Para editar os dados de um requisito, selecione-o na tela de registros principal e acione a opção .
A forma de editar o registro varia de acordo com o método de revisão, configurado no tipo de requisito, e com a situação. No painel da parte superior, na seção Registro, os seguintes botões estarão disponíveis:
▪Revisão simplificada Situação vigente: Será apresentado o botão Habilitar edição. Acione este botão para criar uma nova edição para o registro. Desta forma, será possível fazer alterações sem afetar a versão vigente. Em seguida, clique em "OK" para confirmar esta operação.
Situação em revisão: Serão apresentados os botões Liberar versão e Descartar alterações. Desta forma, será possível executar a revisão em questão, ou descartá-la, para que uma nova possa ser iniciada.
▪Revisão pelo modelo ISO9000 Situação vigente: Será apresentado o botão Incluir nova revisão. Acione este botão para incluir uma nova revisão e assim habilitar a edição. Após a confirmação da criação, a tarefa Revisão de mapeamento de requisito será gerada para os responsáveis.
Feito isso, estarão disponíveis também as demais seções:
Dados gerais
Os campos desta seção serão apresentados preenchidos, conforme informado no momento da inclusão do requisito e poderão ser editados. Veja a descrição detalhada dos campos disponíveis para edição na seção Cadastrar requisitos.
Atributo
Esta seção somente será apresentada, se na aba Atributo do tipo do requisito, foi associado ao menos um atributo. Neste caso, informe o valor dos atributos apresentados. Aqueles que forem requeridos devem ter, obrigatoriamente, seus valores preenchidos, enquanto os atributos bloqueados serão preenchidos pelo sistema com o valor padrão definido no momento de sua associação ao tipo. A forma de preencher um atributo, varia de acordo com as configurações estabelecidas no momento de seu registro.
|
Esta seção somente será apresentada caso o tipo de requisito em questão possua controle de revisão por Workflow ou ISO9000. Sendo assim, caso seja necessário complementar as informações da revisão, é possível acessar e editar os seus dados. Veja mais detalhes sobre esta operação e seus respectivos campos na seção Revisar mapeamentos e requisitos.
|
Esta seção somente estará disponível se, no tipo do requisito, estiver marcada a opção "Permitir auditoria do requisito". Nela é possível configurar como irá proceder as avaliações nas auditorias que aplicam este requisito. Para isso, estão disponíveis os seguintes campos:
Campo
|
Critério de avaliação de auditoria
|
Selecione o critério de avaliação será utilizado na auditoria do requisito em questão. Os critérios de avaliação disponíveis para seleção são aqueles configurados no componente SE Auditoria. No campo Revisão, será apresentado o identificador da revisão vigente para o critério selecionado.
|
Nível de conformidade padrão
|
Selecione o nível de conformidade que será considerado como padrão para o critério, selecionado anteriormente, no momento da auditoria. Este campo somente estará disponível se o critério de avaliação selecionado anteriormente, seja do tipo "qualitativo".
|
Calcular o valor dos requisitos e seu percentual de conformidade com base nos
|
Selecione uma das opções para definir como será calculado o valor médio dos requisitos e seu percentual de conformidade:
▪Objetos de nível imediatamente inferior: Objetos que estão um nível abaixo do requisito de referência. ▪Requisitos de último nível: São aqueles requisitos que não possuem outros sub-requisitos abaixo de sua estrutura, porém podem possuir itens de verificação ou testes de auditoria. ▪Objetos de último nível: Objetos de último nível são quaisquer objetos (requisitos de último nível, itens de referência ou testes de auditoria) que não possuem nenhuma estrutura abaixo. |
É importante ressaltar que:
▪Requisitos de nível inferior são requisitos "filhos" de outro requisito, ou seja, estão um nível abaixo do requisito "pai". Podem ser requisitos de orientação ou de último nível. ▪Requisitos de último nível são aqueles que não possuem outros requisitos em níveis inferiores, ou seja, não possuem requisitos filhos. |
|
Esta seção somente estará disponível na aba Detalhes, se no tipo do requisito estiver marcada a opção "Permitir auditoria do requisito". Nela, serão apresentados os auditores internos que estão qualificados para auditar o requisito em questão. Acione o botão da barra de ferramentas lateral desta aba, para visualizar os dados do auditor interno selecionado na lista de registros. A associação do requisito ao auditor interno é feita por meio da tela de cadastro de auditor interno, no componente SE Auditoria.
|
Nesta seção é possível incluir e/ou associar incidentes/problemas/workflows que evidenciam o requisito a ser cadastrado. Para isso, utilize os seguintes botões da barra de ferramentas lateral desta seção:
|
Acione este botão e selecione a opção desejada para iniciar um Incidente, Problema ou Workflow. Na tela que será apresentada, selecione o tipo que classificará o evento que deseja registrar. Os campos Título e Descrição estarão habilitados para preenchimento de acordo com as configurações realizadas no processo. Salve o registro. Se o iniciador for também o executor da primeira atividade do fluxo, a tela de dados da atividade será apresentada.
|
|
Acione este botão e na tela que será aberta, selecione primeiramente, o evento que deseja associar ao requisito (incidente, problema ou workflow) e em seguida, localize-o e selecione-o. Salve a seleção feita.
|
|
Acione este botão para desassociar o registro selecionado na lista de registros.
|
|
Acione este botão para visualizar a tela de dados do evento (incidente, problema ou workflow) selecionado na lista de registros.
|
▪Para que este recurso funcione corretamente é necessário que os componentes SE Incidente, SE Problema e SE Workflow façam parte das soluções adquiridas por sua organização. ▪Obtenha mais informações sobre incidentes, problemas e workflows consultando a documentação específica destes componentes. |
|
Nesta seção, devem ser incluídos os anexos e documentos, além de ser possível gerenciar os formulários que complementarão as informações dos projetos criados a partir do modelo em questão. Para isso, estão disponíveis as seguintes opções:
Anexo
Associe os anexos relacionados ao requisito em questão. Consulte a seção Incluindo anexos para obter mais detalhes sobre como incluir e/ou associar anexos.
Documento
Inclua ou associe os documentos relacionados ao requisito em questão. Consulte a seção Incluindo documentos para obter mais detalhes sobre como incluir e/ou associar documentos do SE Documento.
Obs.: Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o componente SE Documento faça parte das soluções adquiridas por sua organização.
|
Esta seção somente estará disponível se no tipo do requisito estiver marcada a opção "Permitir auditoria do requisito". Nela, são apresentadas todas as organizações de auditoria às quais o requisito está associado. Acione o botão da barra de ferramentas lateral desta aba, para visualizar os dados da organização de auditoria selecionada na lista de registros. A associação do requisito à organização de auditoria é feita por meio da tela de cadastro de organização de auditoria, no componente SE Auditoria.
|
Nesta seção é possível incluir e/ou associar planos de ação ou ações isoladas que evidenciam o requisito. Para isso, utilize os seguintes botões da barra de ferramentas lateral desta seção:
|
Acione este botão e selecione a opção desejada:
▪Plano de ação: Na tela que será apresentada, selecione primeiramente, se o novo plano de ação será em branco ou criado a partir de um modelo. Em seguida, na parte inferior da tela, localize e selecione a categoria ou o modelo de plano de ação, conforme a opção selecionada anteriormente e salve a seleção feita. Neste momento será apresentada a tela de dados da estrutura do plano de ação, possibilitando sua configuração. ▪Ação isolada: Na tela que será apresentada, selecione a categoria que classificará a ação isolada. Salve a seleção feita. Neste momento será apresentada a tela de dados da ação, possibilitando sua configuração. |
|
Acione este botão e na tela que será aberta, selecione primeiramente, se deseja associar ao requisito um plano de ação ou uma ação isolada e em seguida, localize e selecione o registro desejado. Salve a seleção feita.
|
|
Acione este botão para desassociar o registro selecionado na lista de registros.
|
|
Acione este botão para visualizar a tela de dados do registro selecionado na listagem.
|
▪Para que este recurso funcione corretamente é necessário que o componente SE Plano de ação faça parte das soluções adquiridas por sua organização. ▪Obtenha mais informações sobre plano de ações e ações isoladas consultando a documentação específica do componente SE Plano de ação. |
|
Salve o registro após informar os campos necessários.
Consulte a seção Finalizar edição de requisito para obter detalhes sobre como finalizar a edição de um requisito.
Enquanto o requisito estiver com revisão em "Elaboração", se este possuir sub-requisitos ou estiver sendo utilizado em uma auditoria, será necessário configurar sua estrutura. Veja mais detalhes sobre esta operação na seção Montando a estrutura de requisitos.
|
|