Para editar os dados de um mapeamento, selecione-o na lista de registros da tela principal e acione o botão da barra de ferramentas. Neste momento, será aberta a tela de dados.
A forma de editar o registro varia de acordo com o método de revisão, configurado no tipo de requisito, e com a situação. No painel da parte superior, na seção Registro, os seguintes botões estarão disponíveis:
▪Revisão simplificada Situação vigente: Será apresentado o botão Habilitar edição. Acione este botão para criar uma nova edição para o registro. Desta forma, será possível fazer alterações sem afetar a versão vigente. Em seguida, clique em "OK" para confirmar esta operação.
Situação em revisão: Serão apresentados os botões Liberar versão e Descartar alterações. Desta forma, será possível executar a revisão em questão, ou descartá-la, para que uma nova possa ser iniciada.
▪Revisão pelo modelo ISO9000 Situação vigente: Será apresentado o botão Incluir nova revisão. Acione este botão para incluir uma nova revisão e assim habilitar a edição. Após a confirmação da criação, a tarefa Revisão de mapeamento de requisito será gerada para os responsáveis.
Feito isso, estarão disponíveis também as demais seções:
Dados gerais
Os campos desta seção serão apresentados preenchidos, conforme informado no momento da inclusão do mapeamento e poderão ser editados. Veja a descrição detalhada dos campos disponíveis para edição na seção Cadastrar mapeamento de requisitos.
Atributo
Nesta seção estão listados todos os atributos que foram associados ao tipo do requisito, por meio do menu Configuração Tipo de requisito. Sendo assim, aqueles que forem requeridos devem ter, obrigatoriamente, seus valores preenchidos. Para isso, basta informá-los na própria lista de atributos. Lembre-se que a forma de associação do valor varia conforme as configurações estabelecidas no momento do cadastro do atributo.
|
Esta seção somente será apresentada caso o tipo de requisito em questão possua controle de revisão por Workflow ou ISO9000. Sendo assim, caso seja necessário complementar as informações da revisão, é possível acessar e editar os seus dados. Veja mais detalhes sobre esta operação e seus respectivos campos na seção Revisar mapeamentos e requisitos.
|
Nesta seção é configurada a lista de segurança do mapeamento de requisito em questão. Para isso, na parte superior desta seção, selecione uma das seguintes opções: Público (qualquer usuário do SE Requisito terá permissão de acesso) ou Restrito (somente determinados usuários do SE Requisito terão permissão de acesso). Ao selecionar a opção "Restrito", os botões da barra de ferramentas lateral ficarão habilitados. Acione o botão e preencha os seguintes campos, da tela que será aberta:
1.
|
No campo Tipo de acesso, selecione uma das seguintes opções para definir o tipo de acesso que comporá a lista de segurança:
▪Equipe: Será composto pelos membros de uma equipe já registrada no SE Requisito. ▪Área: Será composto por usuários de determinada área da organização. ▪Área/Função: Será composto por usuários de determinada área da organização que exercem uma função específica. ▪Função: Será composto por usuários que exercem determinada função na organização. ▪Usuário: Será composto por um usuário específico. ▪Todos: Será composto por todos os usuários que têm acesso ao SE Requisito. |
2.
|
No campo Controles, é possível selecionar as ações que podem, ou não, ser realizadas na estrutura do mapeamento de requisito. Para isso, marque os controles que serão atribuídos ao tipo de acesso selecionado anteriormente:
▪Incluir: Incluir áreas ou controles no mapeamento de requisito. ▪Editar: Editar os registros associados ao mapeamento de requisito (áreas e/ou controles). ▪Excluir: Excluir os registros associados ao mapeamento de requisito (áreas e/ou controles). ▪Visualizar: Visualizar a estrutura do mapeamento de requisito. |
3.
|
Selecione, no campo Permissão, se os controles marcados anteriormente serão permitidos ou negados para o tipo de acesso.
|
4.
|
De acordo com o tipo de acesso selecionado, os Filtros ficarão habilitados para preenchimento. Utilize-os para facilitar na busca dos usuários que comporão a lista de segurança.
|
5.
|
Após informar os campos acima, acione o botão da barra de ferramentas da tela de seleção. De acordo com o tipo de acesso selecionado e dos valores informados nos filtros, o resultado será apresentado na lista de registros, localizada na parte inferior da tela. Selecione aqueles que comporão a lista de segurança e salve o registro. Utilize as teclas SHIFT ou CTRL do teclado ou o check ao lado de cada item para selecionar mais de um registro por vez.
|
Validade
Nesta seção serão apresentados os dados configurados para a revalidação do mapeamento, definido no tipo do registro. Esta seção somente será apresentada se no tipo do requisito do mapeamento haja uma configuração de validade associada.
|
Acione esta opção para abrir a tela de estrutura do requisito que está sendo mapeado, de acordo com o modelo de revisão configurado no tipo de requisito. Veja mais detalhes sobre esta operação na seção Mapeando requisitos.
|
Enquanto o mapeamento de requisito cadastrado estiver com revisão em "Elaboração", será possível realizar o mapeamento da estrutura do requisito.
|
Após editar os dados necessários, salve o registro.
Veja, na seção Finalizar mapeamento, o procedimento para encerrar a etapa edição do mapeamento de requisito.
|