Navigation:  Configuração > Fonte de dados > Fonte de dados Web Service >

Configurar fonte de dados Web Service

Top  Previous  Top  Next

Para incluir uma nova fonte de dados Web Service, acione o botão new da barra de ferramentas da tela principal. Já para editar uma fonte de dados, selecione-a na lista de registros e acione o botão edit.

 

A inclusão e edição de uma fonte de dados Web Service é realizada por meio de um assistente. Nele, estão disponíveis as seguintes etapas:

 

webservice_dados_zoom90

 

Se a fonte de dados foi incluída a partir de um arquivo WSDL, após realizar a importação do arquivo, o assistente será apresentado para a configuração dos detalhes.

 

Dados do Web Service

 

Dados de cadastro do Web Service

Clique para adicionar uma imagem

Clique neste quadro para incluir uma figura que representará a fonte de dados.

Identificador

Informe um número ou sigla para identificar o Web Service.

Habilitado

Utilize esta opção para habilitar/desabilitar o Web Service sem a necessidade de excluí-lo.

Nome

Informe um nome para o Web Service.

URL (WSDL)

Informe o endereço WSDL (Web Services Description Language) do serviço que será utilizado, ou seja, a URL que tem os métodos que serão implementados na função executada pelo serviço/Web Service.

Web service interno do SE Suite

Marque esta opção para selecionar um Web Service interno disponibilizado pelo SE Suite. Com isso, não será necessário criar uma nova fonte, caso as configurações de domínio do ambiente sejam alteradas. Os campos "Versão do WSDL" e "URL de conexão" não estarão disponíveis, visto que estas informações serão definidas internamente.

Versão do WSDL

Selecione a versão do WSDL que será utilizada no Web Service. Este campo não estará disponível se a opção "Web service interno do SE Suite" foi marcada anteriormente.

Formato da data

Selecione o formato que será utilizado pelo Web Service para realizar a formatação da data. Para incluir uma nova formatação de data, acione o botão plus ao lado do campo e na tela que será aberta, informe um identificador e o formato desejado. Utilize a opção Habilitado/Desabilitado, para habilitar/desabilitar o formato. Utilize os demais botões ao lado do campo para editar o formato selecionado e limpar o campo.

Autenticação

No campo Tipo de autenticação selecione uma das seguintes opções:

Anônimo: Não haverá necessidade de autenticação.

Autenticação básica: A autenticação se dará por usuário e senha no cabeçalho da requisição HTTP. Nos respectivos campos que serão habilitados, informe o Usuário e Senha que serão utilizados para autenticação do serviço. Caso desejar, informe também o domínio que será utilizado.

WS-Security (Password Text): O usuário e senha são enviados junto com a mensagem SOAP, para validar a comunicação entre o serviço e seu consumidor. Nos respectivos campos que serão habilitados, informe o Usuário e Senha que serão utilizados para autenticação do serviço.

API key: A autenticação se dará por um token no cabeçalho da requisição HTTP. Este tipo de autenticação deve ser usado apenas quando a fonte de dados cadastrada for um WSDL do SE Suite. No campo API key que será apresentado, informe o token do usuário que será utilizado para a operação. O token utilizado pode ser gerado por meio da seção API Gateway, da tela de dados do usuário, quando acessada pelo painel de usuário. Para mais informações sobre este tipo de autenticação, consulte o Guia de integração.

Avançado

URL de conexão

Informe a URL que o SE Suite utilizará no momento de realizar a operação do webservice. Se este campo não for preenchido, o SE Suite reconhecerá a URL a partir do próprio WSDL indicado na URL, porém, se existir mais de uma definida, o sistema poderá utilizar um endereço diferente do desejado. Nestes casos, para o correto funcionamento do serviço, é necessário preencher este campo com a URL que deve ser utilizada.

Este campo não estará disponível se a opção "Web service interno do SE Suite" foi marcada anteriormente.

Proxy

Selecione o proxy que deseja utilizar para autenticação no servidor, no momento da execução do Web Service.

 

 

Utilize o botão Próximo, da parte inferior do assistente, para acessar a próxima etapa da qual se encontra.

 

Métodos

 

Nesta etapa, serão apresentadas as funções que poderão ser executadas pelo Web Service. Os métodos apresentados irão variar de acordo com a URL (WSDL) informada na etapa anterior.

 

webservice_metodos_zoom90

 

A

Para localizar um determinado método de forma mais eficiente, informe no campo localizado na parte superior da tela, o nome do método ou atributo que o compõe e acione o botão Filtrar. Os métodos correspondentes serão apresentados na parte inferior da tela.

B

Utilize o toggle localizado ao lado de cada método para habilitar ou desabilitar sua execução.

C

Ao clicar sobre a seta localizada ao lado de cada método, serão apresentados os parâmetros de entrada e saída do método, divididos em colunas. Na hierarquia de parâmetros será possível identificar o tipo de dado de cada parâmetro. Veja no tópico "Tipo de dados suportados", a seguir, os tipos de atributos que são suportados pelos métodos da fonte de dados Web Service.

 

 

Utilize o botão Próximo, da parte inferior do assistente, para acessar a próxima etapa da qual se encontra.

 

Segurança

 

Nesta etapa, é possível definir uma lista de segurança para a fonte de dados Web Service. Habilite a opção desejada:

Privado

Público

Se esta opção for habilitada, apenas os usuários definidos nesta aba poderão editar ou visualizar a fonte de dados Web Service. Para isso, utilize as seguintes colunas:

Editar: Defina os usuários, equipes, áreas e/ou funções que terão permissão para editar a fonte de dados.

Visualizar: Defina os usuários, equipes, áreas e/ou funções que terão permissão para visualizar a fonte de dados.

Se esta opção estiver habilitada, então todos os usuários do sistema poderão visualizar a fonte de dados Web Service, porém, apenas os usuários definidos na respectiva coluna poderão editá-la.

Por isso, a coluna Visualizar estará desabilitada (visto que a fonte de dados poderá ser visualizada por qualquer usuário).

Na coluna Editar, defina os usuários, equipes, áreas e/ou funções que terão permissão para alterar os dados da fonte de dados.

Para adicionar um usuário/equipe/área/função à lista de segurança, basta digitar o nome desejado no campo disponível e selecionar a opção correspondente na lista que será apresentada ou pressionar a tecla "Enter" do teclado.

Para excluir um usuário/equipe/área/função da lista de segurança, acione o botão delete_smally localizado ao lado do registro desejado.

 

Utilize o botão Próximo, da parte inferior do assistente, para acessar a próxima etapa da qual se encontra.

 

Resumo

 

Nesta etapa, é apresentada uma visão geral das configurações da fonte de dados Web Service. É possível também, realizar o consumo dos métodos que foram habilitados. Para isso, acione o botão Teste de consumo ao lado do método desejado. Na tela que será aberta, informe os valores dos parâmetros necessários para consumir o método e em seguida, acione o botão Executar, da parte inferior da tela. Podem ser apresentados dois tipos de resposta:

Resposta - Teste de consumo

Sucesso

O consumo foi realizado com sucesso. Neste caso, será possível visualizar um JSON contendo o retorno do serviço via SE Suite.

Algo deu errado

Ocorreu um problema ao consumir o serviço. Verifique se este está disponível e se os dados forem preenchidos corretamente nas etapas descritas anteriormente.

 

Acione o botão Finalizar para encerrar a configuração da fonte de dados Web Service. Com isso, a tela do assistente será fechada.

 

Utilize o botão Anterior na parte inferior da tela, para retornar para uma etapa anterior da configuração da fonte de dados Web Service, para realizar as edições necessárias.

Utilize o botão Cancelar na parte inferior da tela, para sair do assistente de configuração da fonte de dados Web Service. Note que todos os dados informados até o momento atual serão perdidos. Para realizar esta operação efetivamente é necessário confirmar a pergunta feita pelo sistema.