Veja a seguir como configurar a utilização dos atributos do processo em uma fonte de dados Web Service. Os atributos poderão ser utilizados tanto na entrada como na saída de valores do Web Service. Veja mais detalhes a seguir:
A configuração descrita nesta seção utiliza, como exemplo, o Web Service da empresa brasileira Correios, a qual é uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil.
|
Primeiramente, é necessário que o processo possua atributos e que o fluxograma já esteja modelado com uma atividade de sistema. Acesse os dados da atividade de sistema através do fluxograma e marque a opção "Web Service", em seguida, acione o botão "Configuração do Web Service".
Neste momento será apresentado o wizard de configuração de utilização de dados externos:
Na etapa Fonte de dados, selecione a fonte de dados desejada. Feito isso, acione o botão Próximo:
É importante lembrar que as fontes de dados apresentadas nesta etapa devem estar devidamente configuradas no SE Administração, por meio do menu "Cadastro Fonte de dados Web Service". Também será possível cadastrar uma nova fonte de dados, por meio do botão Fonte de dados Web Service. Consulte a documentação do SE Administração para obter detalhes de como cadastrar uma nova fonte de dados Web Service.
|
|
Na etapa Método são exibidos os métodos habilitados, dentre os disponíveis, do Web Service. Selecione o método desejado e acione o botão Próximo.
|
Na etapa Parâmetro defina os parâmetros de entrada do Web Service. Para cada parâmetro apresentado, informe o atributo que fornecerá seu valor (informação) para o Web Service, durante a execução do processo. Após preencher todos os parâmetros que forem necessários, acione o botão Próximo.
|
Na etapa Retorno devem ser configurados os atributos que irão receber os parâmetros de retorno do método. Para cada parâmetro, selecione o atributo do processo que irá receber o retorno do Web Service. Após preencher todos os parâmetros que forem necessários, acione o botão Próximo.
|
Na etapa Tratamento de exceção selecione uma das seguintes opções de tratamento quando ocorrer alguma falha com o Web Service:
▪Ignorar e continuar o processo: Selecione esta opção caso não seja necessária a interrupção da execução do processo ou a execução de um evento de erro. ▪Parar a execução do processo: Selecione esta opção para que o sistema interrompa a execução do processo assim que ocorrer algum erro no Web Service. ▪Acionar um evento de erro: Selecione esta opção para que o sistema execute um evento de erro assim que ocorrer algum erro com o Web Service. Ao selecionar esta opção, o campo Alvo ficará habilitado, permitindo definir o alvo (configurado na atividade) a ser executado caso algum erro ocorre no Web Service. Neste campo serão apresentados os destinos (atividades, decisões, gateways, eventos, etc.) de fluxos de saída da atividade que foram configurados com rota de exceção de "Erro". Veja mais detalhes sobre esta configuração na seção Fluxos (conectores).
|
Na etapa Resumo será apresentado o resumo da configuração da fonte de dados. Acione o botão Finalizar para finalizar a configuração.
|
A configuração apresentada nos passos anteriores foi aplicada na atividade "Run Webservice" do fluxograma a seguir. Veja os detalhes da operação do Web Service:
|