Navigation:  Assinatura >

Assinatura digital

Previous  Top  Next

A assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica que utiliza algoritmos de criptografia assimétrica para garantir uma proteção extra na autenticidade das documentações. Levando em consideração as assinaturas existentes, ordenando por níveis de segurança entre os tipos de assinaturas, temos a digital com grau máximo de autenticação, seguida pelas demais categorias de assinatura eletrônica até chegar à assinatura no papel, a mais vulnerável e burocrática de todas.

 

A assinatura digital emprega um par de chaves:

 

A chave privada, composta por um conjunto de códigos criptografados de conhecimento exclusivo do subscritor com a finalidade de codificação e identificação do autor do arquivo;

A chave pública, derivada da anterior e usada para conferir a validade da assinatura.

 

As codificações são diferentes em cada assinatura, e qualquer tentativa de alteração no documento invalida a assinatura já fixada. Além disso, tudo ainda é chancelado por uma Autoridade Certificadora. Tal entidade é devidamente licenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, unidade responsável pela criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras, fornecedora de certificados no padrão ICP-Brasil.

 

Para assinar digitalmente um documento, é necessário ter um certificado digital. Vale lembrar que desde julho de 2018, esse recurso é obrigatório para empresas com mais de um funcionário e pode ter validade variando entre 1 e 3 anos, de acordo com a necessidade de cada negócio. O certificado é indispensável para alguns procedimentos específicos, como a emissão da nota fiscal eletrônica.

 

No SE Documento é possível utilizar a assinatura digital através do certificado digital. Veja mais detalhes em Configurar assinatura digital.