As funções EXECUTESQL, ABRIRZOOMSQL e UPDATEGRIDZOOMSQL foram depreciadas em fevereiro de 2020.
Em dezembro de 2022, na versão 2.2.0, elas irão parar de funcionar. Não será possível incluir ou editar fórmulas que contenham essas funções.
As instâncias em andamento não serão afetadas.
Esta alteração é necessária para evitar que os usuários utilizem comandos SQL diretamente no texto da fórmula, melhorando a segurança do sistema.
Novas funções foram criadas para substituir as obsoletas e estão disponíveis desde a versão 2.1.3.
A partir desta versão, é possível importar um formulário responsivo de uma base do SoftExpert Suite para outra.
Por exemplo: Exportar em ambiente de homologação e aplicar em produção.
Nesta primeira versão, a configuração de web service não é importada. E para conjunto de dados é verificado se este já existe na base para fazer a correlação.
Essas duas restrições serão atendidas em versões futuras. Para realizar a importação basta acessar o editor do formulário responsivo e clicar em "Importar".
A partir desta versão, é possível criar análises (SoftExpert Analytics) com registros do formulário e incluir um link para abrir os dados do registro.
Foram criadas três APIs baseadas em URL para consumo: a primeira é para inclusão de novos registros; a segunda permite criar um link para editar um registro ja existente.; e a terceira tem o objetivo de abrir os dados, mas somente para visualização do registro.
Cabe ressaltar que deve-se ter acesso aos menus do SoftExpert Formulário, bem como ter permissão de acesso aos registros.
Agora, nas grids do formulário antigo, são apresentadas as casas decimais de acordo com a configuração de precisão informada no subformulário.
Cabe ressaltar que essa melhoria aplica-se apenas para grids exibidas dentro do formulário.
A partir desta versão, foi adicionada a configuração da precisão do campo decimal diretamente no campo da tabela.
Essa configuração é utilizada somente pelo formulário responsivo para exibir quantidade de casas decimais nos campos e grid do subformulário.
Agora, pode-se configurar um campo da tabela para bloquear a inclusão de registros duplicados com exceção de valores nulos.
Até então, o bloqueio era feito para qualquer registro.
Esta melhoria tem o objetivo de atender importações de vários registros para uma grid/tabela do formulário que contém valores nulos, mas, precisa-se bloquear a duplicidade ao editar cada registro individualmente.
A partir desta versão, foi disponibilizado o uso do formulário responsivo na categoria do documento.
Até então, era possível utilizar somente o formulário antigo (não responsivo).
Essa melhoria permite criar documentos utilizando um formulário com layout mais agradável, possibilitando melhor usabilidade.
Versões anteriores
Consulte também as melhorias realizadas neste componente em versões anteriores: