Navigation:  Gestão > Planejamento do MSA >

Planejar/Editar MSA

Previous  Top  Next

Para incluir um novo estudo de MSA, na barra de ferramentas da tela principal, acione a seta localizada ao lado do botão e selecione o estudo que será realizado.

Para editar um estudo já cadastrado, selecione-o na lista de registros e acione o botão .

 

O planejamento do MSA é similar para todos os tipos de estudos. Por este motivo, serão descritos somente nesta seção e identificados onde se diferem.

Consulte a seção Estudos para conferir a descrição dos diferentes estudos disponibilizados pelo SE MSA.

 

Preencha os seguintes campos da tela de dados que será aberta:

 

 

 

Nr. do MSA: Informe um número ou sigla que identifica o MSA. Utilize a seta localizada ao lado deste campo para gerar um identificador automático. Não se esqueça que, se na tela de parâmetros gerais for configurada a utilização de máscara, no momento de gerar o identificador automático, será mostrada a respectiva máscara. Este campo poderá estar desabilitado se a respectiva configuração for efetuada, também, por meio da tela de parâmetros gerais.

Ativo: Selecione o ativo que será analisado. Todos os ativos com especificação Instrumento e que o usuário faça parte da equipe responsável, serão apresentados na busca desse campo.

Data: Informe a data do planejamento. O sistema preenche este campo, automaticamente, com a data atual, porém, é possível alterá-la.

Tipo do MSA: Este campo exibe o tipo do MSA a ser planejado.

Observação: Utilize este campo para informar as observações do MSA em questão.

 

Preencha em seguida os campos das seguintes seções:

Obs.: Algumas seções somente estarão disponíveis caso o registro tenha sido salvo.

 

Dados gerais

Geral

 

Procedimento de MSA

Selecione o documento necessário para realizar a análise do sistema de medição. Se o SE MSA estiver integrado com o SE Documento, será permitido associar documentos provenientes deste segundo componente. Lembre-se que a integração entre os componentes SE MSA e SE Documento deve ser efetuada por meio da tela de parâmetros gerais do sistema.

Definir equipe responsável pela inserção de dados na coleta

Selecione neste campo a Equipe responsável pela entrada dos valores da coleta no sistema. A coleta é realizada pelo operador, mas o registro destes dados no sistema nem sempre é efetuado por ele, sendo necessário neste caso, definir a equipe que o efetuará. Lembrando que o registro da equipe é gerenciado pelo componente SE PDM.

 

Configuração

Determine as configurações da análise do sistema de medição:

Nr. de amostras

Informe a quantidade de amostras da peça que serão analisadas. Para os estudos de Linearidade e Amostra Independente, este campo não poderá ser alterado.

Nr. de leituras

Informe a quantidade de leituras que serão efetuadas em cada amostra. Este campo não será apresentado no Método Analítico e não poderá ser alterado no estudo de Amplitude.

Intervalo de confiança

Informe o intervalo de valores esperados que contenham, numa desejada probabilidade chamada "nível de confiança", o valor verdadeiro de um parâmetro. Lembre-se que este campo não será apresentado em alguns estudos.

Resultados R&R

Este campo somente estará disponível para o estudo RR (média e amplitude/anova). Defina, então, como serão calculados os percentuais de estudo:

VT: Variação total do estudo. É calculada pela raiz quadrada da soma dos quadrados da variação de repetitividade e reprodutibilidade (R&R) e da variação da peça (VP).

Tolerância: Desvio permitido em relação a um padrão ou valor nominal que ainda mantém o ajuste, a forma e a função desejada. Para esta opção, é necessário informar o valor da tolerância no respectivo campo.

Critérios de aprovação (R&R)

Este campo somente estará disponível para o estudo R&R (Média e Amplitude/Anova). Os resultados devem ser avaliados para determinar se o instrumento de medição é aceitável para sua pretendida aplicação. Um sistema de medição deve estar estável antes de qualquer análise adicional ser considerada válida. Informe a porcentagem de aprovação e reprovação do processo.

Roteiro responsável

Marque este campo para que o plano de MSA em questão passe pelas etapas de elaboração e aprovação. Neste caso, nos respectivos campos, selecione os roteiros de responsáveis que elaborarão e aprovarão o MSA.

Obs.: Os campos "Nr. de amostras", "Nr. de leituras" e "Intervalo de confiança" poderão estar desabilitados se o estudo em questão tiver os dados definidos, conforme a Norma ISO/TS 16949.

Atributos

São listados todos os atributos que foram associados ao estudo do MSA por meio do menu Configuração Parâmetros gerais. Caso não haja atributos associados para o estudo do MSA em questão, esta seção não será apresentada.

Sendo assim, aqueles que forem requeridos deverão ter, obrigatoriamente, seus valores preenchidos. Para isso, basta informá-los na coluna Valor da própria lista de atributos. O modo de seleção/preenchimento dos valores, entretanto, varia conforme configurado no cadastro de cada atributo.

 

Características

Na seção Características são registradas as características da peça que será analisada. Para isso, acione o botão desta seção, e preencha os seguintes campos da tela será apresentada:

i.

Item: Selecione o item (peça) que será medido. Lembrando que os possíveis itens deverão estar registrados no componente SE PDM.

Revisão: Selecione a revisão do item (peça) que será medido.

Características: Selecione a característica do item (peça) que será medida.

Variação do processo: Informe a variação do processo, ou seja, o desvio padrão ou a diferença entre o LSE (Limite Superior Especificado) e o LIE (Limite Inferior Especificado) da característica. Este campo não será apresentado para os métodos de Tabulação cruzada e Detecção de sinal.

Tolerância: Este campo somente será apresentado para o método de Detecção de sinal, para que seja informada a tolerância do processo.

ii.

Após preencher os campos, acione o botão Salvar. Neste momento a característica será associada. Se necessário, repita o procedimento para associar mais características.

 

Alguns estudos, como a Linearidade, exigirão que mais de uma característica seja associada para que o plano do MSA prossiga para a etapa de coleta.

 

 

Operadores

Na seção Operadores são associados os operadores do instrumento que farão as medições da(s) peça(s). Para isso, acione o botão desta seção, neste momento será exibida uma tela de seleção, informe o operador e acione o botão Salvar. De acordo com a NORMA, dependendo do estudo em questão, deverá ser selecionado apenas 1 (um) operador ou será obrigatória a seleção de mais de 1 (um).

 

Situação verdadeira

A seção Situação verdadeira somente será apresentada para os seguintes métodos de estudo: Analítico, Detecção de sinal e Tabulação Cruzada. Neste caso, poderão ser realizadas as devidas marcações sobre a verdadeira situação da peça. Veja como proceder de acordo com o tipo de estudo do MSA:

Método da tabulação cruzada: Cada um dos operadores deve dar seu parecer sobre a situação de cada amostra da peça. Quando a situação for marcada, indica que a peça está conforme.

Método detecção de sinal/Método analítico: Cada operador deve registrar o valor de referência de cada amostra da peça no respectivo campo.

 

Documentação

Anexo

É possível incluir anexos relacionados ao planejamento do MSA. Para obter mais detalhes sobre como associar anexos ao registro, consulte a seção Incluindo anexos.

Documento

É possível associar documentos do componente SE Documento, relacionados ao MSA que está sendo registrado. Lembre-se que a integração entre o SE MSA e o SE Documento é configurado através dos Parâmetros gerais do MSA. Consulte a seção Incluindo documentos para obter mais detalhes sobre como associar documentos do SE Documento.

 

APQP/PPAP

Na seção APQP/PPAP é possível verificar os APQP/PPAPs associados ao MSA em questão. Caso necessário, selecione o registro desejado e acione o botão para visualizar os dados.

 

Consulte a documentação do SE APQP/PPAP para conferir os detalhes de como realizar a associação.

Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o SE APQP/PPAP possua chave licença ativa no SE Suite.

 

Salve o registro. Neste momento o sistema irá perguntar se deseja enviar o registro para a próxima etapa. Escolha a opção desejada:

OK: Se não houver nenhuma inconsistência nos dados do plano do MSA, o registro segue para a etapa de Elaboração de MSA, caso assim tenha sido definido no roteiro de aprovação, ou então o registro segue para coleta de dados das medições.

Cancelar: O registro permanecerá com situação "Planejamento".