Navigation:  Assinatura >

Assinatura eletrônica

Previous  Top  Next

Primeiramente é importante saber que assinatura eletrônica é um gênero do qual a digital faz parte, ou seja, assinatura eletrônica envolve todos os tipos de firma que usam os meios eletrônicos como validação. Exemplos dessa tecnologia são a assinatura mediante senha, aquela que você usa para realizar operações bancárias, e a assinatura digital.

 

Partindo desse pressuposto, é importante saber que toda assinatura digital é eletrônica, mas nem toda assinatura eletrônica é digital. Seja com a digitação de um código de segurança para confirmar uma transferência bancária ou por meio de certificado digital para efetuar operações no site da Receita Federal, a validação eletrônica assegura mais proteção às operações, velocidade no fechamento de negócios, praticidade e economia de custos com papéis, cartuchos e demais materiais de escritório.

 

Nas operações diárias, as assinaturas eletrônicas podem ser aplicadas nos mais diversos tipos de documento. Por apresentarem valor jurídico, entram no fechamento de contratos de aluguel, seguros, planos de saúde, documentos de RH, contratos de compra e venda com clientes e fornecedores, assinatura de serviços, operações bancárias, notificações jurídicas, além de outras possibilidades.

 

O que é importante que você saiba é que a utilização desse formato agiliza a finalização de procedimentos e etapas, e também garante a integridade e a autenticidade das partes.

 

No SE Documento é possível utilizar a assinatura eletrônica em documentos através das seguintes integrações:

DocuSign

ClickSign

SignOn

BRy

GOV.BR