Navigation:  Gestão > Planejamento de Scorecard > Planejar scorecard > Estrutura > Configurar indicadores na estrutura do scorecard >

Indicador multidimensional

Previous  Top  Next

Os indicadores multidimensionais são indicadores que agrupam vários subindicadores (dimensões) que formam seus valores, ou seja, trata-se de um facilitador que deve ser utilizado quando os subindicadores são semelhantes ao indicador pai.

 

Na prática:

O valor do faturamento da organização será obtido a partir da soma do faturamento de cada filial da empresa. Para isso, basta criar um indicador multidimensional "Faturamento", definir que o cálculo será por "Soma" e definir a quantidade de "Dimensões" correspondente ao número de filiais que a empresa tem.

 

Veja como realizar a configuração deste tipo de indicador:

 

Passo 1

Para configurar um indicador presente na estrutura do scorecard como multidimensional, habilite a respectiva opção na tela de dados do indicador:

 

indicador_multidimensional_zoom80

 

Passo 2

Em seguida, clique ao lado da opção desejada, para habilitar como será realizado o cálculo do indicador:

Soma: Os valores das dimensões do indicador serão somados.

Média: Será calculada a média dos valores das dimensões que compõem o indicador. Ao clicar nesta opção, será apresentada a opção Meta hereditária. Habilite-a para que as metas das dimensões tenham o mesmo valor da meta do indicador. Se esta opção não for habilitada, será mantido o cálculo individual para cada meta da dimensão.

 

Passo 3

Realize as demais configurações desejadas e salve o registro.

 

Visto que o sistema calculará os valores do indicador a partir da opção definida anteriormente, a seção "Fórmula" da tela de dados do indicador multidimensional somente estará disponível se for definido que o cálculo será por média e a meta será hereditária. Caso contrário, a seção "Fórmula" não estará disponível.

A seção "Subindicador" não estará disponível na tela de dados do indicador multidimensional, pois estes serão as dimensões configuradas anteriormente.

 

Passo 4

Na seção Dados gerais, será apresentada a seção Dimensão. Na barra de ferramentas lateral desta seção, acione o botão link. Na tela que será aberta, estão disponíveis os seguintes campos:

Identificador: Informe um identificador para a dimensão. Note que não será possível informar o identificador de um indicador existente.

Multidimensional: Habilite esta opção se a dimensão em questão terá subdimensões. Caso contrário, mantenha-a desabilitada.

Herdar lista de segurança do indicador: Mantenha esta opção configurada para que a dimensão em questão tenha as mesmas configurações de segurança do indicador pai ao qual ela pertence. Para personalizar uma lista de segurança para a dimensão, desabilite esta opção.

Após preencher os campos necessários, clique na opção Salvar da parte inferior da tela.

 

Utilize o botão unlink da barra de ferramentas lateral, para excluir a dimensão selecionada na lista de registros.

 

Passo 5

Na lista de registros, selecione a dimensão criada e acione o botão edit. Neste momento, será apresentada a tela de dados para configurar a dimensão, conforme desejado. Veja a descrição detalhada dos campos da tela que será apresentada na seção Configurar indicadores na estrutura do scorecard.

 

Se no momento da inclusão da dimensão for habilitada a opção "Multidimensional", esta opção será apresentada habilitada na tela de dados. Neste caso, repita os passos descritos nesta seção para configurar a subdimensão, conforme desejado.

Se no momento da inclusão da dimensão foi desabilitada a opção "Herdar lista de segurança do indicador", será apresentada a seção Segurança, para personalizar a lista de segurança da dimensão.

Se a dimensão não for multidimensional, será possível associar subindicadores e configurar fórmulas para seu cálculo, além das demais configurações possíveis para um indicador.

 

Passo 6

Após realizar todas as configurações desejadas no indicador e suas dimensões, salve o registro. Com isso, o indicador multidimensional será criado na estrutura do scorecard, agrupando as dimensões.