Show/Hide Toolbars

Release Notes

Painel para configuração de propriedades e estilos visuais

A partir desta versão nas visões do SoftExpert Analytics é possível configurar várias propriedades e estilos visuais, como cores, rótulos, eixos, entre outras. O objetivo desta melhoria é permitir que as visões possam ficar de acordo com a preferência visual de cada cliente, possibilitando que as cores, contrastes e demais propriedades sejam utilizadas de forma estratégica e contribuam para o entendimento do gráfico.

 

A configuração dessas propriedades pode ser realizada durante a criação ou a edição das visões, através de um painel lateral, disponível dentro do OLAP.

1 / 2
2 / 2

 

Por padrão esse painel não vem ativado, para ativar basta acessar o menu Analytics arrowrgray Configuração arrowrgrayy Parâmetros gerais (AN007) e marcar a opção Editor de visões arrowrgray Ativar painel para configuração de propriedades e estilos visuais. A partir do próximo login o painel já estará disponível para uso.

 

 

Confira a lista das principais melhorias disponíveis

 

Atalho para as novas opções

Para facilitar o acesso ao painel e às novas configurações, agora sobre as medições, foi adicionado o atalho Mais opções. Quando acionado expande o painel e exibe a série selecionada para que o usuário possa fazer as modificações desejadas, como modificar a cor, rótulo, formatação, etc.

 

analytics_214-02

 

Modificação geral ou por série

Quando o gráfico tiver mais de uma série, através do seletor Séries é possível determinar se as modificações serão aplicadas para todas as séries ou para uma série específica. Para modificar várias séries ao mesmo tempo basta selecionar a opção Aplicar a todas as séries. Para modificar apenas uma série basta selecionar a série desejada e realizar as modificações.

 

analytics_214-03_zoom66

 

Cor das séries

Agora é possível definir uma cor específica para cada série. Para isso basta selecionar a série e definir a cor desejada, seja através da seleção da cor ou colocando o seu respectivo código Hex ou RGB.

 

analytics_214-04_zoom75

 

 

Rótulo de dados

Visando atender as necessidades específicas de cada cliente sobre os rótulos de dados, que algumas vezes variam inclusive de gráfico para gráfico, agora é possível personalizar a orientação, tamanho de fonte, cor, entre outros.

 

analytics_214-05_zoom75

 

Formatação da escala do eixo

Por padrão a formatação do eixo continua sendo a mesma formatação da primeira série atribuída ao eixo, tanto que ao modificar a formatação da série o eixo é automaticamente atualizado. A partir desta versão é possível configurar uma formatação personalizada para o eixo, o que é útil, por exemplo, para deixar o eixo na escala dos milhões e com zero casas decimais e a série na escala absoluta e com duas casas decimais.

 

analytics_214-07_zoom80

 

Intervalo da escala do eixo

Até então os marcadores dos eixos eram definidos de forma automática pelo sistema. Agora nas configurações dos eixos é possível configurar o intervalo que os marcadores devem ser criados no eixo, por exemplo, ao definir o intervalo como 100, a primeira linha será nos 100, a segunda nos 200 e assim sucessivamente.

 

analytics_214-06_zoom75

 

As visões do tipo Tabela, Tabela dinâmica, Pareto, Radar, Medidor e Número por enquanto não suportam personalização e o painel fica contraído e desabilitado. Em uma versão futura esses tipos também terão suas próprias personalizações.

 

Versões anteriores

Consulte também as melhorias realizadas neste componente em versões anteriores: