Permitido automatizar o cancelamento de avaliações ao inativar o usuário do colaborador avaliado ou avaliador.
Até então, quando um usuário era desabilitado, suas avaliações permaneciam habilitadas no sistema, requerendo uma ação manual por parte dos responsáveis para cancelar a avaliação e dar prosseguimento à execução do plano de avaliação.
A partir desta versão, foi criada uma opção nos parâmetros gerais do SoftExpert Competência que permite cancelar as avaliações de competência e meta automaticamente ao desabilitar o usuário do colaborador no sistema, definindo uma justificativa para o cancelamento.
Permitido definir se o sistema deve iniciar a execução de planos de avaliação e de meta automaticamente na data de início planejada.
Este recurso só estará disponível para planos que tenham sido criados a partir do planejamento.
Nestes casos, estará disponível a opção “Iniciar a execução automaticamente na data de início planejada”.
Ao marcá-la e enviar o registro para a etapa "Iniciar", a execução do plano será iniciada automaticamente na data de início planejada.
Permitida a definição de tipos de competências a serem avaliadas quando as competências avaliadas forem mapeadas.
Até então, era possível filtrar por algumas opções, como requeridas ou desejáveis, e o tipo de mapeamento necessário, porém, não era possível aplicar filtros como por competências técnicas ou comportamentais, por exemplo.
Com este recurso, ao marcar a opção de avaliar competências mapeadas, será possível a seleção dos tipos de competências que devem ser considerados ao buscar as competências que serão avaliadas.
Adicionada uma nova opção para arredondamento do nível de proficiência para o mais próximo na avaliação.
Até então, as opções existentes permitiam apenas arredondar a nota da competência com itens de avaliação para a nota mais alta ou mais baixa.
Porém, nem sempre esse arredondamento levava em conta quais dos níveis (mais alto ou mais baixo) era de fato o mais próximo da nota real.
Com essa nova opção, o sistema passará a utilizar o nível mais próximo da nota real obtida na escala de proficiência.
Abaixo um exemplo para facilitar o entendimento:
Considere a utilização do arredondamento para o nível mais próximo e que existem 4 níveis de proficiência na escala de proficiência, com pontuações 1, 2, 3 e 4. Neste caso:
▪Se a média final da competência for 2,25, será atribuído o nível com nota 2.
▪Se a média final da competência for 2,75, será atribuído o nível com nota 3.
▪Se a média final da competência for 2,5 (exatamente no meio entre dois níveis), será atribuído o nível com nota 3 (nível com pontuação maior).
Caso fosse utilizado o arredondamento para nível superior, as três competências ficariam com o nível 3.
Já com o arredondamento para nível inferior, as três competências ficariam com o nível 2.
Consulte também as melhorias realizadas neste componente em versões anteriores: