Show/Hide Toolbars

Release Notes

Correção de vulnerabilidades

Vulnerabilidades gerais

Eliminado o uso do cabeçalho HTTP_X_FORWARDED_HOST dos recursos PHP para evitar a exploração da vulnerabilidade conhecida como Host Header Attack;

Eliminado o uso da função nativa unserialize() dos recursos PHP expostos à manipulação de parâmetros pelo usuário para evitar a exploração da vulnerabilidade conhecida como PHP Object Injection;

Implementadas melhorias na validação de sessão dos recursos PHP para evitar acessos não autorizados;

Removido o uso de uma biblioteca de terceiro antiga do PHP chamada XAJAX que estava desatualizada e vulnerável a XSS.

 

Exportação de datas das telas de consulta com valor de data para arquivo Excel

Anteriormente, ao exportar para Excel a listagem de uma tela de consulta, como a consulta de Documentos (DC021) ou de Projetos (PR020), por exemplo, os campos de data ficavam como se fossem valores de texto ao invés de um valor de data. Eles até ficavam formatados corretamente como uma data, porém ficavam alinhados à esquerda como se fossem um texto comum e ao realizar algumas operações o valor resultante era encarado apenas como texto ou numérico, exigindo que o usuário fizesse uma formatação adicional nele para torná-lo uma data convencional.

 

Por exemplo:

Se determinado campo possuir o valor de data “10/01/2020” e este for realmente do tipo data, ao somar 2 dias a este valor obtém-se o novo valor “12/01/2020” já no formato de data convencional.

Porém, se este mesmo campo possuir o valor de data “10/01/2020”, mas ele não for do tipo data (ex: for um texto comum), ao somar 2 dias o valor obtido acaba ficando como “43842”, sendo necessário, portanto, utilizar mais alguma função ou formatação para transformar este valor numérico na data “12/01/2020”.

Este é só um exemplo, o qual pode variar ou não ser aplicável dependendo da versão do Excel utilizada.

 

Então para evitar alguma manipulação ou tratamento adicional nestes valores de data, a partir desta versão, a exportação para Excel das tabelas das telas de consulta irá exportar os valores de data em um formato de data reconhecido pelo Excel para facilitar manipulações com estes campos.

 

Veja um exemplo de como o campo era exportado antes:

E como o campo é exportado a partir desta versão:

Era uma data, mas acabava sendo interpretado como um texto onde inclusive ficava alinhado à esquerda

Agora o campo é interpretado como do tipo data, ficando alinhado à direita e dispensando tratamentos adicionais.

configuration_214-01

configuration_214-02

 

Fim do suporte ao IE 11 e ao Edge Legacy em 2021

De acordo com a própria Microsoft, os aplicativos e serviços do Microsoft 365 (antigamente chamado de Office 365) deixarão de suportar o Internet Explorer 11 a partir de 17 de Agosto de 2021.

Apesar do IE 11 continuar existindo e tendo suporte como um componente do sistema operacional Windows, o SE Suite seguirá a mesma diretriz do Microsoft 365 de não fornecer mais suporte ao IE 11 a partir da versão 2.1.5 para dar lugar a navegadores mais modernos, como o já suportado Google Chrome e o novo Microsoft Edge.

 

Vale reforçar também que a Microsoft encerrará o suporte ao Microsoft Edge Legacy em 09 de Março de 2021. Após esta data ele não receberá mais atualizações de segurança.

A Microsoft recomenda o uso do “novo Microsoft Edge” que é baseado no projeto de código aberto “Chromium”, e inclusive anunciaram que atualizações futuras do Windows deverão já instalar este novo aplicativo automaticamente.

 

 

Permitir a exclusão de fontes de dados SOAP com apenas métodos vinculados

Em versões anteriores, quando um método era habilitado em uma fonte de dados, ela não poderia mais ser excluída posteriormente devido a limitações do produto. A partir desta versão, será possível remover fontes de dados Web Service mesmo que estejam com métodos habilitados, porém, para que isso seja possível elas não podem estar sendo usadas em outros componentes do SE Suite, como Processo e Formulário, por exemplo.

 

Melhorias de performance relevantes

 

Performance da busca geral

Nesta versão, trabalhamos bastante para melhorar a performance do serviço de busca, reduzindo a quantidade de requisições feitas para ele e o volume de dados trafegados. Otimizamos a aplicação para que consiga manter os registros indexados e atualizados no serviço de busca, exigindo menos custo de processamento do serviço.

 

Alteração na quantidade de threads na fila de serviços

Até a presente versão, a fila de serviços do SE Suite trabalhava com 2 threads para serviços de baixa prioridade e 10 para serviços de alta prioridade. Analisando ambientes de clientes, decidimos fazer um refinamento nessa organização, alterando o comportamento da fila para processar paralelamente 4 itens de baixa prioridade e 8 de alta prioridade. Dessa forma, o desempenho e a vazão da fila de serviços serão mais eficientes.

 

Contagem de tarefas de usuários

A partir da versão 2.1.4, o processamento de tarefas de usuários será mais inteligente e eficiente. Nesta versão, trabalhamos para que seja diminuída drasticamente a quantidade de vezes que o processamento de tarefas dos usuários é feito de forma desnecessária. Criamos uma inteligência para que só sejam processadas e atualizadas as tarefas que cada usuário possui e comumente utiliza. Com isso esperamos obter um bom resultado de ganho de performance, estabilidade e economia de recursos dos servidores de aplicação e de banco de dados.

 

Melhoria de performance na importação de usuários

Melhoramos a performance dos webservices de importação de usuários, permitindo que as cargas de usuários feitas através de integrações sejam mais rápidas.

 

Versões anteriores

Consulte também as melhorias realizadas neste componente em versões anteriores: