar os dados do tipo de ativo.

O usuário não poderá editar os dados do tipo de ativo.

Excluir

O usuário poderá eliminar o tipo de ativo.

O usuário não poderá eliminar o tipo de ativo.

Dados da segurança

O usuário poderá editar as configurações realizadas na aba "Segurança" do tipo de ativo.

O usuário poderá alterar os demais dados do tipo de ativo, porém, a aba "Segurança" permanecerá bloqueada.

Listar

O tipo será apresentado para o usuário, nas telas do sistema que tiverem hierarquia de tipos de atividades modelo.

O tipo não será apresentado para o usuário, quando este acessar as telas do sistema que tiverem hierarquia de tipos de atividades modelo.

Visualizar

O usuário poderá visualizar a tela de dados do tipo de atividades modelo em modo "somente leitura".

O usuário não poderá visualizar os dados do tipo de ativo.

Os controles que não forem marcados para um determinado tipo de acesso serão considerados como "negados".

 

Indicadores

Nesta aba é possível personalizar a configuração dos gráficos dos indicadores dos ativos. Ao criar um novo tipo, as configurações apresentadas nas subseções desta aba, são herdadas dos parâmetros gerais, sendo possível editá-las de forma a adequá-las à realidade dos ativos do tipo em questão.

Estão disponíveis as seguintes subseções:

MTTR

Mean time to repair (Tempo médio para reparo) é um indicador que deverá apresentar o tempo médio que se leva para executar um reparo em um ativo após a ocorrência de uma falha. Quanto menor for este índice, maior será a confiabilidade no ativo.

 

Utilize os campos apresentados para editar o fim e a cor da primeira / segunda / última faixa. Utilize o botão "Visualizar gráfico", para ver como o gráfico será apresentado com as configurações aplicadas a ele.

 

MTBF

Mean time between failures (Período médio entre falhas) é um indicador que deverá apresentar a média de tempo decorrido entre uma falha e a próxima vez que ela ocorrerá em um ativo. Quanto maior for este índice, maior será a confiabilidade no ativo.

 

Utilize os campos apresentados para editar o fim e a cor da primeira / segunda / última faixa. Utilize o botão "Visualizar gráfico", para ver como o gráfico será apresentado com as configurações aplicadas a ele.

 

MTTF

Mean time to failure (Tempo médio para falha) é um indicador que deverá apresentar o tempo médio de operação do sistema antes da ocorrência da falha.

Utilize os campos apresentados para editar o fim e a cor da primeira / segunda / última faixa. Utilize o botão "Visualizar gráfico", para ver como o gráfico será apresentado com as configurações aplicadas a ele.

 

Disponibilidade

Este indicador calcula quanto tempo o equipamento produziu em relação ao tempo total disponível para produção. A fórmula que calcula a disponibilidade é: Disponibilidade = MTBF / (MTBF + MTTR).

 

Utilize os campos apresentados para editar o fim e a cor da primeira / segunda / última faixa. Utilize o botão "Visualizar gráfico", para ver como o gráfico será apresentado com as configurações aplicadas a ele.

 

Performance

O indicador de performance mostra o quão bem o equipamento produziu, enquanto estava produzindo. Está relacionado com a velocidade de operação do equipamento. A performance compara a quantidade produzida com a quantidade teórica que poderia ter sido produzida enquanto o equipamento estava produzindo, independente da qualidade do que foi produzido.

 

Utilize os campos apresentados para editar o fim e a cor da primeira / segunda / última faixa. Utilize o botão "Visualizar gráfico", para ver como o gráfico será apresentado com as configurações aplicadas a ele.

 

Qualidade

Este indicador mostra a qualidade daquilo que saiu da máquina, ou seja, quantos itens bons foram produzidos em relação ao total de itens produzidos.

 

Utilize os campos apresentados para editar o fim e a cor da primeira / segunda / última faixa. Utilize o botão "Visualizar gráfico", para ver como o gráfico será apresentado com as configurações aplicadas a ele.

 

Horas paradas

Este indicador calcula a soma das horas em que o ativo ficou parado. É necessário que o registro de hora parada esteja finalizado.

Utilize os campos apresentados para editar o fim e a cor da primeira / segunda / última faixa. Utilize o botão "Visualizar gráfico", para ver como o gráfico será apresentado com as configurações aplicadas a ele.

 

Custo

Nesta aba devem ser associados os custos gerados pelos ativos do tipo em questão. O valor de cada custo associado nesta aba deverá ser preenchido, posteriormente, na tela de dados do ativo.

Associa uma variável de custo ao tipo de ativo. Na tela que será aberta, localize e selecione a variável de custo desejada. Utilize as teclas CTRL ou SHIFT do teclado ou o check ao lado de cada registro para selecionar mais de uma variável por vez.

Torna requerido o preenchimento do valor da variável que está selecionada na lista de registros.

Desassocia a variável de custo selecionada na lista de registros, do tipo de ativo.

 

Depreciação

Opção

Marcada

Desmarcada

Depreciar ativo

Indica que os ativos deste tipo sofrem depreciação. Neste caso, selecione o método de depreciação desejado e preencha os demais campos desejados. Veja a descrição completa a seguir.

Os ativos deste tipo não sofrem depreciação. Neste caso, esta aba pode ser desconsiderada.

 

Se a opção "Depreciar ativo" for marcada, serão habilitados os seguintes campos:

Método de depreciação

 

Linear

O ativo é depreciado uniformemente ao longo da vida útil total especificada.

A capitalização posterior e as aquisições subsequentes necessitam de um aumento na depreciação, pelo valor que seria necessário para depreciar totalmente a adição sobre a vida útil original do ativo.

Isso resulta em um aumento na duração do tempo necessário para depreciar um ativo, ou seja, o período de tempo do início da depreciação até que o valor contábil zero seja atingido.

Serão apresentados os seguintes campos:

Vida útil: Informe o número de anos que compõe a vida útil dos ativos deste tipo. Feito isso, acione o botão ao lado do campo. Na listagem na parte interior da tela, será exibido cada um dos meses do período da vida útil e a respectiva taxa de depreciação mensal.

Taxa anual: Apresenta o resultado do cálculo: 100 / [Vida útil]

Taxa mensal: Apresenta o resultado do cálculo: [Taxa anual] / 12

Linear ao longo do restante da vida útil

O valor contábil do ativo é distribuído em montantes uniformes ao longo do restante da vida útil. No entanto, ao contrário da depreciação linear ao longo da vida útil total, este método assegura que a capitalização posterior e aquisições subsequentes não conduzam a uma extensão da vida útil esperada.

A capitalização posterior ou aquisições subsequentes depois da expiração da vida útil esperada especificada causam, no entanto, problemas neste método de depreciação. Nestes casos, a utilização de uma chave de conversão na chave de depreciação deve oferecer um outro método depois da expiração da vida útil esperada.

Serão apresentados os seguintes campos:

Vida útil: Informe o número de anos que compõe a vida útil dos ativos deste tipo. Feito isso, acione o botão ao lado do campo. Na listagem na parte interior da tela, será exibido cada um dos meses do período da vida útil e a respectiva taxa de depreciação mensal.

Taxa anual: Apresenta o resultado do cálculo: 100 / [Vida útil]

Taxa mensal: Apresenta o resultado do cálculo: [Taxa anual] / 12

Soma dos dígitos dos anos

Ao especificar a taxa de depreciação e o período de validade, é possível determinar um curso de depreciação que se modifica em níveis (geralmente decrescentes) ao longo do tempo.

O período de validade pode ser baseado, entre outras coisas, na data de capitalização ou na data de início de depreciação.

A modificação entre os níveis de depreciação não deve ocorrer no início ou no fim de um exercício. O usuário também pode mudar para outra taxa de depreciação durante o exercício.

No campo Vida útil, informe o número de anos que compõe a vida útil dos ativos deste tipo. Feito isso, acione o botão ao lado do campo. Na listagem na parte interior da tela, será exibido cada um dos meses do período da vida útil e a respectiva taxa de depreciação mensal.

Veja no quadro logo a seguir, um exemplo do cálculo da taxa mensal para este tipo de método de depreciação.

Manual

Neste método o usuário irá determinar a quantidade de anos de vida útil e então para cada mês o sistema irá permitir definir uma quota de depreciação.

No campo Vida útil, informe o número de anos que compõe a vida útil dos ativos deste tipo. Feito isso, acione o botão ao lado do campo. Na listagem na parte interior da tela, será exibido cada um dos meses do período da vida útil. Dê um duplo clique no campo da coluna Taxa mensal %, informe a porcentagem equivalente à taxa de depreciação do período.

 

Exemplo de cálculo da taxa de depreciação no método "Soma dos dígitos dos anos"

Considerando que o valor informado da vida útil do ativo foi "4":

Para se obter a taxa anual se realiza o seguinte cálculo: 100 / [Vida útil]. Com isso:

ºRestante da vida útil total: 10 (= 4 + 3 +2 +1)

ºPrimeiro ano de depreciação: 100% * 4 / 10 = 40%

ºSegundo ano de depreciação: 100% * 3 / 10 = 30%

ºTerceiro ano de depreciação: 100% * 2 / 10 = 20%

ºQuarto ano de depreciação: 100% * 1 / 10 = 10%

Para se obter a taxa mensal, se realiza o seguinte cálculo: [Taxa anual] / 12

 

Quando todas as configurações desejadas forem realizadas, salve o registro.