Ferramentas de análise |
As ferramentas de análise estão disponíveis em diversos componentes do SE Suite com o objetivo de identificar causa de um defeito ou problema. Estão disponíveis as seguintes ferramentas de análise:
5 PorquêsO "5 Porquês" é uma técnica para encontrar a causa raiz de um defeito ou problema. Esta ferramenta é muito usada na área de qualidade, mas na prática, se aplica em qualquer área. Foi desenvolvida por Sakichi Toyoda (fundador da Toyota) e foi usada no Sistema de Toyota de Produção durante a evolução de suas metodologias de manufatura. Esta ferramenta permite registrar como se chegou a uma determinada causa básica através de perguntas sucessivas de Porquês. Veja mais detalhes na seção 5 Porquês.
Espinha de peixeA "Espinha de Peixe", também conhecida como diagrama de causa e efeito, foi proposta por Ishikawa na década de 60. Criada originalmente para identificar as causas dos problemas no processo de produção de um produto (indústria), mas a sua utilização foi mais além, podendo ser aplicada em qualquer tipo de problemas organizacionais. A Espinha de Peixe parte de um "problema" (considerado o efeito do diagrama) e de todas as influências dele (consideradas as causas do diagrama). Esse efeito e as causas identificadas são colocados no formato de uma espinha de peixe, o que facilita muito a visualização, a relação entre todas as causas e como o efeito (problema) pode ser resolvido. Veja mais detalhes na seção Espinha de peixe.
FTAO diagrama da árvore de falhas (Fault Tree Analysis - FTA) é uma representação gráfica, associada ao desenvolvimento de uma falha particular do sistema (efeito), chamada de evento de topo, e às falhas básicas (causas), denominadas de eventos primários. Por este motivo, é considerada como uma ferramenta de top down (de cima para baixo). Em outras palavras, é um processo lógico dedutivo que parte de um evento indesejado, buscando todas as combinações de "causas básicas" que podem levar a ocorrência deste evento. Veja mais detalhes na seção FTA.
Consulte as seguintes seções para obter mais detalhes sobre as ferramentas de análise:
▪Registrar ferramenta de análise ▪Área de trabalho das ferramentas de análise ▪Modelar ferramenta de análise |