Navigation:  Gestão > Portfólio >

Criar cenário para portfólio

Previous  Top  Next

Veja como incluir um novo cenário em um portfólio:

 

1.Na barra de ferramentas lateral da seção Cenário, acione o botão .

 

2.Preencha os seguintes campos da tela que será aberta:

 

 

Campo

Identificador

Informe um número ou sigla para identificar o cenário.

Nome

Informe um nome para o cenário.

A partir de um existente

Habilite esta opção para incluir um novo cenário a partir de um cenário já criado para o portfólio em questão. No respectivo campo, selecione o cenário desejado. Utilize os demais botões ao lado do campo para visualizar os dados do cenário selecionado e limpar o campo.

 

3.Em seguida, clique em OK.

 

4.Neste momento, será apresentada a tela de dados do cenário. Se o cenário foi criado a partir de um existente, os campos descritos a seguir estarão preenchidos pelo sistema com os dados do cenário de origem.

 

 

5.Na seção Dados gerais, são apresentados os campos com o Identificador e Nome do cenário, informados anteriormente, porém, é possível editá-los. Também é possível informar uma Descrição para o cenário em questão.

 

6.Na seção Priorizar objetivo, é possível atribuir uma pontuação para os objetivos associados ao portfólio. Para isso, no campo da coluna Percentual, informe a porcentagem equivalente ao objetivo do portfólio em questão. Habilite a opção Utilizar método de avaliação, para utilizar um método de avaliação para pontuar os objetivos. Neste caso, selecione no respectivo campo o método de avaliação desejado. A seção será dividida em dois painéis. No primeiro painel serão apresentados os objetivos do portfólio, enquanto no segundo painel deve-se selecionar a opção desejada para pontuar o critério selecionado no primeiro painel. O percentual do objetivo do portfólio será calculado pelo sistema, de acordo com o critério selecionado.

 

7.Utilize o botão Próximo, da parte inferior da tela, para acessar a próxima etapa da qual se encontra.

 

8.Na seção Priorizar estrutura é possível atribuir uma pontuação aos projetos e programas que compõem o portfólio em relação ao objetivo. Para isso, na coluna correspondente ao Objetivo do portfólio, informe uma pontuação (de 1 a 100) do projeto/programa em relação ao objetivo em questão. Habilite a opção Utilizar lista de valores pré-definidos para utilizar pontuações pré-configuradas pelo sistema. Neste caso, selecione a opção desejada na coluna correspondente ao Objetivo do portfólio, para pontuar o projeto/programa.

 

9.Na seção Resultado serão apresentados os projetos e programas que compõe o portfólio, ordenados de forma decrescente pela porcentagem atingida na priorização realizada anteriormente.

 

10. Na seção Finança é possível simular um orçamento para o portfólio, no cenário que está sendo simulado. Veja como configurar um orçamento:

i.

Ao acionar o botão será apresentada uma tela para configuração do orçamento. No campo Tipo de orçamento, selecione a opção desejada:

Simples: Permite configurar os valores totais de custos e receitas fixos e dos recursos. Nos campos Início e Fim, da seção Período, é possível informar o intervalo de datas que compõe o período do orçamento.

Detalhado: Permite configurar os valores de curso e receita fixos e dos recursos, de acordo com o período definido. Para isso, na seção Período, informe as datas de início e fim do período do orçamento e selecione seu tipo: mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral e anual. Se posteriormente, o tipo do período for modificado, o sistema readequará os valores do orçamento de acordo com o período selecionado.

ii.

Feito isso, clique em confirmar.

iii.

Neste momento, no painel principal serão apresentados os campos para preenchimento dos valores do orçamento, de acordo com a configuração de tipo realizada anteriormente:

Simples: Serão apresentados os campos para informar os valores totais orçados para as receitas fixas e dos recursos, assim como, dos custos fixos e dos recursos do projeto. Se na seção Configurações Projeto Finança, estiver marcada a opção para classificar os custos em capital e operacional, será possível informar os valores totais para os custos do tipo capital operacional e sem classificação.

Detalhado: Serão apresentados os campos para informar os valores totais orçados para as receitas fixas e dos recursos, assim como, dos custos fixos e dos recursos, divididos de acordo com o tipo de período configurado. Se na seção Configurações, estiver marcada a opção para classificar os custos em capital e operacional, serão exibidos subagrupadores, onde serão exibidos os valores totais para os custos do tipo capital, operacional e sem classificação. Para informar um custo/receita, clique no ícone ao lado de cada agrupador e na tela que será aberta, localize, selecione o tipo de custo/receita que classificará o valor e salve a seleção. Selecione quantos tipos de custo/receita forem desejados. Os tipos definidos serão exibidos abaixo do agrupador de custo e receita, na estrutura do orçamento. Informe nos campos habilitados, os valores orçados para cada tipo de custo/receita, dentro do período apresentado. Clique no ícone ao lado do tipo de custo/receita, para excluí-lo da estrutura do orçamento. Para informar os valores de custo e receitas referentes aos recursos, basta preencher os campos disponíveis com os valores desejados.

iv.

Após informar os valores desejados, acione o botão Salvar. Se o tipo do orçamento for "Detalhado" estarão disponíveis botões que permitiram navegar entre o período do orçamento, assim como, expandir/contrair toda sua estrutura.

 

11. Na seção Analisar orçamento, o sistema realiza a análise dos projetos e programas que compõe o portfólio, de acordo com as configurações realizadas anteriormente no cenário. Na parte superior desta seção estão disponíveis os seguintes gráficos:

Campo

Fronteira eficiente

Exibe uma linha contendo as possíveis soluções para o cenário, destacando a solução escolhida.

Objetivo x orçamento

Exibe o orçamento distribuído para cada objetivo do portfólio de acordo com seu valor priorizado.

Dispersão

Exibe todos os projetos do cenário em uma visão de orçamento e valor priorizado, destacando os selecionados daqueles que não foram selecionados.

 

12. Na lista de registros presente na parte inferior da seção Analisar orçamento, o sistema apresenta os projetos e programas que compõe o portfólio divididos em dois grupos: "Selecionados" e "Não selecionados". Os selecionados são os objetos com maior valor em relação aos objetivos e que se encaixaram no orçamento, enquanto os não selecionados são os objetos que tem um valor menor que os demais ou não obedecem a restrição do orçamento de portfólio. Para simular outros valores dentro do cenário, é possível acessar a seção Finança, descrita anteriormente, alterar o valor do orçamento do portfólio, retornar à seção "Analisar orçamento" e clicar no botão Recalcular. Caso o usuário deseje mover um projeto/programa que se encontra no grupo "Não selecionado" para o grupo "Selecionado" ou vice-versa, basta selecionar a opção "Inclusão forçada" ou "Exclusão forçada" da coluna "Forçar inclusão/exclusão" do projeto/programa desejado.

 

13. Utilize as opções da paleta Registro, para salvar as informações do cenário.

 

14. Clique na opção Ativar para aplicar a estrutura e os dado do orçamento do cenário ao portfólio. Clique em OK para confirmar esta operação. Ao ativar um cenário os projetos e programas do grupo "Não selecionado" serão removidos da estrutura do portfólio, porém, serão apresentados no cenário. Se houver projetos selecionados no cenário que não foram removidos da estrutura do portfólio, serão adicionados novamente.