Show/Hide Toolbars

Release Notes

Estrutura do Plano com Sub-risco youtube_play_24

Permitimos a criação de análises de risco aninhadas, nomeadas como sub-risco. Desta maneira, é possível montar uma estrutura analítica dos riscos para identificar as principais correlações entre os riscos.

A partir desta funcionalidade é possível montar estruturas de riscos flexíveis com visões detalhadas das causas e impactos dos riscos.

 

risk_2107-1_zoom70

 

Cálculos automáticos para a % de efetividade do controle youtube_play_24

Da mesma maneira que há o cálculo automático para o risco, nesta versão, está disponível o cálculo automático da efetividade do controle.

Assim, para os controles que forem avaliados a sua efetividade será possível analisar o valor agrupado por Plano, Processo, Risco ou Elemento da estrutura do Plano.

Estão disponíveis quatro opções de cálculo: Média, Maior ou Menor valor dos resultados dos controles e Efetividade do risco residual.

Três cálculos se baseiam nos valores avaliados dos controles, porém, o cálculo de efetividade do risco residual utiliza os valores informados da avaliação do risco. Este cálculo é sugerido quando a organização desconhece a efetividade dos controles.

 

risk_2107-2_zoom70

 

Novo cálculo automático do risco

O cálculo do risco automático, que é configurado no tipo do plano, tem o objetivo de fornecer uma avaliação para elementos que têm análise de riscos, consolidando as avaliações de todos os riscos do elemento.

Conforme o produto atinge mais clientes e usuários, novos cálculos são disponibilizados para atender as regras de gestão dos nossos clientes.

 

No caso de utilizar avaliação de risco do tipo Matriz, foi disponibilizado no cálculo automático do risco duas novas opções de cálculo: Risco com maior avaliação e maior eixo X (e.g. resultado do risco com Maior resultado e maior impacto) e Risco com maior avaliação e maior eixo Y.

Ambas as novas opções funcionam de forma similar, dando prioridade ao maior resultado, porém, nos casos em que existem duas avaliações iguais, então, será dada a prioridade para o valor do risco com maior eixo X ou Y (ou seja, maior Impacto ou Probabilidade).

 

Por exemplo:

Considere 3 riscos, conforme mostrado na tabela a seguir.

 

Riscos

Probabilidade (eixo X)

Impacto (eixo Y)

Resultado

Risco 1

3

4

12

Risco 2

4

3

12

Risco 3

1

5

5

 

Dois riscos têm o mesmo maior resultado (Risco 1 e Risco 2 com resultado 12), porém, os critérios Impacto e Probabilidade são diferentes.

 

Na tabela a seguir são exemplificados os três cálculos que utilizam o valor do risco de maior avaliação

 

Cálculo automático do risco (Opções)

Probabilidade

Impacto

Resultado

Risco com maior avaliação

4

5

20

Risco com maior avaliação e maior eixo X (maior probabilidade)

4

3

12

Risco com maior avaliação e maior eixo Y (maior impacto)

3

4

12

 

Os 3 riscos acima demonstram a diferença conforme a opção de cálculo automático selecionado para o risco.

 

risk_2107-3_zoom70

 

Padronização e novo histórico para o Plano, Risco e Controle

Os históricos do plano, da análise de risco e da análise de controle é uma funcionalidade importante para entender o risco e o controle e sua evolução, além de dar suporte na auditoria, apresentando uma rastreabilidade de tudo que ocorreu com o risco ou controle.

Desta maneira, padronizamos a apresentação do Histórico nas telas de dados da análise de risco e controle e dados do plano e incluímos novos históricos. Atualmente, tem mais de 100 operações exclusivamente no risco que geram eventos de histórico para a análise de risco, análise de controle e plano.

 

risk_2107-4_zoom70

 

Criar um plano de risco de uma revisão obsoleta

Até esta versão do SE Suite, era possível criar uma cópia do plano somente de revisões homologadas. A partir desta versão, permitimos selecionar uma revisão obsoleta de um plano.

Para isso, ao adicionar um novo plano basta selecionar a opção "Plano existente" e na lista de planos possíveis para serem selecionados, irão aparecer as revisões obsoletas, respeitando o filtro escolhido.

 

risk_2107-5_zoom70

 

Novo link no Analytics para acessar os dados do plano

A partir desta versão, foi disponibilizada a opção de abrir a tela de plano de risco e controle a partir do "Abrir link" das tabelas criadas no Analytics.

Atualmente as análises de risco e análises de controle já têm estes links e, agora, também dos dados do plano.

 

risk_2107-6_zoom70

 

Nova função para a fórmula do risco residual

As empresas buscam personalizar o cálculo do risco residual conforme o seu contexto organizacional. Baseado nisso, disponibilizamos mais uma função para ajudar na personalização do cálculo do risco residual.

A função "Critérios do controle" (CRITERIOCONTROLE) obtém os valores de um critério quantitativo utilizado nas avaliações de efetividade do controle da análise de risco. Ou seja, quando as análises de controles, associadas a uma determinada análise de risco, forem avaliadas, esta função pega o valor de um dos critérios desejados para fazer uma operação do cálculo do risco residual.

 

risk_2107-7_zoom70

 

Versões anteriores

Consulte também as melhorias realizadas neste componente em versões anteriores: