Navigation:  Painel de análises >

Criar/Editar análise

Previous  Top  Next

A criação e edição de análises no SE Analytics se dá por meio do menu Cadastro arrowrgray Painel de análise.

 

Para editar uma análise, selecione-a na lista de registros do segundo quadrante, e acione o botão edit da barra de ferramentas. Neste momento o assistente de criação de análise será aberto, com seus campos já preenchidos. Veja a descrição destes campos a seguir.

 

Para cadastrar uma análise acesse o menu "Cadastro arrowrgray Painel de análise" e acione o botão new da tela principal. Caso queira editar uma análise existente, localize e selecione a análise desejada e acione o botão edit da tela principal. Veja a seguir os passos de como configurar a análise:

 

Durante a edição de uma análise, poderá ser exibida uma mensagem informando que a análise está apresentando lentidão. Neste caso, acesse a etapa "Construção da Query" e revise o SQL e/ou ative a materialização.

 

Dados gerais

Na etapa Dados gerais informe o Identificador e o Nome da análise. Case deseje classificar a análise em alguma hierarquia, selecione o tipo, no campo Tipo de análise, que classifica a análise em questão. No campo Descrição, descreva mais detalhes sobre a análise.

 

analise_01

 

Vale lembrar que no campo "Tipo de análise" somente serão apresentados os tipos que foram previamente cadastrados no menu "Configuração arrowrgray Tipo de análise".

 

Após terminar de preencher os campos, clique no botão Próximo para ir para a próxima etapa.

 

Construção da Query

A etapa Construção da Query consiste em informar o comando SQL que irá definir os dados a serem utilizados pela análise, entre outras configurações. Para isso preencha os seguintes campos:

 

analise_02

 

Fonte de dados: Selecione a fonte de dados que contém os dados que serão utilizados pela análise. A fonte de dados estabelece a conexão com o banco de dados e deve estar previamente configurada no SE Administração. Lembrando que a fonte de dados "SE Suite" é o padrão do sistema e é apresentada sem a necessidade de configuração prévia. Esta fonte de dados efetua a conexão com o banco de dados do SE Suite.

Materializar dados: Marque esta opção caso deseje que os dados sejam materializados, ou seja, o comando SQL da análise será executado de tempos em tempos e o resultado será armazenado em uma tabela temporária. Quando esta opção for marcada, será apresentada a opção "Editar agendamento", a qual permite definir o intervalo de sincronização da materialização desta análise.

Construção da Query: Informe o comando SQL que será utilizado na análise. Em seguida, acione o botão Executar, ou tecle CTRL + ENTER para executar o comando SQL definido no campo. Caso ocorra algum erro, será apresentado na tela. Também é possível configurar um ou mais campos calculados para serem exibidos no resultado da execução da query. O recurso de Campo calculado permite exibir uma informação adicionar no resultado da query, como a subtração entre os valores de duas colunas, por exemplo. Consulte a seção Configurar campo calculado para obter mais informações sobre como utilizar este recurso na análise.

 

Acione o menu Constantes para visualizar quais constantes podem ser utilizadas no SQL. Ao clicar sobre uma constante, a mesma é adicionada ao comando SQL.

Acione o botão Dicionário de dados para visualizar as tabelas da fonte de dados "SE Suite". O Dicionário de dados apresenta o padrão de nomenclatura e funções, além das diretrizes do SE Suite para a utilização dos bancos de dados.

Acione o botão Pré-visualização para ter uma pré-visualização da análise dos dados obtidos na query. Se necessário algum ajuste, efetue as correções no comando SQL informado e execute-o novamente.

 

Após terminar de preencher os campos, clique no botão Próximo para ir para a próxima etapa.

 

Campos

Na etapa Campos configure os campos que serão apresentados na análise:

 

analise_03

 

Campo: Nesta coluna são exibidos os nomes de cada campo.

Rótulo para o usuário: Informe neste campo os rótulos de cada coluna.

Tipo de dado: Esta coluna informa o tipo de dado de cada campo.

Formatação: Utilize este campo para alterar o tipo de dado, quando for necessária a alteração da formatação de algum campo. Por meio deste campo é possível alterar a formatação regional de algum tipo de informação, por exemplo, data (dd/mm/aaaa, mm/dd/aaaa, etc.), moeda ($, €, £, etc.), entre outros.

Função de agregação: Esta coluna estará disponível apenas para os dados do tipo numérico. Uma função de agregação processa um conjunto de valores contidos em uma única coluna de uma tabela e retorna um único valor como resultado. Estão disponíveis as seguintes funções:

Soma: Esta função calcula a soma dos valores de uma única coluna e retorna esse resultado.

Máximo: Esta função irá analisar um conjunto de valores e retorna o maior entre eles.

Mínimo: Esta função irá analisar um conjunto de valores e retorna o menor entre eles.

Média: Esta função calcula a média aritmética dos valores de uma coluna e retorna esse resultado.

Contagem: Esta função retorna a quantidade de linhas de uma coluna, ou seja, a quantidade de valores do campo.

 

Após terminar de preencher os campos, clique no botão Próximo para ir para a próxima etapa.

 

Segurança

Para definir a segurança da análise, na tela que será apresentada, habilite a opção desejada:

Privado: Apenas os responsáveis(1) definidos nesta tela poderão editar ou visualizar a análise. Para isso, nas colunas Editar e Visualizar, defina quem poderá realizar estas operações(2).

Público: Todos os usuários do sistema poderão visualizar a análise, porém, apenas os responsáveis definidos na coluna Editar poderão realizar esta operação(2) (3).

Feito isso, clique em Aplicar.

 

1 - Responsáveis são aqueles que podem ser adicionados à lista de segurança, podendo ser: um usuário, uma equipe, uma área ou uma função.

2 - Para adicionar um responsável à lista de segurança, basta digitar o nome desejado no campo disponível e selecionar a opção correspondente na lista que será apresentada ou pressionar a tecla "Enter" do teclado. Para excluir um responsável da lista de segurança, acione o botão delete_smally localizado ao lado do registro desejado.

3 - Se a segurança da análise for Pública, a coluna "Visualizar" estará desabilitada, visto que a análise poderá ser visualizada por qualquer usuário.

Para que a visão possa ser utilizada em um portal, é importante que os usuários que forem acessá-lo tenham ao menos permissão de "Visualização" configurada.

É importante ressaltar que a segurança é por análise, ou seja, ao editar a segurança pelo Editor de visões, é a segurança da análise que está sendo editada e não sendo configurada uma segurança para a visão.

 

analise_04

 

Após terminar de preencher os campos, clique no botão Finalizar para concluir a configuração da análise.

 

Após criar uma análise é necessário criar as visões desta análise. Consulte a seção Criar/editar visão para obter mais detalhes de como criar e/ou editar uma visão.