Espinha de peixe |
Ao selecionar a opção de ferramenta "Espinha de peixe", será exibida uma tela para selecionar a quantidade de tipos ou categorias que serão utilizadas para classificar as causas do defeito ou problema.
▪4M: Este tipo possui 4 categorias de problemas, os quais são: Máquina, Método, Material e Mão de obra. ▪6M: Este tipo possui 6 categorias de problemas, os quais são: Método, Matéria-prima, Mão de obra, Máquinas, Medição e Meio ambiente ▪8M: Este tipo possui 8 categorias de problemas, os quais são: Material, Máquinas, Mão de obra, Método, Meio ambiente, Gerenciamento, Matéria-prima e Medição ▪10M: Este tipo possui 10 categorias de problemas, os quais são: Gestão, Mão de obra, Máquina, Venda, Materiais, Meio ambiente, Mensagens, Métodos, Meio físico e Finanças ▪Livre: Neste tipo, as categorias deverão ser definidas manualmente. Se este tipo for selecionado, será apresentado o item "Categoria" no painel de itens.
Após definir o tipo, será apresentada a tela do diagrama de espinha de peixe. Na área do diagrama, a caixa posicionada na ponta da seta principal exibe o defeito/problema que está sendo analisado. As demais caixas do diagrama exibem as categorias das causas, as quais variam de acordo com o tipo de diagrama selecionado anteriormente (4M, 6M, 8M e 10M).
Se o tipo selecionado for "Livre", será possível definir quantas categorias forem necessárias. Neste caso, arraste o item "Categoria" para a área do diagrama e defina todas as categorias necessárias. Em seguida, conecte a categoria ao defeito/problema, utilizando o item Conector: após clicar no conector, o cursor do mouse mudará para uma seta, clique no item da categoria e, em seguida, no defeito, neste momento, uma seta fará a conexão entre os dois itens. Repita o procedimento para todas as categorias que estiverem associadas na análise.
Para informar as causas do defeito/problema, arraste o item Causa até o diagrama, próximo da área da categoria que classifica a causa em questão. Em seguida, com o item de causa selecionado, preencha os seguintes campos do painel Detalhes, localizado na lateral direita da tela:
▪Causa: Informe a causa do defeito. Neste campo é possível associar uma causa existente ou cadastrar uma nova causa. Utilize as opções, localizadas abaixo deste campo, para definir se a causa em questão é Causa raiz ou Causa potencial do defeito/problema. ▪Percentual: Informe o percentual da probabilidade desta causa ter gerado o defeito/problema que está sendo analisado. ▪Área responsável: Informe a área responsável pela causa. ▪Descrição: Informe uma descrição da causa.
Utilize o item Conector para ligar a causa à categoria. Para isso, após clicar no conector, o cursor do mouse mudará para uma seta, clique no item da causa e, em seguida, na categoria. Uma seta fará a conexão entre os dois itens. Repita o procedimento para todas as causas que estiverem associadas na análise.
Utilize o painel Propriedades, localizado na lateral direita da tela, para realizar configurações avançadas (cor de fundo, cor de borda, largura, cor da fonte, alinhamento, forma, entre outras) nos itens do diagrama que está sendo modelado. Utilize o botão Dados, localizado na barra de ferramentas, para alterar o identificador e/ou nome da análise.
Após salvar o diagrama, o sistema realizará uma verificação dos erros na modelagem do mesmo. Caso algum erro seja encontrado, o sistema irá apresentar uma tela com os erros. Corrija os erros e salve novamente o registro. Com isso a modelagem do diagrama estará completa.
|