Navigation:  Configuração > Classificação > Tipo de projeto > Configurar tipo de projeto >

Opcional

Previous  Top  Next

Nesta aba é possível realizar configurações referentes ao cliente do projeto, faturamento, relatório de serviços, integrações, entre outras informações. Para isso, utilize as seguintes subabas:

 

1.Na aba Cliente/Fornecedor, é possível parametrizar os detalhes referentes à associação de clientes e fornecedores aos projetos deste tipo. Estão disponíveis as seguintes opções:

Requerido: Marque este campo para que a associação de clientes/fornecedores aos projetos seja obrigatória. Caso esta opção não seja marcada, não será obrigatório associar clientes/fornecedores aos projetos deste tipo.

Restringir alteração apenas nas situações de planejamento e revisão: Marque esta opção para que somente seja possível associar clientes/fornecedores aos projetos, quando sua situação for planejamento ou revisão. Se esta opção não for marcada, a associação de clientes/fornecedores não será restringida, enquanto for possível editar os projetos deste tipo.

 

2.Na aba Atividade, é possível realizar as seguintes parametrizações, referentes às atividades dos projetos deste tipo:

Tipo de atividade padrão: Selecione o tipo de atividade que classificará por padrão, as atividades definidas para os projetos deste tipo. O tipo selecionado neste campo poderá ser alterado, se necessário, no momento do planejamento dos projetos deste tipo.

Gerar identificador automático nas atividades: Marque esta opção para que ao incluir modelos e projetos no tipo em questão, a opção "Gerar identificador automático nas atividades", seja apresentada marcada pelo sistema. Se esta opção não for marcada, a opção "Gerar identificador automático nas atividades" será apresentada também desmarcada. Ao definir que o identificador das atividades será gerado automaticamente, o sistema gerará um número sequencial para identificar as atividades incluídas no projeto e este não poderá ser editado. Se esta definição não for realizada, o identificador da atividade poderá ser editado, possibilitando informar um número ou sigla para identificá-la.

 

3.Na aba Máscara é possível parametrizar para que no momento de incluir projetos neste tipo, seja utilizado o recurso de identificação automática. Para isso marque a opção Utilizar máscara para identificação e no campo que será habilitado, selecione a máscara de identificação desejada. Note que somente estão disponíveis para seleção, máscaras cujo objeto for "Projeto". Utilize os demais botões ao lado do campo, para visualizar os dados da máscara de identificação selecionada e limpar o campo. Marque a opção Permitir alterar identificador para permitir que, no momento de incluir projetos neste tipo, o identificador gerado possa ser editado. Caso esta opção não esteja marcada, o identificador gerado não poderá ser editado.

 

4.Na aba Faturamento/Pagamento de horas, é possível parametrizar as informações que serão apresentadas tanto na tela de dados como no relatório de serviço dos projetos deste tipo, no componente SE Controle de atividades. Marque as opções Pagamento de horas e/ou Fatura de horas, para que estas informações sejam apresentadas. A opção não marcada não será apresentada.

 

5.Na aba Relatório de serviço, é possível padronizar as parametrizações referentes aos relatórios de serviço dos projetos deste tipo, emitidos no componente SE Controle de Atividades. Estão disponíveis as seguintes opções:

Configuração financeira do relatório de serviço: Marque as opções correspondentes ao tipo de horas (pagas e/ou faturadas) que deverão ser contabilizadas no momento de gerar o relatório de serviços. A opção não marcada, não será contabilizada no relatório de serviço.

Permitir adicionar relatório de serviço: Marque esta opção para que seja possível emitir relatórios de serviços dos projetos deste tipo. Se esta opção não for marcada, não será possível emitir relatórios de serviços.

 

As configurações realizadas na aba Faturamento/Pagamento de horas e na aba Relatório de serviço somente funcionarão corretamente se o componente SE Controle de atividades fizer parte das soluções adquiridas por sua organização. Estas configurações irão impactar na tela de Relatório de serviço. Consulte essa seção para obter mais detalhes sobre o relatório de serviços de projetos e atividades isoladas.

 

6.Na aba Integrações, é possível habilitar a integração do tipo de projeto com outros componentes do SE Suite, possibilitando criar objetos em outros componentes do SE Suite a partir dos projetos pertencentes a ele. Para isso, marque a opção Habilitar automação e no campo Componente, selecione a opção desejada:

APQP/PPAP: Selecione esta opção para criar APQPs a partir dos projetos deste tipo. Os demais campos serão preenchidos com o objeto (APQP/PPAP) e com a operação que será realizada (projeto de APQP). Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o componente SE APQP/PPAP faça parte das soluções adquiridas por sua organização.

Auditoria: Selecione esta opção para criar auditorias a partir dos projetos deste tipo. Os demais campos serão preenchidos com o objeto (Auditoria) e com a operação que será realizada (projeto de auditoria). Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o componente SE Auditoria faça parte das soluções adquiridas por sua organização.

 

7.Na aba Perfil de visualização, é possível associar um perfil de visualização que será aplicado às visões do cronograma e SE GanttChart dos projetos deste tipo. Para isso, no respectivo campo, selecione o perfil de visualização desejado. Note que somente estarão disponíveis para seleção perfis de visualização de projetos. Utilize os demais botões ao lado do campo, para visualizar os dados do perfil de visualização selecionado e limpar o campo.

 

8.Na aba Desvio, são realizadas parametrizações referentes à execução das atividades atrasadas dos projetos deste tipo. Para isso, marque a opção Controle de atividades executadas fora do prazo e preencha os seguintes campos:

Verificar atraso em relação à: Marque a opção Data de início e/ou Data de término para definir em relação à qual data, a execução das atividades dos projetos deste tipo será considerada atrasada.

Obrigatório preenchimento do motivo de atraso: Marque esta opção para que ao iniciar a execução de uma atividade atrasada, seja requerido que o usuário informe no campo Resultado, da tela de dados da atividade, o motivo do atraso. Se esta opção não for marcada, será possível encerrar os projetos deste tipo sem preencher os campos da seção "Resultado".

Incidente: Marque esta opção para que quando uma atividade deste tipo for executada atrasada, seja disparado um incidente. No campo Tipo de incidente, selecione o tipo do incidente que será disparado. Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o componente SE Incidente faça parte das soluções adquiridas por sua organização.

 

Por exemplo:

Se for configurado que a verificação de atraso deve ser feita em relação à data de início e for marcada a opção "Obrigatório preenchimento do motivo de atraso", quando o usuário executar a atividade com data de início posterior à data planejada/reprograma da atividade, será obrigatório que ele preencha o campo Motivo de atraso.

Se for configurado que a verificação de atraso deve ser feita em relação à data de fim e for marcada a opção "Obrigatório preenchimento do motivo de atraso", quando o usuário executar a atividade com data de fim posterior à data planejada/reprograma da atividade, será obrigatório que ele preencha o campo Motivo de atraso.

 

9.Após preencher todos os campos necessários, salve o registro.