Navigation:  SoftExpert BPM Suite - Modelador de processos > Fluxograma do processo >

Conectar itens do fluxograma

Previous  Top  Next

Veja nesta seção como conectar itens do fluxograma:

 

1.

Selecione o item que será conectado a outro item. Neste momento, ao lado do item selecionado, serão exibidas algumas opções, clique na opção que corresponde ao conector (Fluxo de sequência) e em seguida clique sobre o item que será conectado.

 

bpm_conectores_01

 

2.

Para conectar itens com o conector de associação ou de fluxo de mensagem, primeiramente, inclua no fluxograma os itens que serão conectados. Depois, no painel Itens, clique no conector desejado (1) e então, clique no primeiro item (2) e em seguida no segundo item (3). Neste momento, uma seta fará a conexão do primeiro item com o segundo item, como mostrado na imagem a seguir:

 

bpm_conectores_02

 

3.

Depois de conectar itens pode ser necessário efetuar alguns ajustes no conector. Para isso, selecione o conector clicando em alguma parte da sua linha, ele ficara destacado em vermelho e o botão opcoes_conectores será apresentado ao lado do conector:

 

bpm_conectores_03

 

4.1_auxnmb

1_auxnmbAcione o botão opcoes_conectores, neste momento será exibida uma tela com as seguintes opções:

alterar_tipo_conectores

Manual: Marque esta opção para que a configuração da linha do conector seja manual, ou seja, poderão ser adicionados quantos pontos forem necessários. Para adicionar mais pontos, selecione o conector e acione o botão add_ponto que será apresentado ao lado do botão opcoes_conectores. Para excluir, clique sobre o ponto que deseja excluir, para selecioná-lo, e tecle DELETE.

Automático: Marque esta opção para que a configuração da linha do conector seja automática, ou seja, ao mover qualquer item, a linha do conector se ajustará automaticamente, criando os pontos necessários.

Automático horizontal (1 ponto): Marque esta opção para que a seta do conector se organize automaticamente toda vez que um dos itens que ele conecta seja arrastado. Nesta opção, o conector terá uma linha horizontal na sua origem e um ponto ortogonal que fará a conexão com o outro item.

Automático vertical (1 ponto): Marque esta opção para que a seta do conector se organize automaticamente toda vez que um dos itens que ele conecta seja arrastado. Nesta opção, o conector terá uma linha vertical na sua origem e um ponto ortogonal que fará a conexão com o outro item.

Automático horizontal (2 pontos): Marque esta opção para que a seta do conector se organize automaticamente toda vez que um dos itens que ele conecta seja arrastando. Nesta opção, o conector terá uma linha horizontal na sua origem e dois pontos ortogonais que fará a conexão com o outro item.

Automático vertical (2 pontos): Marque esta opção para que a seta do conector se organize automaticamente toda vez que um dos itens que ele conecta seja arrastando. Nesta opção, o conector terá uma linha vertical na sua origem e dois pontos ortogonais que fará a conexão com o outro item.

Aplicar a todos os fluxos: Ao marcar esta opção, o tipo de conector utilizado será aplicado para todos os conectores do fluxograma. Por exemplo, se tiver sido selecionado um conector do tipo "Automático horizontal (1 ponto)", e esta opção for marcada, todos os conectores do fluxograma serão alterados para "Automático horizontal (1 ponto)".

Manter configuração para novos fluxos: Ao marcar esta opção, o tipo de conector utilizado será aplicado para os novos conectores do fluxograma. Por exemplo, se tiver sido selecionado um conector do tipo "Automático vertical (1 ponto)", e esta opção for marcada, os novos conectores serão do tipo "Automático vertical (1 ponto)".

 

5.

Veja a seguir um exemplo de como é utilizado cada tipo de conector:

bpm_conectores_exemplo