Navigation:  »No topics above this level«

SE GanttChart

Previous  Top  Next

O SE GanttChart consiste na representação gráfica de informações relacionadas ao cronograma do projeto. Por isso, está disponível no SE Suite por meio do componente SE Projeto, nas telas principais de planejamento, aprovação, acompanhamento, avaliação e consulta de projetos, e ainda nas telas principais de execução de atividades. Note que em alguns menus ele será apresentado apenas para consulta, enquanto em outros, os responsáveis e partes interessadas poderão realizar edições. Veja como acessar este recurso:

 

1.Na lista de registros da tela principal, localize e selecione o projeto desejado.

 

2.Em seguida, na barra de ferramentas, acione o botão .

 

3.Ao acessar o SE GanttChart pela primeira vez, será apresentada uma tela informando que para abrir os arquivos com maior facilidade nas próximas vezes, será necessário autorizar a execução do aplicativo no navegador. Utilize a opção "OK, entendi" que será apresentada na parte inferior desta tela. Neste momento, será feito o download do arquivo .jnlp e sua execução deverá ser realizada manualmente.

 

4.Feito isso, nos próximos acessos ao SE GanttChart será aberta uma tela informando que um aplicativo externo ao navegador está sendo aberto. Com isso, não será mais necessário repetir o procedimento descrito no passo 03. Por padrão, o sistema realizará o download e a execução do arquivo .jnlp de forma automática facilitando o acesso ao SE GanttChart. Caso isto não ocorra, estará disponível o botão "Clique aqui para abrir" para realizar manualmente a abertura do SE GanttChart.

 

5.Aguarde enquanto o componente é carregado.

 

6.Se o projeto que deseja acessar o SE GanttChart for um macroprojeto, ou seja, se ele tiver subprojetos em sua estrutura, será apresentada uma tela para definir quais operações poderão ser realizadas nos subprojetos. Para isso, utilize as seguintes colunas:

Visualizar: Marque esta opção para que seja possível expandir a estrutura do subprojeto e visualizar as atividades que o compõe, assim como seus dados, mas não será possível realizar edições. No gráfico as barras que representam as atividades serão mostradas na cor cinza.

Editar: Marque esta opção para que seja possível expandir a estrutura do subprojeto e editar ou visualizar as atividades que o compõe, assim como seus dados. No gráfico as barras que representam as atividades serão mostradas na cor definida para elas. Lembre-se que para poder editar um subprojeto é necessário que em sua tela de dados esteja marcada a opção "Permitir que este projeto seja alterado pelo responsável do macroprojeto?".

 

Se nenhuma das colunas for marcada, o subprojeto será apresentado comprimido, ou seja, não serão apresentadas as atividades que o compõe. No gráfico ele será representado em uma barra única, na cor cinza.

Quando um subprojeto não for aberto para edição e for feita alguma alteração no cronograma do macroprojeto, o subprojeto ficará desatualizado em consequência dos cálculos não realizados. Com isso, ao fechar o macroprojeto salvo, o sistema questionará se deseja atualizar seus subprojetos.

O botão da barra de ferramentas dos menus de Planejamento ou Acompanhamento, permite recalcular o cronograma de um projeto desatualizado, sempre que necessário. Os projetos desatualizados podem ser identificados pelo ícone na coluna P.

Após a execução ou verificação de atividades de um projeto desatualizado, sempre será disparado o processo de atualização do cronograma deste projeto. Lembre-se que a execução e verificação somente poderão ser realizadas se o projeto estiver desbloqueado.

Projetos desatualizados não poderão ser enviados para a próxima etapa antes da atualização, para que as etapas seguintes de gestão sempre sejam realizadas com base nos valores atualizados.

 

7.Neste momento, o SE GanttChart será apresentado. Veja mais detalhes sobre como a tela é apresentada, na seção Interface.