Navigation:  Gestão > Definição do ativo >

Configuração de dispositivos de medição

Previous  Top  Next

A configuração a seguir permite que um ativo forneça à uma coleta do SE CEP as leituras efetuadas em um dispositivo de medição. Para utilizar a integração desse dispositivo através de porta serial com o SE Suite (via integração) é necessário que o equipamento possua alguns parâmetros pré-definidos.

 

Para que a comunicação ocorra com sucesso, certifique-se de que:

O recurso de aquisição automática (dados do ativo) esteja habilitado e configurado com o Endereço IP e Porta da máquina onde o equipamento de medição está conectado;

O serviço de coleta esteja rodando na máquina onde o equipamento de medição está conectado. Consulte o Guia de instalação (Windows) para obter os detalhes de como instalar esse serviço;

O software do equipamento de medição esteja devidamente configurado exatamente com o mesmo protocolo do serviço, conforme descrito na tabela a seguir.

 

Essa parametrização no software do equipamento é necessária, pois a porta serial utiliza um protocolo configurável e, para que a comunicação funcione, é necessário que ambos os softwares (do equipamento e do serviço personalizado do SE Suite) dos dispositivos estejam configurados exatamente com o mesmo protocolo.

 

A tabela a seguir contém os parâmetros importantes para a comunicação, e que atualmente estão fixos no serviço de conexão com a porta serial disponível para a integração do sistema SE Suite:

Parâmetro

Definição

Valor fixo

BaudRate

É a velocidade de comunicação, para que os dispositivos se comuniquem é necessário que ambos possuam o mesmo BaudRate configurado.

9600

DataBits

É o tamanho do dado trafegado. O tamanho padrão é 8-bit.

8

StopBits

É o tamanho do dado trafegado. O tamanho padrão é 8-bit.

None

Parity

É um método utilizado para detectar erros de transmissão, quando usado o parity a porta serial terá um extra data bit responsável por comunicar se o dado está correto ou corrompido. O comum é utilizar "none".

None

HandShake

O conceito de HandShake é o processo pelo qual duas máquinas afirmam uma a outra que ambas se reconheceram e estão prontas para iniciar a comunicação. Basicamente, o dispositivo envia o sinal, espera a resposta do outro dispositivo com o OK para envio do dado e, em seguida, envia o dado e aguarda a resposta do dispositivo com o OK.

None

 

 

Outra restrição que não está relacionada com a configuração do protocolo é a porta de conexão com o serviço do Windows. Na integração do sistema SE Suite, é utilizada a porta 55227. Ou seja, a máquina que contém a respectiva porta serial (máquina conectada ao equipamento de medição) deverá estar com a porta 55227 liberada na rede para requisições geradas a partir do servidor onde está instalado o SE Suite. Só desta forma a comunicação ocorrerá com sucesso.

 

A máquina conectada ao equipamento de medição deverá estar na mesma rede que o servidor de aplicação do sistema SE Suite ou, em caso de redes distintas, ambas as partes devem estar visíveis para a comunicação.