Agora o sistema permite que uma análise e suas visões sejam exportadas e importadas de uma instalação do SE Suite para outra, como por exemplo, de um ambiente de teste ou homologação para um ambiente de produção. O objetivo desta melhoria é facilitar o processo de replicação dessas análises que até então era realizado 100% de forma manual.
A nova funcionalidade está disponível no menu Analytics Cadastro Painel de análises (AN003) através do botão Mais Exportar/Importar.
Importante: Caso o SQL de origem seja incompatível com o banco de dados do destino, após a importação, o sistema irá avisar o usuário que o SQL precisa ser compatibilizado com o banco de dados do destino. |
Agora no portal é possível visualizar todos os registros que deram origem ao gráfico, bem como permitir que o usuário, se autorizado, acesse a tela de dados de cada um desses registros.
Ao clicar em Ver dados o sistema apresentará uma tabela, permitindo o usuário explorar estes dados através de operações como filtro, drill down, exportação, entre outras. Ao clicar em Ver gráfico o sistema volta a exibir o gráfico.
Agora, através do botão Ordenar que foi adicionado ao card, é possível modificar os critérios de ordenação dos dados. O objetivo desta melhoria é facilitar a ordenação dos dados, diretamente pelo portal, sem precisar abrir o OLAP.
No cadastro da análise, quando a análise possuía um grande número de visões, era trabalhoso encontrar uma visão específica. Agora, foi aprimorado o filtro Visão para filtrar também a listagem de visões.
O filtro continua disponível no mesmo lugar, através do menu Analytics Cadastro Painel de análises (AN003), botão Mais filtros Análise.
O processo de materialização recebeu as seguintes melhorias:
1.A materialização deixou de ser paralela e por padrão será executada em fila, reduzindo a carga no servidor. Se for necessário, através do menu Analytics Configuração Parâmetros gerais (AN007), é possível modificar este comportamento.
2.Otimizado o descarte das tabelas de materializações antigas no banco de dados, para que sejam descartadas sem passar pela lixeira do banco de dados Oracle.
3.Disponibilizada, nas análises materializadas, a opção para a criação de índices nos campos data, possibilitando assim uma agilidade extra nas consultas que utilizam esses campos. Importante: os campos data que são utilizados através do SoftExpert Desempenho serão indexados automaticamente.
A exportação para XLSX deixou de ser paralela e por padrão será executada em fila, reduzindo a carga no servidor. Se for necessário, através do menu Analytics Configuração Parâmetros gerais (AN007), é possível modificar este comportamento.
Agora o sistema passou a atuar proativamente sobre as análises que apresentam lentidão. Por padrão, as análises que gerarem três timeouts consecutivos serão bloqueadas por uma hora. O objetivo deste controle é reduzir a carga no servidor causada por requisições que recorrentemente não conseguiram ser processadas com sucesso. Para evitar que as análises sejam bloqueadas, pode ser necessário revisar e/ou otimizar o SQL. A análise é desbloqueada após esta revisão ou quando terminar o tempo de bloqueio. Se for necessário, através do menu Analytics Configuração Parâmetros gerais (AN007), é possível ajustar estes parâmetros a sua realidade.
Consulte também as melhorias realizadas neste componente em versões anteriores: