Para editar os dados de um plano de riscos, selecione-o na tela de registros principal e acione o botão .
▪Se o registro a ser editado estiver com situação "Vigente" e no seu tipo o modelo de revisão configurado for o "simplificado", ao abrir a tela de dados desse registro, será necessário acionar a opção "Incluir nova revisão" para permitir a edição desse registro. Veja mais detalhes na seção Habilitar e liberar alterações no plano. ▪Se no tipo foi configurado com o modelo de revisão ISO9000, será necessário acionar a opção "Incluir nova revisão". Veja mais detalhes na seção Habilitar e liberar alterações no plano. ▪Se no tipo foi configurado que o plano passará por revisão e o processo de revisão for por Workflow, o sistema questionará se deseja instanciar o processo. Clique em OK. Neste momento, será informado o identificador do workflow iniciado e as atividades serão enviadas aos devidos executores. Será aberta, também, a tela de dados de criação da revisão do plano, para que os dados necessários sejam informados. Consulte a seção Revisões para obter mais detalhes sobre a configuração e criação de revisões por workflow. |
Campo
|
Identificador
|
Informe um número ou sigla para identificar o plano. Caso preferir, utilize a seta localizada ao lado deste campo para gerar um identificador automático. Se no tipo foi configurada a utilização de máscara de identificação, no momento de gerar o identificador automático, será mostrada a respectiva máscara. O identificador gerado por meio da máscara somente poderá ser editado, se a opção "Permitir alterar identificador" estiver marcada na tela de dados do tipo que classifica o modelo.
|
Nome
|
Informe um nome para o modelo.
|
Tipo de plano
|
Este campo é preenchido pelo sistema com o tipo de plano selecionado anteriormente, porém, é possível alterá-lo. Neste caso, selecione o tipo que classificará o modelo de plano. Utilize os demais botões, para incluir um novo tipo para classificar o plano e limpar o campo
|
Escopo
|
Informe qual será o escopo contemplado pelo modelo. Para isso, selecione uma das seguintes opções:
▪SE Risco: Permite montar a estrutura do modelo com elementos, riscos e controles. Estarão disponíveis os seguintes campos: oUnidade de negócio: Selecione a unidade de negócio (SE Administração) à qual pertence o modelo que está sendo criado. oÁrea: Selecione a área (SE Administração) à qual pertence o modelo que está sendo criado. Note que se no campo anterior foi selecionada uma unidade de negócio, somente estarão disponíveis para seleção as áreas que pertencem à unidade de negócio em questão. Associe quantas áreas forem necessárias. Conforme as áreas são associadas, elas serão apresentadas na área logo abaixo do campo. Para descartar uma área, posicione o mouse sobre ela e clique sobre a opção Fechar. Para descartar todas as áreas, acione o botão , localizado ao lado do campo. ▪SE Desempenho: Permite montar a estrutura do modelo com um scorecard. No respectivo campo que será habilitado, selecione o Scorecard desejado. Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o componente SE Desempenho faça parte das soluções adquiridas por sua organização. Consulte a documentação específica desse componente para obter mais informações sobre scorecards. ▪SE Processo: Permite montar a estrutura do modelo com um processo. No respectivo campo que será habilitado, selecione o Processo desejado. Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o componente SE Processo faça parte das soluções adquiridas por sua organização. Consulte a documentação específica desse componente para obter mais informações sobre processos e sua modelagem. ▪SE Projeto: Permite montar a estrutura do modelo com um projeto ou um programa. Para isso, primeiramente, selecione no campo Objeto se o escopo será um projeto ou programa e em seguida, no campo que será habilitado, selecione o Projeto/Programa desejado. Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o componente SE Projeto faça parte das soluções adquiridas por sua organização. Consulte a documentação específica desse componente para obter mais informações sobre projetos e programas. ▪SE Ativo: Permite montar a estrutura do modelo com um ativo além de elementos, riscos e controles. Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o componente SE Ativo faça parte das soluções adquiridas por sua organização. Consulte a documentação específica desse componente para obter mais informações sobre ativos. |
Responsável
|
Selecione o usuário responsável pelo modelo. Utilize os demais botões ao lado do campo para incluir um novo usuário e defini-lo como responsável, preencher o campo com os dados do usuário conectado e limpá-lo.
|
Equipe responsável
|
Selecione a equipe responsável pelo modelo. Utilize os demais botões ao lado do campo para incluir uma nova equipe e defini-la como responsável e limpar o campo.
|
Perfil de visualização
|
Este campo é preenchido pelo sistema com o perfil de visualização padrão, porém, é possível editá-lo. Neste caso, selecione o perfil de visualização que será aplicado ao modelo de plano. Utilize os demais botões ao lado do campo para incluir um novo perfil e associá-lo ao plano, editar os dados do perfil selecionado e limpar o campo.
|
Descrição
|
Registre informações importantes sobre o modelo que está sendo criado.
|
|
Nesta seção são estabelecidas as configurações para as análises de risco e controle, e a revalidação dos planos. Para isso, estão disponíveis as seguintes opções:
Campo
|
Incluir avaliação tratada/ potencial/ meta
|
Marque esta opção para que, no momento da avaliação do risco, seja possível realizar a avaliação tratada/potencial/meta do risco. Esta avaliação é aquela que leva em consideração apenas os riscos do plano de riscos. O nome da avaliação irá variar de acordo com as parametrizações realizadas na aba Configuração do perfil de visualização padrão.
|
Incluir avaliação residual/ líquida/ controlada/ atual
|
Selecione esta opção para que, no momento da avaliação do risco, seja possível realizar a avaliação residual/líquida/controlada/atual do risco. Esta avaliação é aquela que leva em consideração controles e tratamentos do plano de riscos. O nome da avaliação irá variar de acordo com as parametrizações realizadas na aba Configuração do perfil de visualização padrão. Esta opção não será apresentada se o método de avaliação selecionado anteriormente for do tipo "Matriz (autoavaliação)".
|
Cálculo do risco residual/ líquido/ controlado/ atual
|
Este campo somente ficará habilitado se a opção Incluir avaliação residual/líquida/controlada/atual foi marcada no tipo que classifica o plano. Selecione uma das seguintes opções para definir como será calculado o risco residual/líquido/controlado/atual dos planos deste tipo:
|
Configurar responsável para todas as análises de risco do plano
|
Marque esta opção para definir um mesmo responsável para todas as análises de risco do plano. Serão habilitados os seguintes campos:
▪Responsável: Selecione o usuário responsável pelas análises de risco. Utilize os demais botões ao lado do campo para incluir um novo usuário e defini-lo como responsável, preencher o campo com os dados do usuário conectado e limpá-lo. ▪Equipe responsável: Selecione a equipe responsável pelas análises de risco. Utilize os demais botões ao lado do campo para incluir uma nova equipe e defini-la como responsável e limpar o campo. |
Configurar responsável para todas as análises de controle do plano
|
Marque esta opção para definir um mesmo responsável para todas as análises de controle dos planos baseados neste plano. Para isso, nos campos que serão habilitados defina o usuário responsável e/ou a equipe responsável pelas análises de controle. A descrição detalhada dos campos foi feita anteriormente.
|
Utilizar máscara de identificação para análise de risco
|
Marque esta opção para que os identificadores das análises de risco dos planos baseados no plano, sejam obtidos por meio de uma máscara de identificação. Para isso, estão disponíveis os seguintes campos:
▪Máscara de identificação: Selecione a máscara de identificação desejada. Note que somente estarão disponíveis para seleção, máscaras de identificação cujo objeto é "Análise de risco". ▪Permitir alterar o identificador: Marque esta opção para permitir que no momento da criação de uma análise de risco, o identificador gerado possa ser editado manualmente. Caso esta opção não for marcada, o identificador gerado não poderá ser editado. |
Utilizar máscara de identificação para análise de controle
|
Marque esta opção para que os identificadores das análises de controle dos planos baseados no plano, sejam obtidos por meio de uma máscara de identificação. Para isso, nos campos que serão habilitados, selecione a máscara de identificação desejada e defina se será permitido ou não alterar o identificador. Note que somente estarão disponíveis para seleção, máscaras de identificação cujo objeto é "Análise de controle". A descrição detalhada dos campos foi feita anteriormente.
|
Roteiro de aprovação da avaliação de análise
|
Esta opção somente será apresentada se no tipo que classifica o plano, não estiver marcada a opção "Permitir avaliar risco e controle somente na etapa de elaboração" ou se o método de avaliação associado ao tipo não for "Matriz (Autoavaliação)". Marque esta opção para que as análises de risco e controle dos planos baseados no plano passem por aprovação. Para isso, selecione o roteiro responsável desejado. Utilize os demais botões ao lado do campo para incluir um novo roteiro responsável, editar os dados do roteiro selecionado e limpar o campo.
|
Revalidação
|
Este campo somente estará disponível se no tipo que classifica o plano foi configurado para que o prazo de validade dos planos baseados no plano, seja gerenciado. Estão disponíveis as seguintes opções:
▪Validade: Este campo será preenchido pelo sistema com o tempo padrão definido na configuração da validade associada ao tipo de plano. Se na configuração da validade for definido que o tempo padrão será Fixo, este campo não poderá ser editado. Se for definido que será Variável e o campo tempo padrão não tiver sido preenchido, informe a quantidade de tempo em dias, meses ou anos ou a data até a qual o plano será considerado como válido. Caso o campo já tenha sido preenchido, é possível editar o valor contido nele. ▪Revalidação: Este campo é preenchido pelo sistema após o plano passar por uma revalidação. Acione o botão para visualizar os dados da revalidação apresentada. ▪Data da validade: Este campo é preenchido pelo sistema após o plano ser homologado, ou após ele passar por revalidação, com a data até a qual ele é válido, ou seja, nesta data será gerada a tarefa Plano com validade vencida para que a revisão/revalidação do plano seja realizada novamente. |
|
Esta seção somente será apresentada caso o tipo de plano em questão possua controle de revisão por Workflow ou então pela norma ISO9000. Sendo assim, caso seja necessário complementar as informações da revisão, é possível acessar e editar os seus dados. Para isso, abra a tela de dados do registro que está em revisão e acesse a seção "Revisão". Neste momento, nos dados do registro serão apresentadas as informações a respeito da revisão que está em andamento:
Nesta seção estão disponíveis informações gerais sobre a revisão do plano:
Geral
Nesta seção é possível informar o Motivo pelo qual a revisão foi criada. Os motivos apresentados estão cadastrados no menu "Configuração Revisão Motivo". Se você tiver permissão, ao lado deste campo será apresentado um botão que permite cadastrar um novo motivo. Esta seção também exibe algumas informações sobre a revisão que está em andamento, tal como, identificador da revisão, situação ou etapa da revisão, data e ciclo da revisão.
Controle
Nesta seção é possível definir as datas programadas para início e término da revisão. As datas reais de início e término são preenchidas pelo sistema. Esta seção também apresenta o usuário responsável pela criação da revisão. O responsável pela liberação da revisão será automaticamente preenchido após o término da revisão.
Descrição
Utilize este campo para fazer descrições adicionais sobre a revisão do processo.
Justificativa
Utilize este campo para justificar a revisão do processo. Caso tenha sido configurado na base de conhecimento, este campo poderá ter seu preenchimento obrigatório.
|
Esta seção somente será apresentada para revisões cujo tipo foi configurado com o modelo de revisão ISO9000. O preenchimento das informações desta seção depende do tipo de roteiro selecionado no tipo de plano. Se for um roteiro:
▪Fixo único: Os participantes não poderão ser editados. ▪Fixo: Os participantes somente poderão ser selecionados através de um roteiro de revisão. ▪Variável: Os participantes poderão ser selecionados através de um roteiro ou através dos botões presentes na parte inferior desta seção, apresentada mais adiante.
Campo
|
Ciclo
|
Apresenta o número do ciclo da revisão. Caso houver, selecione os ciclos anteriores para visualizar os membros do roteiro responsável que realizaram as revisões anteriores do plano.
|
Situação
|
Apresenta a situação "Em revisão" enquanto a revisão estiver em andamento. Após a liberação da revisão, exibe a situação "Encerrada".
|
Início
|
Apresenta a data na qual a revisão foi criada.
|
Término
|
Apresenta a data do encerramento da revisão.
|
Encerramento
|
Apresenta os dados do usuário que encerrou a revisão. Se o encerramento for automático, será informado o nome do usuário que executou a última etapa de revisão configurada.
|
Na parte inferior, é possível visualizar e estabelecer os participantes do roteiro de revisão do mapeamento de requisito, segundo as definições do tipo em questão. Se o tipo de roteiro configurado for Variável e for informado um roteiro de revisão, seus participantes serão exibidos na lista de registros desta aba. Caso não tenha sido informado um roteiro de revisão, é possível configurar os participantes desejados. Para isso, utilize os botões da barra de ferramentas localizada na lateral da lista de registros:
|
Acione este botão para incluir um participante na revisão do plano. Consulte a seção Configurar roteiro de revisão para obter uma descrição detalhada sobre como inserir um novo participante. Se o participante estiver sendo incluído em um roteiro associado à revisão, esta inclusão somente será válida para a revisão do modelo, não sendo replicada ao registro do roteiro feito pelo menu Configuração Revisão Roteiro.
|
|
Acione este botão para alterar a sequência, prazo ou checklist do participante selecionado.
|
|
Acione este botão para visualizar o fluxo de responsáveis do roteiro de revisão.
|
|
Acione este botão para remover o participante selecionado. Não será possível remover o participante quando este já tiver recebido a tarefa de execução de revisão.
|
|
Acione este botão para importar o fluxo de participantes de outro roteiro de revisão já registrado no SE Risco. Na tela que será aberta, localize, selecione o roteiro desejado e salve a seleção.
|
Independentemente do tipo de roteiro, não será possível incluir, editar ou excluir participantes de etapas que já tiverem sido executadas.
|
|
Utilize esta seção para informar as alterações que foram realizadas no modelo. As alterações podem ser inseridas tanto pelo usuário que está cadastrando a revisão, quanto pelos elaboradores, por meio da etapa de elaboração na tarefa de Execução de revisão.
Para isso, acione o botão e, na tela que se abrir, preencha os seguintes campos:
Localização: Local do processo em que foi feita a alteração.
Alteração: Descrição da alteração feita no processo.
|
Utilize esta seção para registrar as críticas referentes à revisão que está em andamento.
As críticas somente poderão ser inseridas durante a execução das etapas da revisão. Para inserir uma crítica, acione o botão e, na aba Crítica, da tela que se abrir, informe as melhorias que devem ser implementadas no plano que está sendo revisado.
Na etapa de elaboração, esta seção somente estará habilitada para informar a solução efetuada. Ou seja, esta seção somente estará habilitada na etapa de elaboração, caso alguma crítica tenha sido preenchida no consenso, aprovação ou homologação e a revisão tenha sido retornada para a elaboração. Neste caso, acione o botão , que estará disponível e, na aba Solução, da tela que se abrir, informe as soluções que foram aplicadas no plano.
|
Esta seção somente será apresentada se houver algum checklist associado ao participante responsável pela execução da etapa da revisão que está em andamento. Este checklist tem o objetivo de auxiliar o responsável na execução da revisão em questão. Para responder as perguntas do checklist, selecione uma das opções de respostas apresentadas para cada pergunta (Sim, Não ou N/A). As respostas podem já estar preenchidas com uma opção padrão, definida no cadastro do checklist. Além disso, o preenchimento das Observações poderá ser obrigatório, caso a respectiva configuração tenha sido configurada no checklist.
|
|
Nesta seção é possível configurar a segurança a ser aplicada aos itens (riscos, controles, elementos, tratamentos, etc.) da estrutura do plano. Para isso, na parte superior desta aba, selecione uma das seguintes opções:
▪Público: Selecione esta opção para que qualquer usuário tenha acesso aos itens da estrutura deste plano. ▪Restrito: Selecione esta opção para restringir o acesso aos itens da estrutura deste plano. Neste momento, os botões da barra de ferramentas lateral ficarão habilitados. Acione o botão e preencha os campos da tela que será aberta:
i.
|
No campo Tipo de acesso, selecione uma das seguintes opções para definir o tipo de acesso que comporá a lista de segurança:
▪Equipe: Será composto pelos membros de uma equipe já registrada no SE Risco. ▪Área: Será composto por usuários de determinada área da organização. ▪Área/Função: Será composto por usuários de determinada área da organização que exercem uma função específica. ▪Função: Será composto por usuários que exercem determinada função na organização. ▪Usuário: Será composto por um usuário específico. ▪Todos: Será composto por todos os usuários que têm acesso ao componente SE Risco. |
ii.
|
No campo Controles, é possível selecionar as ações que podem, ou não, ser realizadas nos itens da estrutura deste plano. Para isso, marque os controles que serão atribuídos ao tipo de acesso selecionado anteriormente:
▪Incluir: Incluir itens na estrutura do plano. ▪Editar: Alterar os dados dos itens da estrutura do plano. ▪Excluir: Excluir itens da estrutura do plano. ▪Visualizar: Visualizar os dados dos itens da estrutura do plano.
Utilize os botões localizados ao lado do campo para expandir e visualizar a lista de controles, marcar todos os controles disponíveis e limpar as marcações realizadas.
|
|
iii.
|
Selecione, no campo Permissão, se os controles marcados anteriormente serão permitidos ou negados para o tipo de acesso.
|
iv.
|
De acordo com o tipo de acesso selecionado, os Filtros ficarão habilitados para preenchimento. Utilize-os para facilitar na busca dos usuários que comporão a lista de segurança.
|
v.
|
Após informar os campos acima, acione o botão da barra de ferramentas da tela de seleção. De acordo com o tipo de acesso selecionado e dos valores informados nos filtros, o resultado será apresentado na lista de registros, localizada na parte inferior da tela. Selecione aqueles que comporão a lista de segurança e salve o registro. Utilize as teclas SHIFT ou CTRL do teclado ou o check ao lado de cada item para selecionar mais de um registro por vez.
|
|
Na seção Documentação devem ser associados os anexos, documentos e fichas de dados de segurança relacionados ao plano de risco em questão.
▪Anexo: Associe nesta seção, os anexos relacionados ao plano de risco. Consulte a seção Incluindo anexos para obter mais detalhes sobre como incluir e/ou associar anexos. ▪Documento: Inclua ou associe, através desta seção, os documentos relacionados ao plano de risco. Consulte a seção Incluindo documentos para obter mais detalhes sobre como incluir e/ou associar documentos do SE Documento.
A seção Documento estará habilitada somente se o SE Documento estiver disponível na chave de licença.
|
|
Na seção Matriz SWOT é possível associar a análise SWOT realizada para o plano. Para isso, acione o botão na barra de ferramentas lateral e na tela que será aberta, localize e selecione a matriz SWOT desejada. Utilize os demais botões da barra de ferramentas lateral para editar os dados e excluir a matriz selecionada.
|
Na seção Histórico é apresentada uma linha do tempo com os principais eventos ocorridos no plano, até o momento atual. É possível incluir comentários referentes a cada evento.
|
Acione esta opção para acessar a tela de dados da estrutura do plano. Veja mais detalhes sobre a montagem da estrutura do plano na seção Montar estrutura do plano.
|
Feito isso, deve-se montar a estrutura do plano criado. Para isso, selecione o plano na lista de registros da tela principal e em seguida, acione o botão . Consulte a seção Montar estrutura do plano para obter detalhes de como associar riscos, controles e elementos na estrutura do plano.
|