Show/Hide Toolbars

Release Notes

Inscrição de usuários externos como participantes do treinamento youtube_play_24

Usuários externos podem ser cadastrados no sistema e requerem autenticação para acesso, porém têm acesso limitado às funcionalidades. Para incluir um usuário externo como participante do treinamento, o responsável deverá selecionar a opção "Usuário externo" na seleção de participantes do treinamento.

Uma vez inscrito, o usuário externo poderá acessar o conteúdo e responder as avaliações do treinamento através dos links contidos nos e-mails que serão enviados pelo SE Suite para o e-mail informado no cadastro do usuário externo. Em versões futuras, haverá a possibilidade de acesso aos portais de treinamento voltados aos usuários externos, como já acontece com usuários internos, onde eles poderão se auto inscrever em treinamentos, acompanhar treinamentos em andamento e visualizar treinamentos já realizados.

Foram adequados relatórios, consultas, filtros, Analytics, listagens e telas para que seja possível obter informações e estratificar dados tanto de usuários internos quanto de usuários externos.

 

 

Alterada nomenclatura da consulta de "Capacitação do colaborador" para "Participação em capacitação" youtube_play_24

Com o novo recurso de permitir inscrever usuários externos em treinamentos, a consulta de "Capacitação do colaborador" foi renomeada para "Participação em capacitação" e deixou o grupo "Colaborador" a fim de permitir a visualização dos treinamentos realizados por usuários externos.

Além disso, foram adicionados novos grupos de filtro, como "Participante" e "Usuário externo", que permitem filtrar participantes por tipo, nota, frequência e situação, por exemplo.

 

 

Conteúdo do tipo "questionário" youtube_play_24

A partir desta versão será possível utilizar um questionário de modo teste como conteúdo do treinamento. Com este recurso, será possível, por exemplo, aplicar um teste ao final de cada seção do conteúdo do treinamento. Ao adicionar um conteúdo do tipo questionário, será possível informar um modelo de questionário de modo teste, a nota mínima para ser considerado aprovado no conteúdo, além da possibilidade de definir um número de tentativas para a realização do teste.

Além dessas opções, será possível definir se o conteúdo será bloqueante para o restante do conteúdo do treinamento. Ao marcar esta opção, o usuário só poderá ir para o próximo conteúdo caso seja aprovado no teste do conteúdo do tipo questionário. Será possível definir também se enquanto o usuário realiza o teste poderá visualizar os outros conteúdos do treinamento, caso contrário os demais conteúdos do treinamento ficarão bloqueados durante a resposta do teste.

Caso o participante não atinja a nota mínima após o número de tentativas definidas, pode ser configurado para que o questionário seja reiniciado automaticamente e ele poderá realizar o teste novamente. Caso essa opção não seja marcada, quando o participante não atingir a nota mínima no teste, será enviado um e-mail para o instrutor ou a equipe de controle do treinamento para que seja tomada uma ação no conteúdo deste participante: se irá reiniciar o questionário em questão ou se o conteúdo como um todo será invalidado.

 

 

Bloquear conteúdos posteriores enquanto o atual não for finalizado

A partir de agora será possível definir se o conteúdo será bloqueante para o restante do conteúdo do treinamento. Ao marcar a opção "Bloquear conteúdos posteriores enquanto o atual não for finalizado", o usuário só poderá ir para o conteúdo posterior caso finalize o conteúdo atual. No caso de conteúdos do tipo questionário, só poderá ir para o próximo caso seja aprovado no teste.

 

 

Nota do treinamento a partir do resultado dos conteúdos do tipo "questionário" youtube_play_24

Com o novo recurso do conteúdo do tipo questionário, será possível obter a nota para aprovação no treinamento a partir dos testes realizados durante a execução do conteúdo do treinamento. Para isso, será necessário marcar no conteúdo do tipo questionário que ele será utilizado na definição da nota do treinamento. Ao marcar essa opção, será necessário informar um peso para o resultado deste conteúdo na nota final, caso haja mais de um questionário utilizado como nota.

Posteriormente, será necessário configurar a avaliação de treinamento para utilizar como resultado a nota obtida através dos conteúdos do tipo questionário. Com isso, ao encerrar o acesso ao conteúdo do treinamento e responder os questionários, o sistema irá definir a nota do treinamento com base na nota obtida no conteúdo do tipo questionário. Caso haja mais de um conteúdo definido para ser utilizado como resultado, o resultado será a soma das notas destes conteúdos multiplicadas por seus pesos, e posteriormente dividido pela soma dos pesos.

 

 

Habilitar questionário para participantes com conteúdo inválido youtube_play_24

A partir de agora, participantes que tiverem seu conteúdo encerrado pelo prazo e que não atingiram o percentual mínimo de conteúdos necessários para encerramento ou não visualizaram todos os conteúdos requeridos, terão sua situação no acesso ao conteúdo invalidada.

Com essa mudança, os participantes que tiverem seu conteúdo invalidado terão também suas avaliações encerradas como incompletas e nota zero, a não ser que seja parametrizado nas configurações da avaliação do treinamento a opção de "Habilitar para participante com conteúdo invalidado". Neste caso, mesmo com o conteúdo invalidado, o participante poderá responder as avaliações do treinamento, caso contrário, como receberá nota zero nas avaliações, será considerado reprovado no treinamento.

O responsável pelo treinamento poderá, também, invalidar o acesso ao conteúdo do participante manualmente pelo botão "Invalidar" na seção "E-learning" do treinamento.

 

training_211-06a

 

Habilitar avaliações para participante sem frequência youtube_play_24

Adicionado parâmetro na configuração da avaliação do treinamento para permitir habilitar as avaliações do treinamento para participantes que não frequentaram treinamento. São considerados participantes que não frequentaram o treinamento aqueles onde a frequência no treinamento é de 0%, independente do treinamento possuir avaliação por frequência.

Caso a opção "Habilitar se o participante não frequentar o treinamento" seja marcada, e houver automatização do fluxo do treinamento, o sistema irá habilitar as avaliações do participante mesmo que ele não tenha frequentado o treinamento. Caso contrário, o sistema irá alertar que existem participantes que não frequentaram o treinamento e que terão suas avaliações encerradas como incompletas e com nota zero.

 

 

Permitir invalidar avaliações de treinamento do participante youtube_play_24

A partir desta versão será possível invalidar avaliações de treinamento de participantes do treinamento. Até então, caso fosse necessário, por algum motivo, encerrar ou invalidar manualmente a avaliação de um participante, só era possível realizar esta ação através da execução do questionário no SoftExpert Questionário. Com este recurso, o responsável pela execução do treinamento poderá invalidar uma determinada avaliação dos participantes preenchendo um motivo para o encerramento. Ao realizar esta ação, a avaliação será encerrada como incompleta e nota zero, permitindo que o treinamento possa seguir o seu fluxo.

 

 

Executar a tarefa de treinamento vencido com justificativa youtube_play_24

Adicionada uma nova opção para executar tarefas de treinamentos com validade vencida por justificativa. Até então só era possível executar a tarefa criando ou associando treinamentos do curso para os participantes do treinamento vencido. Com essa opção, será possível eliminar a tarefa preenchendo uma justificativa para os participantes que não necessitam de um novo treinamento para revalidar o vencido.

 

 

Mapeamento do objeto (documento) na aplicabilidade do e-learning youtube_play_24

Em documentos que necessitam de treinamento, a definição dos usuários que precisam ser treinados é feita na segurança do documento ou da categoria. Posteriormente, o documento é definido como objeto de um curso no SoftExpert Treinamento, e este curso pode ser disponibilizado para autotreinamento. Para que não seja necessário replicar a mesma configuração da aplicabilidade de treinamento do documento no curso, foi adicionada a opção de "Mapeamento do objeto" na aplicabilidade do e-learning.

Com isso, quando o curso possuir um objeto (documento) relacionado e este documento possuir uma revisão que requer treinamento, ao adicionar o item "Mapeamento do objeto" na aplicabilidade do e-learning, todos os usuários que necessitam de treinamento no documento irão visualizar o curso no card de "cursos disponíveis", e terão a indicação de necessidade de treinamento caso ainda não tenham sido treinados na revisão do documento em aberto.

 

 

Considerar autotreinamento como treinamento ministrado youtube_play_24

A partir desta versão é possível configurar se os autotreinamentos serão considerados como treinamentos ministrados pelos instrutores utilizados em treinamentos gerados a partir do e-learning. Para isso, foi adicionada a opção "Considerar autotreinamento como treinamento ministrado" nos parâmetros gerais do SoftExpert Treinamento.

Ao marcar esta opção, os autotreinamentos serão listados na consulta de treinamento ministrado, no perfil do colaborador (treinamento ministrado e histórico), além de permitir a geração do certificado para o instrutor.

 

training_211-11a

 

Versões anteriores

Consulte também as melhorias realizadas neste componente em versões anteriores: