Visando facilitar a gestão das atividades, foi criado um menu no sistema para apresentar as atividades em forma de lista. O menu de Backlog, possibilita ao usuário ter acesso a todas as atividades do seu Workspace, permitindo a gestão de prazo, responsável, cópias, priorização, criação e edição de atividades independente da sua situação/etapa.
O menu de backlog é útil para os clientes que não querem que uma nova atividade apareça diretamente em execução, permitindo ao usuário fazer uma gestão completa dela antes que esta seja visualizada no board do Kanban. Para essa funcionalidade, basta que a etapa inicial de criação de uma atividade não esteja mapeada como uma coluna no Kanban, desta forma, ela será listada apenas no backlog até que sua etapa seja modificada para uma já mapeada.
A partir dessa versão, o sistema passa a permitir uma nova forma de trabalhar com as atividades no board do Kanban. Ao definir um workspace, o usuário poderá escolher com qual metodologia ele irá trabalhar, Kanban ou Scrum. Ao selecionar o Scrum, além do backlog, que também está disponível para o Kanban, o usuário poderá trabalhar com o conceito de Sprints.
A Sprint representa um time box e com ela torna-se possível criar um grupo de atividades para serem entregues dentro de um determinado período. Nesse caso, o usuário poderá organizar e agrupar suas atividades em diversas sprints, realizar o planejamento do que deverá ser feito em cada atividade e então iniciar a execução de uma Sprint conforme o período desejado. Com essa configuração, o board de execução do Kanban irá apresentar apenas as atividades que fazem parte de uma Sprint ativa, garantindo que os usuários executem apenas as atividades daquele período, sem gerar conflito com as atividades que ainda serão planejadas ou que devem ser executadas posteriormente.
Visando ampliar o processo de análise das atividades, para essa versão foram disponibilizados widgets para os usuários que optarem por trabalhar com o conceito de sprint/Scrum. Os gráficos utilizam a estrutura do Analytics o que permite grande flexibilidade para modificar as informações de acordo com a necessidade do cliente, como aplicação de filtros ou adequações nos gráficos.
A seguir estão descritos cada widget disponibilizado.
O gráfico de burndown permite ao usuário analisar como está o fluxo de entrega de uma sprint ativa. Ele apresenta o total de esforço estimado no início da sprint em comparação com a quantidade de atividades entregues. Com essa análise, o usuário consegue entender se a velocidade de entrega das atividades planejadas está condizente com o tempo que falta para o fim da sprint, permitindo compreender se o cronograma será cumprido e facilitando a análise da necessidade de possíveis alterações de planejamento ou de processo.
O gráfico de velocidade permite acompanhar a quantidade de trabalho concluído entre as sprints. Essa análise ajuda a determinar a velocidade da equipe de um workspace e a estimar o trabalho que time pode realizar realisticamente em sprints futuros.
O relatório da sprint apresenta através de tabela as informações relacionadas com as sprints cadastradas no sistema. Essa análise permite estratificar as informações de uma sprint para que se possa compreender a evolução das atividades da sprint bem como verificar as alterações do que foi planejado.
Com o objetivo de melhorar o controle de recursos em cada atividade, foi disponibilizada a funcionalidade de apontamento de horas. Esse recurso permite ao usuário realizar o apontamento de horas no Kanban, para que seja possível estratificar e analisar as informações do tempo gasto da equipe com as atividades. Esse requisito está integrado com o componente SoftExpert Controle de Atividade, permitindo que o apontamento das horas seja realizado tanto via atividade do Kanban quanto diretamente pelo timesheet desse componente.
* Para essa funcionalidade é necessário licenciamento válido do componente SoftExpert Controle de Atividade. |
Consulte também as melhorias realizadas neste componente em versões anteriores: