Montar diagrama |
Para montar um diagrama de Ishikawa orientado por tipo de causa, do diagrama Ishikawa orientado por causa, acione o botão da barra de ferramentas da tela do diagrama. Se estiver sendo incluído um diagrama de 5 Porquês, acione o botão .
Na tela que será aberta, selecione no respectivo campo, o efeito, ou seja, o problema que será analisado.
Esta imagem é referente a um efeito em um diagrama de Ishikawa orientado por tipo de causa. No entanto, a tela apresentada nos diagramas de "Ishikawa orientado por causa" e "5 Porquês" é similar.
Salve o registro. Neste momento, a seguinte aba será habilitada:
Após identificar todas as causas do efeito, salve o registro. As causas associadas à ferramenta de análise serão mostradas na lista de registros "Causa", da tela de dados da análise de causa, enquanto que as ações propostas, serão mostradas na lista de registro "Ação" da tela de dados do planejamento das ações do plano de ação.
Ao montar um diagrama de Ishikawa, o sistema permite registrar diversos níveis para as causas que estão sendo identificadas, ou seja, detalhar as causas de outra causa. Enquanto a equipe realizar este processo, é necessário, fazer repetidamente, a pergunta: "Quais as causas que, provavelmente, provocaram este efeito?". Para incluir uma nova ramificação (nível), primeiramente selecione uma das causas do diagrama de Ishikawa, representadas pelos retângulos verde-claro. Na tela de dados que será aberta o campo Efeito virá preenchido automaticamente com o nome da causa selecionada. Na aba Causa, associe as causas do efeito em questão. Feito isso, salve o registro. Na tela principal, selecione novamente a causa na qual a ramificação foi criada e acione o botão para ir para um nível abaixo. Será apresentado o diagrama de Ishikawa com as causas associadas no momento da criação da ramificação. Para voltar ao nível anterior, basta acionar o botão . |