Ao preencher os campos de pesquisa, algumas informações devem ser levadas em consideração:
O que será pesquisado
As palavras introduzidas são automaticamente pesquisadas no título, descrição e conteúdo de cada arquivo eletrônico/anexo dos registros incluídos no sistema. Estas palavras são buscadas de três maneiras:
▪Palavra como ela foi escrita e condições que nela foram feitas; ▪Fonética (pelo som da palavra). Por exemplo: ao digitar vaso, ele procura por waso, wazo, vazo. |
Truncagem de palavras
Quando não se tem certeza da palavra completa presente no conteúdo do arquivo ou se essa palavra tem uma variação em seu sufixo, é possível truncá-la. Truncar é substituir, normalmente, o sufixo por um caractere curinga, para especificar variações.
|
Caracteres curingas
Para facilitar a pesquisa as palavras podem ser truncadas, utilizando o caractere curinga '*' (asterisco), para substituir uma sequência de caracteres em uma palavra. Por exemplo: Ao digitar Cas* o resultado poderá retornar: casca, casamento, casaco, castor, castelo.
|
Prioridade de palavras
Para que uma palavra, obrigatoriamente, apareça no resultado da pesquisa, pode ser utilizado o sinal +. Por exemplo: + lei + direito (as duas obrigatórias) lei + direito (lei opcional e direito obrigatória).
|
Para eliminar documentos com palavras não desejadas
Caso desejar que uma palavra não esteja presente nos resultados da pesquisa, é possível utilizar o sinal -. Por exemplo: agravo - regimental, encontra os documentos que contêm a palavra agravo, exceto aqueles que contêm também a palavra regimental.
|
Pesquisa booleana
Para restringir ainda mais a pesquisa é possível combinar as palavras utilizando os operadores booleanos. São eles:
▪AND (E): É um operador de interseção e retorna obrigatoriamente todas as palavras que estiverem combinadas por meio dele. Por exemplo: pensão AND alimentícia, recupera todos os documentos que contêm ambas as palavras: pensão e alimentícia. ▪OR (OU): É um operador de união e retorna ao menos uma das palavras que estiverem combinadas por meio dele. Por exemplo: crime OR delito, recupera todos os documentos que contém a palavra crime ou a palavra delito ou ambas. ▪NOT (Não): É um operador de exclusão, ou seja, exclui do resultado da pesquisa a palavra introduzida após ele. Por exemplo: imposto NOT taxa, recupera todos os documentos que contém a palavra imposto exceto aqueles que contém também a palavra taxa.
Os operadores booleanos:
▪Podem ser utilizados em conjunto. Utilize também, os parênteses para agrupá-los com as palavras que serão pesquisadas. Por exemplo: (alimentos OR pensão) AND (separação OR divórcio). ▪Devem sempre ser escritos em MAIÚSCULAS. |
|
Pesquisar frases
Para pesquisar várias palavras como uma frase, use aspas (" "). Por exemplo: "Juizados Especiais Federais"
|
|