Em versões anteriores, o componente do Conjunto de Dados tinha certas limitações com comandos como: ORDER BY e UNION ALL, além de possuir um comportamento mais limitado do que a mesma execução feita pelo Painel de Análises do Analytics.
Assim, a partir da versão 2.1.4, os novos conjuntos de dados cadastrados, passarão a funcionar com as mesmas restrições do Analytics, pois estará usando sua engine. Os conjuntos que já estavam cadastrados no ambiente sofrerão uma migração. Essa migração é executada logo na inicialização da SE Suite e se houver conjuntos que falharam nessa migração (tanto por não estarem funcionando ou porque não estão de acordo com a nova engine), será emitido uma mensagem para usuário com permissão ao menu Configuração ao iniciar a sessão.
Após acionar o botão Visualizar, será apresentada uma tela descrevendo a migração que passou a ocorrer na inicialização do serviço, juntamente com a quantidade de conjuntos ativos que falharam nessa migração.
A visualização e ajustes desses conjuntos, podem ser feitos no menu do componente Formulário Cadastro Conjunto de dados (FO009), ao selecionar o filtro avançado com a Situação de migração: "Erro na migração".
Porém, podem existir conjuntos de dados que falharam na migração e que o usuário que estará fazendo os ajustes não possui acesso de edição. Nesse caso pode ser utilizado o link da notificação na validação de serviços e recursos, mas, é necessário estar em uma sessão do usuário Admin do sistema. Ao acessar esse link, será aberta uma tela listando todos os conjuntos que falharam na migração, como mostrado na imagem a seguir.
Dentro dessa tela de configuração, os conjuntos podem ser habilitados/desabilitados, pode-se verificar os formulários que são utilizados em cada conjunto, além de ser possível inserir a permissão de edição nos conjuntos, para usuários específicos, facilitando assim seu ajuste.
Após os ajustes, pode ser executada a verificação de todos os conjuntos, na Validação de Serviços e Recursos.
É de extrema importância que os conjuntos que falharam sejam corrigidos, pois em versões futuras, deixarão de funcionar se não forem ajustados. |
Agora é possível fazer cálculos com data no formulário responsivo. Pode-se adicionar dias e horas utilizando o calendário do sistema para considerar apenas os dias úteis e jornadas de trabalho. Foram também incluídas funções para atualizar campos do formulário com a data e hora atual. Além disso, foi incluída uma nova ação na regra para permitir limpar os campos. Dessa forma, é possível fazer essa operação sem precisar definir propriedade com valor vazio. Também foi disponibilizada opção para definir valor dos campos com valores provenientes de variáveis, expressões e funções. Com isso agora pode-se, por exemplo, preencher o valor de um campo do formulário com o título da instância do processo.
Para melhorar a organização das informações foram adicionadas duas novas abas no editor do formulário responsivo: Expressões e Funções. A primeira permite criar as expressões matemáticas utilizando campos do formulário, outras expressões e funções. Esse recurso anteriormente estava na aba de variáveis e agora ganhou destaque, evidenciando de forma transparente quais são as expressões matemáticas e facilitando o entendimento e manutenção do formulário.
Ao atualizar a versão as expressões matemáticas localizadas nas variáveis serão migradas para a nova aba. O objetivo dessa aba é permitir a manipulação de valor de campo de formulário, obter dados do usuário, dados do processo, aplicar formatações etc. Dessa forma, os Dados do usuário, Dados da instância, Data e hora, que antes estavam nas regras condicionais, foram alterados para aba funções. As opções de geolocalização, dados da instância e dados do usuário que estavam nas variáveis também foram migrados para a aba Funções. Com essa melhoria, é possível reutilizar as funções e expressões matemáticas nas regras condicionais e nas próprias expressões e funções, permitindo criar regras robustas e de fácil entendimento. As novas opções para manipulação de datas também foram adicionadas na aba funções, mantendo a padronização e organização do sistema.
Versões anteriores
Consulte também as melhorias realizadas neste componente em versões anteriores: