Show/Hide Toolbars

Release Notes

Acesso ao Portal do usuário externo

A partir desta versão, as visões do SE Analytics podem ser adicionadas ao portal do usuário externo. Este portal é mais conciso e focado em atender aos usuários externos da corporação, como parceiros de negócio, fornecedores, agentes reguladores, dentre outros.

Para que as visões possam ser adicionadas a este portal, é necessário editar a análise, através do menu Analytics arrowrgray Cadastro arrowrgray Cadastro (AN003) e marcar a opção a Permitir visualização por todos os usuários externos. Somente as visões de análises com esta opção marcada é que estarão disponíveis para serem adicionadas ao portal do usuário externo.

 

Controles para preservar o desempenho do SoftExpert Suite

Nesta versão, algumas mudanças e controles foram introduzidos no SoftExpert Analytics visando reduzir o risco de sobrecarga dos servidores e o comprometimento de outras partes do sistema. Destaque para:

 

A quantidade de queries simultâneas que estão em execução através do SoftExpert Analytics deixou de ser ilimitada e passou para 15 queries simultâneas. Se necessário, através do menu Analytics arrowrgray Configuração arrowrgray Parâmetros gerais (AN007), na seção Desempenho, é possível configurar o número máximo de queries simultâneas.

Foi criada também uma lista de espera, do mesmo tamanho do número de queries simultâneas, para que algumas requisições fiquem aguardando que seja liberada uma vaga para iniciar a execução. Se por acaso essa lista ficar cheia e chegarem novas requisições, o sistema retorna uma mensagem para aguardar alguns instantes e tentar novamente.

 

Antes de salvar uma visão, através das consultas dos componentes do SoftExpert Suite, o SoftExpert Analytics passou a avisar o usuário sempre que identificar algum problema de desempenho, indicando a necessidade de filtrar os dados.

Os usuários que receberem o aviso de filtro, deverão voltar na consulta do componente e aplicar filtros, para que a quantidade de registros não ultrapasse os 250 mil e o tempo total de processamento desses registros não ultrapasse os 15 segundos. Só após o uso dos filtros é recomendado analisar e salvar a visão, para que desta forma, o uso desta visão não fique comprometido, principalmente quando publicada em um portal com grande número de acessos.

 

A geração de relatórios deixou de ser paralela e, por padrão, será executada em fila. Se necessário, através do menu Analytics arrowrgray Configuração arrowrgray Parâmetros gerais (AN007), é possível modificar este comportamento.

 

Filtro por medições na barra do portal

Atendendo a várias demandas, agora, na barra de filtros do portal é possível filtrar os dados através das medições, possibilitando, por exemplo, filtrar o número de um contrato, duração das atividades, quantidade de defeitos, entre outros.

 

Note que quando o campo for decimal ou o campo estiver com unidade de exibição, o dado que está sendo apresentado na visão pode estar formatado e, nesses casos, ao filtrar, é importante informar o "Valor" do dado armazenado, e não do dado que está sendo exibido.

 

Ativado painel para configuração de propriedades e estilos visuais

Nesta versão, o painel para configuração de propriedades e estilos visuais tornou-se habilitado por padrão no OLAP. E passou a ficar disponível para todos os tipos de visões.

 

1 / 2
2 / 2

 

Além das melhorias já publicadas no release notes da versão anterior, a 2.1.5 conta com novas melhorias, como: personalização de título e subtítulo e a opção para reservar espaço para pontos nulos ou ausentes.

 

Melhoria na ordenação dos gráficos empilhados

Atendendo a várias demandas, agora a ordenação dos gráficos empilhados passou a considerar a soma das séries, ao invés de uma única série como ocorria nas versões anteriores, tornando então, a apresentação e leitura desse tipo de gráfico mais fácil e consistente.

 

Versões anteriores

Consulte também as melhorias realizadas neste componente em versões anteriores: