Navigation:  Gestão > Definição do ativo >

CMDB

Previous  Top  Next

O CMDB é um repositório com informações referentes à infraestrutura de TI, aplicações, sistemas e negócios da organização, que tem como objetivo oferecer uma visão organizada de dados, permitindo analisar os dados a partir de qualquer perspectiva.

Este recurso permite que o usuário defina o tipo de relacionamento existente entre seus ativos e processos de negócio. Ao visualizar a estrutura é possível rapidamente realizar uma análise sobre possíveis impactos e riscos ao modificar o equipamento ou processo em questão.

Além de permitir entender o relacionamento existente entre os objetos listados, o sistema permite visualizar as principais informações referente ao item selecionado, como seus dados gerais, atividades abertas, últimas atividades realizadas bem como incidentes e problemas associados ao ativo. A configuração de relacionamentos deve ser feita pelo cadastro do ativo, porém, a estrutura pode ser visualizada diretamente pelos dados dos objetos envolvidos.

 

 

Para criar um relacionamento CMDB, primeiramente, acesse o menu "Gestão Definição do ativo". Utilize os filtros de pesquisa para localizar o ativo que será relacionado com outros ativos e/ou processos. Com o ativo selecionado, acione o botão para abrir a tela do relacionamento CMDB. Se o ativo já possuir alguma estrutura ou estiver relacionado com outro ativo, a estrutura será apresentada na tela.

 

Adicionar ativos na estrutura

1.Na estrutura, selecione o ativo/processo no qual o ativo será associado.

2.No campo "Tipo de objeto" selecione a opção "Ativo".

Obs.: Na estrutura, os ativos podem ser associados a partir de um ativo ou de um processo, porém, caso a estrutura já possua algum processo, ao selecioná-lo, somente será possível associar um ou mais ativos.

3.No campo "Relacionamento", selecione o relacionamento que o ativo selecionado na estrutura tem com o ativo que será associado.

4.Na listagem "Ativo" utilize o filtro de pesquisa e selecione o ativo que será adicionado na estrutura.

Obs.: Note que é possível selecionar mais de um registro por vez, porém será utilizado o mesmo relacionamento para os ativos selecionados.

5.Acione o botão "Adicionar". Neste momento, a estrutura será atualizada. Caso tenha sido selecionado algum ativo que já possua uma estrutura CMDB, a estrutura desse ativo será importada para a estrutura do ativo/processo selecionado no passo 1.

6.

 

Adicionar processos na estrutura

1.Na estrutura, selecione o ativo no qual o processo será associado.

2.No campo "Tipo de objeto" selecione a opção "Processo".

Obs.: Somente é possível associar processos a partir de ativos, ou seja, caso a estrutura já possua algum processo, ao selecioná-lo, somente será possível associar um ou mais ativos.

3.No campo "Relacionamento, selecione o relacionamento que o ativo selecionado na estrutura tem com o processo que será associado.

4.Na listagem "Processo" utilize o filtro de pesquisa e selecione o processo que será adicionado na estrutura. Note que é possível selecionar mais de um registro por vez, porém será utilizado o mesmo relacionamento para os processos selecionados.

5.Acione o botão "Adicionar". Neste momento, a estrutura será atualizada. Caso tenha sido selecionado algum ativo que já possua uma estrutura CMDB, a estrutura desse ativo será importada para a estrutura do ativo/processo selecionado no passo 1.

 

Alterar relacionamento entre objetos

1.Na estrutura, selecione a seta que faz o relacionamento entre os dois objetos (ativo-ativo ou ativo-processo).

2.Neste momento, o campo "Relacionamento" irá apresentar o relacionamento entre os dois objetos, permitindo alterar por outra opção de relacionamento.

3.Após alterar o relacionamento, clique em "Salvar".

 

Excluir relacionamento entre objetos

1.Na estrutura, selecione a seta que faz o relacionamento entre os dois objetos (ativo-ativo ou ativo-processo).

2.Neste momento, o campo "Relacionamento" irá apresentar o relacionamento entre os dois objetos.

3.Clique em "Excluir". O sistema irá questionar se você realmente deseja excluir o relacionamento e, caso a pergunta seja confirmada, o objeto relacionado será removido da estrutura CMDB.