Navigation:  Gestão > Workflow >

Alterar situação do workflow

Previous  Top  Next

Veja como alterar a situação de um workflow:

 

Somente poderão realizar esta operação, os usuários que são gestores do processo ou da instância e/ou que possuírem as devidas permissões (reativar, suspender, cancelar e editar), configuradas na lista de segurança do workflow.

 

1.

Na lista de registros da tela principal, selecione o workflow desejado.

 

2.

Em seguida, acione o botão da barra de ferramentas. Neste momento, a tela de alterar a situação será apresentada:

 

 

A imagem acima refere-se à reativação de um workflow cancelado, porém, a tela que será apresentada no momento de alterar a situação de workflows com outras situações é similar.

 

3.

Na tela de alterar situação, os campos Identificador e Situação são preenchidos pelo sistema com as respectivas informações do workflow selecionado. Os demais campos da tela são apresentados e/ou ficam habilitados de acordo com o a situação em que o workflow se encontra:

Ação: Selecione a ação desejada para alterar a situação do workflow:

Reativar: Reativa um workflow cuja execução foi suspensa, cancelada ou encerrada.

Suspender: Interrompe a execução de um workflow. Ao reativar uma instância que foi suspensa, sua execução retorna na atividade que estava habilitada para execução.

Cancelar: Cancela a execução de um workflow. Ao reativar um workflow que foi cancelado é necessário informar a instância ou item que será reativado.

Bloquear para edição: Bloqueia a execução do workflow, permitindo editar a modelagem de seu fluxograma. É importante ressaltar que, enquanto um workflow estiver bloqueado, não será possível executar suas atividades.

Retornar para: Este campo somente será apresentado ao reativar um workflow cancelado ou encerrado. Preencha também os seguintes campos:

Instância: Esta opção somente será apresentada se o workflow que será reativado possuir um subprocesso. Selecione em qual instância (processo pai ou subprocesso) deseja retornar à execução do workflow.

Item: Selecione o item do fluxo para o qual deseja retornar à execução do workflow. Somente serão apresentados os itens do fluxo que foram executados ou estavam habilitados para a execução antes do cancelamento da instância. As informações de execução das atividades serão mantidas caso seja selecionado o item que estava habilitado para execução antes do cancelamento da instância.

Justificativa: Informe uma justificativa para a ação selecionada anteriormente. A justificativa informada poderá ser visualizada na seção Histórico da tela de dados do workflow ou da atividade.

 

Para que o iniciador, gestor da instância e executores das atividades do workflow, sejam notificados sobre a ação selecionada anteriormente, é necessário realizar as devidas configurações, na tela de dados do processo (seção Configurações Notificação).

 

4.

Em seguida, salve o registro. O workflow passará a ser exibido na lista de registros com a situação correspondente à ação selecionada anteriormente.