Cadastrar formulário |
Para cadastrar um formulário, primeiramente, acesse o menu "Cadastro Formulário". Em seguida, acione o botão e selecione a opção "Formulário". A tela de cadastro do formulário é um wizard (assistente) que divide a operação de cadastro em três etapas:
Etapa 1 - Dados geraisNesta etapa devem ser preenchidos os dados gerais do formulário. Para isso, preencha os seguintes campos:
Identificador: Informe um número ou sigla para identificar o formulário. Nome: Informe um nome para o formulário em questão. Tipo de formulário: Selecione o tipo que classifica o formulário que está sendo cadastrado. Habilitar localização: Marque esta opção para que seja possível configurar o formulário em múltiplos idiomas, ou seja, para que os campos do formulário sejam apresentados no idioma do usuário que está executando. Para isso, selecione para quais idiomas o formulário em questão poderá ser traduzido. Consulte a seção Traduzindo formulários para obter detalhes sobre a tradução de formulários. Habilitar container: Marque nesta seção quais containers serão habilitados no formulário. ▪Análise de causa: Se esta opção estiver marcada, será apresentado no editor de formulário o item de Análise de causa. Ao associar um formulário configurado com o container de Análise de causa em um processo com automatização para o SE Problema, a etapa de análise de causa poderá ser realizada por meio do formulário, desde que este recurso esteja configurado no processo. ▪Plano de ação: Se esta opção estiver marcada, será apresentado no editor de formulário o item de Plano de ação. Ao associar um formulário configurado com o container de Plano de ação em um processo com automatização para o SE Problema ou para o SE Incidente, a criação/associação/visualização de planos de ação poderá ser feita por meio do formulário, desde que o processo esteja configurado com o recurso de associação de objetos do SE Plano de ação. ▪Perda operacional: Se esta opção estiver marcada, será apresentado no editor de formulário o item de Perda operacional. Ao associar um formulário configurado com o container de Perda operacional em um processo com automatização para o SE Problema ou para o SE Incidente, o cadastro e o controle de perda operacional poderão ser feitos por meio do formulário, desde que este recurso esteja devidamente configurado no processo.
Após terminar de preencher os campos, clique no botão Próximo para ir para a próxima etapa.
Etapa 2 - Guia de elaboraçãoNesta etapa, selecione uma das seguintes opções:
Criar novo formulário: Selecione esta opção para criar um formulário, sem se basear em algum formulário já registrado. Utilizar um modelo de formulário: Selecione esta opção para cadastrar um formulário baseado em um formulário existente. Caso esta opção seja selecionada, então deverá ser selecionado no campo Formulário o formulário que será utilizado para criar o formulário.
Após terminar de preencher os campos, clique no botão Próximo para ir para a próxima etapa.
Etapa 3 - Fonte de dados (Tabela)Nesta etapa, selecione uma das seguintes opções:
Utilizar uma tabela existente: Selecione esta opção caso o formulário que está sendo criado deva utilizar uma tabela já registrada. Para isso, no campo Tabela, selecione a tabela que será utilizada. Se a tabela selecionada estiver configurada com o controle de revisão, então será apresentado o campo Data de revisão, o qual deve ser preenchido com a data da revisão do formulário; se este campo for deixado em branco, será criada uma revisão para o formulário que está sendo cadastrado. Criar nova tabela: Selecione esta opção para criar uma tabela. Neste campo, preencha os campos Identificador, Nome e Tipo de tabela. Abrir editor de formulário ao criar: Marque esta opção caso deseje que o editor de formulário seja exibido após a finalização do cadastro do formulário.
Após terminar de preencher os campos, clique no botão Finalizar para concluir o registro do formulário. Se a opção "Abrir editor de formulário ao criar" estiver marcada, então o editor de formulário será apresentado para modelar o formulário. |