Navigation:  Execução > Coleta de dados >

Abrindo o diário de bordo

Previous  Top  Next

Veja a seguir como registrar um diário de bordo para determinada amostra coletada:

 

1.O diário de bordo poderá ser aberto pelo sistema, conforme a configuração efetuada para as regras definidas nos Parâmetros gerais. Caso deseje abrir manualmente um novo registro, basta acionar o botão da aba Diário de bordo da tela de coleta de dados. A seguinte tela será apresentada:

 

 

2.Preencha os seguintes campos da tela de dados do diário de bordo:

Característica: Este campo é preenchido pelo sistema com o nome da característica na qual está se registrando a ocorrência.

Data: Este campo é preenchido pelo sistema com a data de registro da ocorrência.

Hora: Este campo é preenchido pelo sistema com a hora de registro da ocorrência.

Nr. amostra: Selecione o número da amostra na qual foi encontrada a anomalia.

Motivo da chamada: Este campo é preenchido pelo sistema com o motivo da chamada desta tela. Quando o diário de bordo for aberto manualmente, este campo será preenchido como "Chamada manual". enquanto, quando o diário de bordo for aberto automaticamente, este campo será preenchido com o nome da regra configurada nos Parâmetros gerais, por exemplo, "Carta p - Tendência de pontos crescentes ou decrescentes".

Ocorrência: Selecione a ocorrência que será associada ao diário de bordo.

 

3.Na aba Justificativa, informe a justificativa para a abertura do diário de bordo em questão.

 

4.Na aba Atributo são apresentados todos os atributos que foram associados na Configuração da coleta, por meio da aba Atributo para diário de bordo, os quais podem ter sido herdados da configuração efetuada nos Parâmetros gerais. Aqueles que forem requeridos devem ter, obrigatoriamente, seus valores preenchidos para que o registro no diário possa ser encerrado.

 

5.Salve o registro após preencher os campos acima, porém, não feche a tela de dados. Neste momento, as demais abas ficarão habilitadas para preenchimento.

 

6.De acordo com a integração configurada nos Parâmetros gerais para o tratamento de ocorrências encontradas nos diários de bordo, uma das seguintes abas será apresentada:

Plano de ação

Nesta aba é feita a associação do plano de ação que será utilizado para tratar a ocorrência que foi associada ao diário de bordo da coleta. Para tanto, no respectivo campo, selecione o plano de ação desejado. Lembre-se que somente estarão disponíveis para seleção os planos de ação que estiverem na etapa de planejamento e que ainda não foram associados a algum objeto (por exemplo: calibração, FMEA, risco, etc.).

 

Acione o botão localizado ao lado do campo "Plano de ação", para incluir um novo plano de ação. Para tanto, o usuário em questão deve ter permissão de acesso ao menu de planejamento do plano de ação do componente SE Plano de Ação.

Lembre-se que toda gestão do plano de ação associado ao diário de bordo deve ser realizada por meio do componente SE Plano de Ação.

 

As atividades do plano de ação serão exibidas na lista de registros desta aba somente após os dados do diário de bordo serem salvos pela primeira vez.

Quando acionado, abre para visualização a tela de dados da atividade que está selecionada.

Quando acionado, abre para visualização a planilha de atividades do plano de ação em questão.

 

Não-conformidade

Nesta aba é feita a associação das não-conformidades (ocorrências) encontradas na coleta, que serão controladas por meio do componente SE Ação. Utilize os respectivos botões da barra de ferramentas lateral para incluir ou importar as ocorrências desejadas.

Quando acionado, permite incluir uma nova ocorrência.

Quando acionado, permite associar uma ocorrência já identificada no componente SE Ação.

 

Informações detalhadas sobre o registro de ocorrências podem ser encontradas na documentação específica do componente SE Ação.

 

Incidente

Permite associar dos incidentes encontrados na coleta, que serão controladas por meio do componente SE Incidente. Utilize os respectivos botões da barra de ferramentas lateral para incluir ou importar os incidentes desejados:

Quando acionado, permite Iniciar um novo incidente ou Associar incidentes já registrados no sistema.

Quando acionado, abre a tela de dados do incidente selecionado.

Quando acionado, abre para visualização o fluxograma do processo do incidente selecionado.

 

Mais detalhes sobre o registro de novos incidentes encontram-se na documentação do componente SE Incidente.

 

Problema

Nesta aba é feita a associação dos problemas encontrados na coleta, que serão controlados por meio do componente SE Problema. Utilize os respectivos botões da barra de ferramentas lateral para incluir ou importar os problemas desejados:

Quando acionado, permite Iniciar um novo problema ou Associar problemas já registrados no sistema.

Quando acionado, abre a tela de dados do problema selecionado.

Quando acionado, abre para visualização o fluxograma do processo do problema selecionado.

Quando acionado, abre para visualização a tela com o histórico do processo do problema selecionado.

 

Mais detalhes sobre o registro de novos problemas encontram-se na documentação do componente SE Problema.

 

7.Na aba Análise estão disponíveis algumas ferramentas de análise para auxiliar a detecção das ocorrências identificadas na coleta das medições. Veja como realizar a inclusão dessas ferramentas:

Um menu será exibido ao acionar este botão, permitindo Incluir uma nova ferramenta de análise (FTA, Espinha de peixe 4M/6M/8M/10M ou Espinha de peixe livre) ou Associar uma ferramenta de análise já registrada.

Ao acionar este botão será possível editar o diagrama da ferramenta de análise selecionada. Após aberta, os dados da ferramenta de análise também poderão ser alterados.

 

Para obter mais detalhes sobre as ferramentas de análise, consulte a seção Guia do usuário Ferramentas Ferramentas de análise.

 

Salve o registro do diário de bordo.