Show/Hide Toolbars

Release Notes

Correção de vulnerabilidades

Vulnerabilidades gerais

Em servidores Linux, foi atualizada a versão do PHP para a 7.4.15, de Fevereiro de 2021, para obter suas novas atualizações de segurança. Em servidores Windows mantém-se a versão 7.4.5 do PHP.

Ao inspecionar o campo "Senha" da tela de login, o autoComplete do elemento ficará em off, por questões de segurança, ao acesso na plataforma.

 

Adicionado o suporte a 5 novos idiomas

Foi adicionado o suporte a 5 novos idiomas no produto. São eles:

Polonês

Catalão

Dinamarquês

Finlandês

Japonês

 

Os idiomas Polonês e Japonês estão disponíveis apenas para ambientes de codificação UTF-8.

 

Fim do suporte ao IE 11 e ao Edge Legacy em 2021

De acordo com a própria Microsoft, os aplicativos e serviços do Microsoft 365 (antigamente chamado de Office 365) deixarão de suportar o Internet Explorer 11 a partir de 17 de Agosto de 2021.

Apesar do IE 11 continuar existindo e tendo suporte como um componente do sistema operacional Windows, o SE Suite seguirá a mesma diretriz do Microsoft 365 de não fornecer mais suporte ao IE 11 a partir da versão 2.1.5 para dar lugar a navegadores mais modernos, como o já suportado Google Chrome e o novo Microsoft Edge.

 

Vale reforçar também que a Microsoft encerrará o suporte ao Microsoft Edge Legacy em 09 de Março de 2021. Após esta data ele não receberá mais atualizações de segurança.

A Microsoft recomenda o uso do “novo Microsoft Edge” que é baseado no projeto de código aberto “Chromium”, e inclusive anunciaram que atualizações futuras do Windows deverão já instalar este novo aplicativo automaticamente.

 

Melhorias no envio de e-mails

Foi incluído o botão “Analisar” na tela de Monitoramento de e-mails (CM004), com o intuito de facilitar a criação de visões analíticas para analisar o fluxo de envio de e-mails do SoftExpert Suite.

 

1 / 2
2 / 2

 

Também foram incluídos campos para armazenar o tamanho do e-mail (em bytes) e a quantidade de anexos que ele tem. Baseado nesses campos novos, está disponível uma configuração para bloquear o envio de e-mails que excedam um certo limite de tamanho.

A partir da versão 2.1.5, também passamos a avisar proativamente que o Office365 não é recomendado como servidor de envio de e-mails em massa, de acordo com recomendações da própria Microsoft.

 

configuration_2105_2_zoom70

 

Caso o servidor de e-mails apresente alguma dificuldade em enviá-los, seja por algum problema de configuração ou limitação do próprio servidor, ao detectar que mais de 15% dos envios nas últimas 24 horas apresentaram falha, o SoftExpert Suite passará a avisar o administrador do sistema sobre essa situação.

 

configuration_2105_3

 

Sincronização de usuários sem líder

Na configuração de integração de diretório, dentro das configurações de autenticação (CM008), foi incluída uma opção para permitir a sincronização de usuários mesmo que o líder não tenha sido encontrado no SoftExpert Suite.

Dessa forma, mesmo que a sincronização de líder esteja habilitada, usuários que não o tenham ou que o líder não esteja corretamente sincronizado, serão sincronizados sem problemas. Somente será apresentada uma mensagem informativa dentro do histórico de sincronizações, alertando que o usuário foi sincronizado com sucesso, porém, o líder não foi encontrado.

 

configuration_2105_4_zoom70

 

Busca geral

Incluídas as opções de personalização de relevâncias por conteúdo do arquivo e palavra exata, na tela de configurações da busca geral do sistema (CM032). Também foi criado um botão que permite restaurar os valores ao padrão do SoftExpert Suite.

 

configuration_2105_5a_zoom80

 

Até a presente versão, os filtros disponíveis para refinamento do resultado da busca eram limitados aos 20 registros mais importantes. Agora é possível visualizar todos os filtros através da opção “Ver mais” e pesquisar pelo filtro desejado.

 

Usuário externo

Foram desenvolvidas algumas melhorias dentro do recurso de usuários externos, como recuperação de senha, possibilidade de rejeitar um usuário externo que se autocadastrou, possibilidade de desvincular o usuário externo de uma empresa e vinculá-lo à outra, e também métodos para importação e inativação de usuários externos através de importação de planilha e webservice. Para mais detalhes sobre os recursos de importação, consulte o Guia de integração.

 

Sincronização de usuários via protocolo SCIM

A partir da versão 2.1.5, passamos a suportar um novo método de sincronização de usuários utilizando o protocolo SCIM*. Nesse formato, o SoftExpert Suite disponibiliza para o AD os métodos para que, quando houver alguma atualização de informações no AD, ele proativamente repasse essa atualização para o sistema.

Dessa forma, não é mais necessário o processamento diário de um grande volume de informações, ganhando performance, evitando desperdício de processamento e recebendo as informações atualizadas na hora.

Nessa primeira versão, foi homologado apenas o Azure AD, por uma questão de demanda.

 

Para fazer a configuração do SCIM, foi criada uma tela onde o administrador do sistema terá acesso às informações exigidas pelo AD para realizar a sincronização, que são a “URL do locatário” (para o AD saber a partir de qual endereço deve mandar as informações) e o token de autorização para a comunicação. Essas duas informações são geradas pelo SoftExpert Suite e deverão ser informadas dento do AD.

 

*System for Cross-domain Identity Management (Sistema para gerenciamento de identidade entre domínios) é um padrão para automatizar a troca de informações de identidade do usuário entre domínios de identidade ou sistemas de TI.

 

configuration_2105_6a

 

Nessa mesma tela, existe também uma aba de auditoria, onde todas as requisições que o AD fizer para o SoftExpert Suite serão registradas e poderão ser consultadas. Mais detalhes sobre a configuração da sincronização via SCIM poderão ser encontradas no documento Serviço de diretório e autenticação.

 

configuration_2105_6b_zoom80

 

Auditoria para alterações na configuração da própria trilha de auditoria

A partir desta versão, as alterações na configuração da trilha de auditoria também são auditadas, ficando as mudanças gravadas no log da trilha de auditoria.

Desta forma, será possível identificar quem fez determinada alteração e quando o fez por questões de auditoria e rastreabilidade, fato este que anteriormente acabava sendo inviável de se identificar pois não era feito este registro.

 

configuration_215-07_zoom80

 

Auditoria para a personalização de termos

Agora, as mudanças na personalização de termos também são auditadas para manter o registro histórico e a rastreabilidade das operações, identificando quem fez determinada personalização e quando a fez.

 

configuration_215-08_zoom80

 

 

Versões anteriores

Consulte também as melhorias realizadas neste componente em versões anteriores: